segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Não há bálsamo em Gileade? Não há médico? Por que será, então, que não há sinal de cura para a ferida do meu povo?



Em que temos investido nosso tempo e nossos recursos?
A resposta a esta pergunta dirá quem é o nosso dono e senhor.

Aqui em Jeremias capítulo 9, Deus fala coisas duras de se ouvir, mas são palavras que certamente poderiam ter salvado os rebeldes de Israel e que também podem nos salvar de uma eternidade sem Deus.
Que sejamos constrangidos por Ele a obedecer tais conselhos e nos converter dos nossos maus caminhos, enquanto há tempo.

1) Se cansam demais para se converterem

4. “Cuidado com os seus amigos, não confie em seus parentes. Porque cada parente é um enganador, e cada amigo um caluniador.
5. Amigo engana amigo, ninguém fala a verdade. Eles treinaram a língua para mentir; e, sendo perversos, eles se cansam demais para se converterem.
(Jeremias, 9)

Existe uma estratégia maligna muito bem planejada contra nós. O inimigo sabe que se nos ocupar com pessoas e coisas malignas terá uma chance de nos vencer.
A tecnologia é boa, mas também aprisiona. O trabalho é bom, mas pode facilmente roubar o nosso coração. Relacionamentos fazem bem, mas podem tranquilamente contaminar um coração puro.
E se nos cansarmos... perderemos o jogo!

Você não pode abandonar o que é essencial por aquilo que é conveniente e bom apenas.
Temos nos cansado, muitas vezes, porque temos nos ocupado com coisas deste mundo que desviam nossos olhos do Senhor.
Gastamos tanta energia com coisas inúteis que depois nos sobra pouco ou quase nada para o que nos faria viver.

O que tem nos cansado? Acho que já protelamos demais a resposta a esta pergunta. Tá na hora de admitirmos o que realmente queremos. Se é viver para nós mesmos que queremos, sejamos francos em dizer que esta foi a nossa escolha. Por isso estamos cansados demais para assumirmos um relacionamento sério com o Senhor.

2) Se recusam a reconhecer-me, diz o Senhor

3. “A língua deles é como um arco pronto para atirar. É a falsidade, não a verdade, que prevalece nesta terra. Eles vão de um crime a outro; eles não me reconhecem”, declara o Senhor .
6. De opressão em opressão, de engano em engano, eles se recusam a reconhecer-me”, declara o Senhor .
(Jeremias, 9)

Pois é.
Este segundo tópico é consequência do primeiro.
Não temos reconhecido o Senhor em nossos caminhos porque já fizemos uma escolha. E escolhemos mal. Escolhemos este mundo e ele nos cansa demais para darmos tempo para Deus.

E mesmo que um profeta nos dê uma palavra de Deus e uma ordem divina, estamos longe demais do Senhor para reconhecer que esta direção vem Dele. Perdemos o temor. O cansaço nos tirou o respeito. Tratamos as palavras de Deus como qualquer palavra.
Perdemos o discernimento. Já não O reconhecemos mais!

3) Abandonaram a minha lei

7. Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam, sou eu que vou refiná-los e prová-los. Que mais posso eu fazer pelo meu povo?
12. Quem é bastante sábio para compreender isso? Quem foi instruído pelo Senhor, que possa explicá-lo? Por que a terra está arruinada e devastada como um deserto pelo qual ninguém passa?
13. O Senhor disse: “Foi porque abandonaram a minha lei, que estabeleci diante deles; não me obedeceram nem seguiram a minha lei.
14. Em vez disso, seguiram a dureza de seus próprios corações, indo atrás dos baalins, como os seus antepassados lhes ensinaram”.
(Jeremias, 9)

Ah... o meu povo está dormindo e nem percebe o tamanho da sua enfermidade.

12. Quem é bastante sábio para compreender isso? Quem foi instruído pelo Senhor, que possa explicá-lo? Por que a terra está arruinada e devastada como um deserto pelo qual ninguém passa?
(Jeremias, 9)

Este texto deixa claro que aquele que não se relaciona mais com o Senhor se quer compreende o que está acontecendo. Pois não tem um conselheiro. Ele é instruído por uma sabedoria que o cegou tanto, que não pode enxergar sua doença.

Seu coração é um deserto, seco, desesperado por uma água que o sacie. Só que está tão endurecido que não consegue reconhecer que existe uma Fonte de águas vivas.

Se a nossa glória não estiver nisto: em compreender o Senhor e conhecê-Lo (Jeremias 9:24), então, estará nisto: em ir "atrás dos baalins, como os seus antepassados lhes ensinaram”.
(Jeremias 9:14)

E estaremos cansados demais para ouvirmos a voz de Deus dizendo: "Ide por todo o mundo pregar o evangelho a toda a criatura" e  para responder: "Eis-me aqui, envia-me!"

4) Há cura para a nossa ferida?

22. Não há bálsamo em Gileade? Não há médico? Por que será, então, que não há sinal de cura para a ferida do meu povo?
(Jeremias, 8)

Sim. Há bálsamo. Há Médico! Há cura! Há conforto. Há alívio. Há consolo. Há lenitivo. Há alento para a nossa alma ferida!

23. Assim diz o Senhor : “Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,
24. mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor .
(Jeremias, 9)

O verso 23 fala sobre três perigos que corremos. Três tentações que sofreremos, mas que não poderemos cair:

1) O sábio jamais deve se gloriar em sua sabedoria

2) O forte em sua força

3) E o rico em sua riqueza

A Palavra de Deus diz que o orgulho vem antes da queda.

Se gloriar é escolher andar por caminhos de morte.

A sabedoria sem Deus distancia as pessoas. Nos faz superiores demais para descer de nosso pedestal para ouvir um pobre de espírito.

A força sem Deus gera total independência e solidão e abre portas para vários tipos de males, como por exemplo: depressão, síndrome de pânico, pavor noturno, ansiedade, preocupação.

E a riqueza sem Deus nos torna egoísta. Rouba a nossa generosidade e abre portas para outros pecados: lucro desonesto, corrupção, desigualdade social, desamor.

A cura para um coração que perdeu a confiança em Deus e foi preso pelo medo, está nisto:

Em compreender o Senhor e conhecê-Lo!

O escritor Bill Johnson diz que "o medo é a fé no demônio".
Por isso o Senhor diz claramente ao seu povo onde está a cura. A cura vem quando nos relacionamos com o Senhor. Quando O conhecemos, O amamos, até que Ele se torna o nosso Conselheiro (sabedoria), a nossa força e a nossa maior riqueza.
Enquanto isso não acontece, morremos aos poucos. E nossa sabedoria, nossa força e nossa riqueza não podem nos ajudar.

"Assim diz o Senhor : “Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor".
(Jeremias 9:23-24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário