Ao nos ensinar a orar, o Pai descortinava os segredos de se trilhar o caminho estreito desta terra andando no sobrenatural.
O "Pai Nosso" nos revela alguns segredos.
O primeiro segredo que o "Pai nosso" revela, para trilharmos este caminho sobrenaturalmente, é
1) A paternidade de Deus
Mateus 6:9 diz assim: "Vocês, orem assim: “Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome."
Ter um Pai faz toda diferença!
Antes de dizer, "orem assim", o Mestre ensinou que oração é relacionamento. É ter um Pai que ama, que corrige, que cuida e que é Amigo também.
Em Mateus 6: 5, Jesus fala do que pessoas hipócritas, que não aceitam a paternidade de Deus, gostam:
"Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros."
Eles gostam da independência, da orfandade, de viver uma vida sem a bênção do Pai.
Mas os filhos, que tem o amor do Pai do céu, não são assim. Eles não se importam com as aparências, eles querem agradar o coração do Pai, Eles tem saudade do Pai e amam a companhia do Pai.
Deus sabe todas as coisas! Ele sabe do que eu gosto e sabe do que você gosta.
Você já se perguntou do que gosta? Já parou pra pensar nisso? Com quem passa seu tempo? Ou o que passa fazendo a maior parte do tempo?
A resposta que der, dirá quem você escolheu ser: órfão ou filho de Deus.
Meu Deus! Que coisa mais terrível para os homens será descobrir, no fim, que passaram a vida inteira "orando" a sós, "sentigo" (antônimo de contigo), falando consigo mesmos e a respeito de si mesmos. Preocupados com suas próprias coisas e longe do amor.
Porque não entenderam que o Senhor falava de paternidade e relacionamento, de nos conhecermos um ao outro, não conheceram o segredo que só quem é filho descobre.
No fim, saberão que passaram a vida toda longe de um Deus que os queria perto.
Quando entendemos que temos um Pai, não andamos ansiosos por coisa alguma, pois sabemos que, se pedirmos qualquer coisa em seu nome, Ele nos ouve. O nosso Pai é o Deus todo poderoso!
O segundo segredo para trilharmos este caminho sobrenaturalmente é
2) Nos relacionarmos com o Pai, por amor, e não por religião ou por costume
10. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
(Mateus, 6)
"Venha o teu Reino" é o mesmo que "venha o Teu governo, o Teu jeito", é algo que acontece lá dentro, onde ninguém pode ver, é o primeiro milagre que o Pai opera. É em silêncio e sem platéia, mas pode ser visto por todos, pois o egoísta torna-se altruísta e o ladrão, antes tão hostil, torna-se um homem gentil e generoso.
É quando o filho, espontaneamente, entrega sua vida aos cuidados do Pai.
Quão triste é para os homens recusar o amor de Deus! Fomos planejados para encontrarmos sentido Nele, nossa vida só tem vida Nele. Sem Deus, o vazio que já existia, vai tornando-se maior ainda.
"Nele vivemos, nos movemos e existimos." (Atos 17:28)
Nele concentra-se tudo que necessitamos, tudo!
Longe de Deus nos importamos com coisas fúteis e passageiras como aparência e reputação, que nos afastam do eterno, da essência. A preocupação com o exterior ocupa tanto o nosso tempo que abrimos mão do "nosso templo" e daquele lugar de relacionamento - onde habita o Salvador, o Ajudador e Senhor. E, se abrimos mão Dele, perdemos todo o resto e vivemos para os homens, não para o Deus do secreto.
Não escolha ser órfão. A orfandade nos conduz a hipocrisia e nos distancia do Pai.
Quando andamos de mãos dadas com o Pai, Ele, de modo perfeito, muda o que há dentro de nós de tal forma que o nosso exterior também é transformado.
Até um ponto em que não temos mais necessidade da aprovação dos homens para sermos felizes, nem de fazermos as coisas apenas para sermos visto.
Quem tem suas necessidades supridas pelo Pai não sente necessidade de fazer coisas pra chamar atenção dos homens, ao contrário, sua satisfação está no Senhor, no quarto secreto Ele recebe tudo que precisa para sentir-se aceito e amado, é lá que sua identidade de filho é afirmada.
5. “E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa.
6. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.
(Mateus 6)
Não haveria como ser mais claro: não era para ser um monólogo, porque Ele estaria bem perto. Era para ser um diálogo, um momento singular, um encontro de amor, do Deus todo poderoso com o coração do homem, num doce e sublime momento.
7. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.
8. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.
(Mateus, 6)
Ele queria dizer: "Ao orar, dê atenção para mim! Fale comigo. Pergunte-me o que quiser. E me faça saber o que está ocupando os teus pensamentos."
"Se você ficar sempre repetindo a mesma coisa, só irá mostrar uma coisa: que você não percebeu a minha presença. E Eu gosto tanto de conversar com você. Eu tenho tanto a fazer por você!"
O Pai sabe...
Ele sabe do que preciso antes mesmo que eu fale. Mas quer ter comunhão comigo mesmo assim. Pois como posso eu conhecê-Lo sem ficar perto ou ouví-Lo? Como pode a criatura se render ao Criador se não para pra sentir o que pulsa em Seu interior?
1 Coríntios 2:16 diz:
“quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?” Nós, porém, temos a mente de Cristo".
Só conhece a mente do Senhor e aquilo que Ele ama, quem tem um relacionamento íntimo com Ele. Ter a mente de Cristo é para aqueles que tem "... a comunhão do Espírito Santo".
(2 Coríntios 13:14)
Para os que são espirituais e buscam conhecer a mente do Senhor. Não como se estivesse lendo um livro, mas como um filho que conhece o pai porque o ama e o ama porque o conhece.
Conclusão:
O Pai revelou seu segredo... Ele quis, no Pai Nosso, propor uma aliança, um lindo relacionamento de amor. Que é possível através do diálogo. É possível vivermos na terra as bênçãos do céu.
Eu e você podemos viver na terra como é no céu, se simplesmente O amarmos e O desejarmos e O ansiarmos mais que tudo.
Ele precisa ser, em nossas vidas, o Alfa e o Ômega, o início e o fim, a chave e a porta.
Pois Dele é o Reino, o poder e a glória para sempre, então, Ele sabe, melhor do que nós, o que precisamos para sermos na terra (em parte) o que seremos no céu.
Oh, meu Doce, Manso e Humilde Salvador!
Meu maior prazer, naquele grande dia, será ouví-Lo dizer como eu ansiava estar Contigo, como eu amava a Tua presença, e que meu coração dizia que a Tua companhia era a melhor que tinha.
Oh, Aquele que sonda os corações! Que flua de mim uma adoração verdadeira, espiritual, um fogo santo e aprovado por Ti.
Que o Senhor ouça o meu coração dizer o quanto é bom estar contigo.
Ah, como é bom!
Aprendi a te ouvir.
Ah, é bem melhor que só pedir!
Só falar não me fez te conhecer, apenas me distraiu.
Chega mais perto Papai...
E o meu coração baterá mais forte, até faltar o ar.
Tua santidade me atrai.
Eu não quero sair daqui!
Encontrei a chave...
Aleluiaaaaaa