sábado, 5 de setembro de 2015

Uma vida sem amor

"Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço. Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram." (1 João 2: 9-11)

"Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus, tampouco quem não ama seu irmão. Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas. Meus irmãos, não se admirem se o mundo os odeia. Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte. Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo."
(1 João 3: 10-15)

"Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê."
(1 João 4:20)

A bíblia nos mostra claramente, como é a vida de uma pessoa sem amor. Ela chama, sem rodeios, aquele que não ama de assassino, alguém que não conhece a Deus, cego, filho do diabo, “morto- vivo”, mentiroso, enfim.
No entanto, muitas vezes ignoramos a Palavra de Deus e escolhemos NÂO AMAR!

O desafio que o Senhor coloca em nossos corações, é exatamente esse:
Amar o nosso próximo como a Bíblia diz.
Hoje, nós vamos aprender um pouquinho com a primeira carta de Paulo aos Coríntos, capítulo 13.
1 Coríntios 13:1 diz o seguinte:
“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

1) Se eu não tiver amor, deixo de ser gente

Sem amor passamos a SER coisa. Objeto. Tudo menos gente. Nos tornamos insensíveis, egoístas, mesquinhos.
 Aprendemos a usar as pessoas e vice-versa. Não temos compaixão, passamos por cima de qualquer coisa pra conseguir o que queremos.
Por isso o mundo está tão cheio de pessoas divorciadas, crianças orfãs, assassinadas, pais e cônjuges presos por crimes terríveis.
São novelas, desenhos animados, reality’s shows, jornais repletos de um vazio, falta de amor.
Você ouve de um assassinato e se assusta pensando: “como pode?” A biblia diz como pode!
A coragem de cometer tantos atos desumanos vem da ausência desse fruto do Espírito. E sem amor, deixamos de ser pessoa e nos tornamos coisa!
As drogas, bebidas, pornografia, fazem isso com o ser humano. A pessoa estupra, mata, rouba, só pra conseguir satisfação própria. O outro deixa de ser importante e torna-se objeto apenas.
Só o amor nos ensina a SER!!!! E só o amor nos ensina a enxergar as pessoas como elas são...  Gente como nós.
Sem amor, passamos a valorizar só o que as pessoas tem. O que elas podem nos dar, o que tem a nos oferecer.
Não convém ser assim, meus irmãos!
Mas é a presença doce do Espírito Santo que derrama um amor sobrenatural em nossos corações e nos capacita a pôr as necessidades do outro acima das nossas.

2) Se eu não tiver amor, só sei fazer barulho 

1 Coríntios 13:1:
“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine."

Pois o barulho compensa o vazio que há dentro de mim. Quanto mais eu falar, menos olharão para as minhas fraquezas, e para aquilo que eu não tenho.
Alguém que fala muito é alguém que busca constantemente aceitação. Há um vazio de amor em seu tanque e a pessoa busca desesperadamente por alguém que o preencha.
Pessoas barulhentas não tem prazer na sabedoria mas sim em revelar o coração.
Veja bem o que o homem mais sábio que já existiu, fala a respeito desse tipo de pessoa:

"Quando são muitas as palavras o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato." (Provérbios 10:19)

"O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia a língua. Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo." (Provérbios 11:12-13)

"O insensato revela de imediato o seu aborrecimento, mas o homem prudente ignora o insulto." (Provérbios 12:16)

"Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno." (Provérbios 17:27)

"O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos." (Provérbios 18:2)

3) Se eu não tiver amor, torno-me um religioso 

1 Coríntios 13:2 diz:
“Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei”

Aqui nesse texto, o Senhor deseja nos deixar claro que, alguém sem amor, ainda que, aparentemente, faça muitas coisas para Ele e tenha todos os dons, para Deus, não significa nada.
Deus não se importa com aparências. Ele é um Deus dos corações.

"O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração". (1 Samuel 16:7)

Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!
"Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’
Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ " (Mateus 7: 20-23)



Jesus não disse que seríamos conhecidos por nossos dons, mas sim por nossos frutos! 
Como disse nosso amado Pastor, Abe Huber:
Observe uma árvore de natal, por mais enfeitada que ela esteja, se for de plástico, não podemos dizer que ela dará frutos, ainda que a chamemos de árvore. Você pode enfeitar, pendurar nela o que for, ela permanece morta, sem raiz, sem frutos. Não podemos valorizar muito uma árvore só por causa dos presentes que ela tem em si. 
Assim também, os dons não indicam que tipo de árvore se é.
Só podemos julgar a árvore pelo seu fruto. Se as maçãs de uma macieira são boas, então dizemos que aquela macieira é de boa qualidade, e isso se aplica a qualquer árvore.
Naturalmente, a melhor coisa que poderia acontecer a uma árvore é ela ter ambos: as frutas boas e os presentes, ou seja, o Fruto e os dons do Espírito. Mas, se  isto não for possível, pelo menos o fruto deve ser bom. Uma pessoa que não tem dons, pode ser desculpada, mas não há desculpas para a não frutificação. A macieira não pode ser desculpada por não dar frutos, porque a maçã é um produto natural de uma macieira saudável.
Do mesmo modo nós não temos desculpas para a ausência do amor em nossa vida. Se estivermos cheios do Espírito, a coisa mais natural do mundo, para nós, será amar.
Jesus não disse: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes o dom de profecias”. Embora este seja um dom importante, devo dizer que o  mundo só saberá que eu sou discípulo de Cristo se eu mostrar o sinal do amor.
Sansão possuía dons, carisma, mas era um homem carnal. Saul, o primeiro rei de Israel era carismático, ele profetizava. Mas era um homem carnal.
Portanto, se virmos uma pessoa manifestando um dom, mesmo que seja ressuscitar um morto, não tenhamos muita pressa em seguí-la. Primeiro, aproxime-se da sua árvore. Não observe o que ela faz e sim o que produz. Olhe debaixo das folhas, procure pelos frutos. Nestes dias de amor esfriando, o povo de Deus precisa de sabedoria.
Será que cada um de nós esta mesmo ciente da importância do amor? Somente se compreendermos isso é que estaremos abertos para o Espírito. O amor é tudo, é a vida da igreja, o sangue, a respiração, o coração do Reino. As outras coisas tem o seu valor, mas o amor é que é a Vida!

 4) Se eu não tiver amor, farei aquilo que não tem valor algum para Deus 

1 Coríntios 13:3 diz:
“Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá"

Qual é o teu preço? Qual o teu valor? Quanto vale o teu perdão?  Você impõe um alto preço para as pessoas pagarem?
Como as crianças, não sabemos dar o valor certo as coisas certas. Qualquer hora que oferecermos a uma criança uma nota de cem reais ou um chocolate para ela escolher, ela preferirá um chocolate. Nós agimos da mesma forma com relação as coisas materiais. Sempre preferimos casa, carro, dinheiro, as bênçãos espirituais. Isto porque nosso conceito de valores não é amadurecido. Não passamos de crianças egoístas. Valorizamos as pessoas, se elas fazem o que esperamos delas...  Gostamos de nosso chefe, enquanto ele não exige que façamos o que não queremos ou o que não achamos justo. Gostamos das pessoas se falam  o que queremos ouvir e nos dão o que queremos receber. Somos ou não somos iguais as crianças?

"Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará,..." (Mateus 24:12)

"Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.
Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.
Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério." (2 Timóteo 4:3-5)

 Sem amor, passamos a buscar pastores que massageiam nosso ego, que falem só o que queremos ouvir... E se ele não fizer assim, fazemos bico, viramos a cara. Ainda que ele esteja fazendo a vontade de Deus. Afinal, ele  não está fazendo a minha vontade, e não é possível que a minha vontade não seja a  de Deus.


É hora de reflexão, de avaliar o tipo de amor que temos vivido. Se realmente damos frutos bons.

"Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.


Mas o fruto do Espírito é AMOR, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei." (Gálatas 5: 19-23)


Obrigado Senhor por nos dar hoje, mais uma chance de nos arrependermos.

Que os frutos que nascem de mim, sejam Teus frutos. E que eu ame, não apenas com palavras, mas com tudo o que sou. Que eu seja instrumento Teu, para levar esse amor por onde for.
Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário