terça-feira, 29 de setembro de 2015

Caminhos que nos levam ao sobrenatural

Temos que passar por alguns caminhos para alcançar o sobrenatural de Deus.
Deus quer que conheçamos estes caminhos para não sermos tentados a desistir antes de vivermos o nosso milagre.

Primeiro caminho:
É o caminho sombrio, que nos mostra o pior quadro, onde vemos "o vale da sombra da morte".

Hagar conheceu este caminho desesperador:

Gênesis 21:

14. Na manhã seguinte, Abraão pegou alguns pães e uma vasilha de couro cheia d’água, entregou-os a Hagar e, tendo-os colocado nos ombros dela, despediu-a com o menino. Ela se pôs a caminho e ficou vagando pelo deserto de Berseba.
15. Quando acabou a água da vasilha, ela deixou o menino debaixo de um arbusto
16. e foi sentar-se perto dali, à distância de um tiro de flecha, porque pensou: “Não posso ver o menino morrer”. Sentada ali perto, começou a chorar.
17. Deus ouviu o choro do menino, e o anjo de Deus, do céu, chamou Hagar e lhe disse: “O que a aflige, Hagar? Não tenha medo; Deus ouviu o menino chorar, lá onde você o deixou.
18. Levante o menino e tome-o pela mão, porque dele farei um grande povo”.
19. Então Deus lhe abriu os olhos, e ela viu uma fonte. Foi até lá, encheu de água a vasilha e deu de beber ao menino.

Alguém já trilhou um caminho assim? Um caminho que parece de morte?
Quando passamos por este caminho, sentimo-nos sem chão, sem apoio, sem perspectivas para o futuro, em total desespero,  parece que tudo acabou. A situação fica tão crítica que parece que vamos perecer. Aí entendemos o que os discípulos passaram em Marcos 4:38:

"Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: “Mestre, não te importas que morramos?”

O mais incrível da história, é que Deus sempre tem o controle em Suas santas mãos. Pode ser o que for, algo terrível, humanamente impossível, Ele tem uma saída, a melhor e mais perfeita saída!

Mesmo que passemos por este vale sombrio, Deus continua nos guiando, não deixando faltar direção, restaurando o vigor, suprindo nossas necessidades, protegendo, sempre perto:

"...Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
(Salmos, 23: 3-4)

Esse caminho (quadro) faz parte do plano de Deus. Ele permite isso para sermos habilitados a viver o sobrenatural. A provação produz várias virtudes em nós e nos faz viver milagres impossíveis.
Este é o pior caminho para se trilhar, mas é nesse caminho que aprendemos a enxergar com olhos espirituais, aprendemos a viver (ver) pela fé. A ver provisão no caos. A reconhecer a voz do Bom Pastor e perceber Sua presença, Seu socorro, Sua mão amiga, a ver que "a tua vara e o teu cajado nos protegem"e nos dão direção.

Foi isso que Elias experimentou neste caminho difícil:

3. Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo
4. e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: “Já tive o bastante, Senhor . Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados”.
5. Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: “Levante-se e coma”.
6. Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo.
7. O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: “Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa”.
8. Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até chegar a Horebe, o monte de Deus.
(1 Reis, 19)

É tão escuro, tão vazio, há tantas trevas que parece que acabou aqui. Mas não acabou. Isso é apenas o início do caminhar rumo ao impossível.
Nesse caminho sombrio você precisa fazer duas coisas:
Profetizar e Esperar.

É aqui que aprendemos a profetizar:
"Assim diz o Senhor..."

42. Veio um homem de Baal-Salisa, trazendo ao homem de Deus vinte pães de cevada, feitos dos primeiros grãos da colheita, e também algumas espigas verdes. Então Eliseu ordenou ao seu servo: “Sirva a todos”.
43. O auxiliar de Eliseu perguntou: “Como poderei servir isso a cem homens?” Eliseu, porém, respondeu: “Sirva a todos, pois ASSIM DIZ O SENHOR : ‘Eles comerão, e ainda sobrará’ ”.
44. Então ele serviu a todos e, conforme a palavra do Senhor, eles comeram e ainda sobrou.
(2 Reis, 4)

Diante do caos, da enfermidade, diante do vale de ossos secos e diante do vale da sombra da morte: Profetiza!!!

Profetize como Jó na hora difícil:
"Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra."
(Jó, 19: 25)

E você viverá e colherá como ele:
“Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado."
(Jó, 42: 2)

Profetize o que você crê e irá colher o que quer ver:

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro."
(Jeremias, 29:11)

Diga: "Eu sei que o Senhor tem um bom plano para mim, então essa luta vai passar!"

Deus pode mudar qualquer situação, por mais adversa que seja. Basta crer, orar, mudar a maneira de falar e profetizar. Deus promete curar qualquer maldição:

“Se eu fechar o céu para que não chova ou mandar que os gafanhotos devorem o país ou sobre o meu povo enviar uma praga, se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra."
(2 Crônicas 7: 13-14)

Esse é o clamor do coração de Deus! Pode estar tudo destruído, sem fluir, "SE O MEU POVO..." fizer o que é certo, Eu transformo a sua realidade, Eu abro caminhos no deserto ou no mar, Eu faço o impossível acontecer!

É aqui também, nesse caminho difícil, que aprendemos a esperar!

Como diz a Joyce Meyer:

"Na economia de Deus, ficar parado é agir. É ação espiritual. Geralmente agimos na esfera natural e não fazemos nada na esfera espiritual, mas quando esperamos em Deus e permanecemos na Sua presença, estamos agindo espiritualmente. Você precisa que Deus aja em alguma circuntância? Entre em ação espiritualmente dizendo: "Senhor, vou esperar em Ti até que faças algo com relação a esta situação".

Segundo caminho:
É o caminho que nos leva  as portas fechadas, o caminho da humilhação.

21. Balaão levantou-se pela manhã, pôs a sela sobre a sua jumenta e foi com os líderes de Moabe.
22. Mas acendeu-se a ira de Deus quando ele foi, e o Anjo do Senhor pôs-se no caminho para impedi-lo de prosseguir. Balaão ia montado em sua jumenta, e seus dois servos o acompanhavam.
23. Quando a jumenta viu o Anjo do Senhor parado no caminho, empunhando uma espada, saiu do caminho e foi-se pelo campo. Balaão bateu nela para fazê-la voltar ao caminho.
24. Então o Anjo do Senhor se pôs num caminho estreito entre duas vinhas, com muros dos dois lados.
25. Quando a jumenta viu o Anjo do Senhor, encostou-se no muro, apertando o pé de Balaão contra ele. Por isso ele bateu nela de novo.
26. O Anjo do Senhor foi adiante e se colocou num lugar estreito, onde não havia espaço para desviar-se, nem para a direita nem para a esquerda.
27. Quando a jumenta viu o Anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão. Acendeu-se a ira de Balaão, que bateu nela com uma vara.
28. Então o Senhor abriu a boca da jumenta, e ela disse a Balaão: “Que foi que eu lhe fiz, para você bater em mim três vezes?”
29. Balaão respondeu à jumenta: “Você me fez de tolo! Quem dera eu tivesse uma espada na mão; eu a mataria agora mesmo”.
30. Mas a jumenta disse a Balaão: “Não sou sua jumenta, que você sempre montou até o dia de hoje? Tenho eu o costume de fazer isso com você?” “Não”, disse ele.
31. Então o Senhor abriu os olhos de Balaão, e ele viu o Anjo do Senhor parado no caminho, empunhando a sua espada. Então Balaão inclinou-se e prostrou-se, rosto em terra.
32. E o Anjo do Senhor lhe perguntou: “Por que você bateu três vezes em sua jumenta? Eu vim aqui para impedi-lo de prosseguir porque o seu caminho me desagrada.
33. A jumenta me viu e se afastou de mim por três vezes. Se ela não se afastasse, certamente eu já o teria matado; mas a jumenta eu teria poupado”.
34. Balaão disse ao Anjo do Senhor : “Pequei. Não percebi que estavas parado no caminho para me impedires de prosseguir. Agora, se o que estou fazendo te desagrada, eu voltarei”.
35. Então o Anjo do Senhor disse a Balaão: “Vá com os homens, mas fale apenas o que eu lhe disser”. Assim Balaão foi com os príncipes de Balaque.
(Números, 22)

Neste caminho, o Senhor permite que portas se fechem para que Ele seja a ÚNICA porta para você:

"Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem."
(João 10: 9)

Aqui, aprendemos que Jesus não é um dos caminhos, mas que Ele é o único caminho, a única opção, aqui, nos livramos do engano.
Deus está nos santificando e quando portas se fecham, aprendemos a dar valor para o que é realmente necessário: permanecer aos pés do Senhor, independente de qualquer coisa.

"Quando a jumenta viu o Anjo do Senhor parado no caminho, empunhando uma espada, SAIU DO CAMINHO e foi-se pelo campo. Balaão bateu nela para fazê-la voltar ao caminho."
(Números 22: 23)

O texto diz que Balaão "saiu do caminho".
O Espírito Santo nos tira do caminho porque nos ama, para nos dar livramento e para que continuemos andando rumo ao sobrenatural.

Embora não possamos ver com olhos naturais, este é o momento em que o Senhor envia  anjos que farão tudo o que for preciso para que a Sua vontade aconteça:

"Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos".
(Salmos 91: 11)

“Cuidado para não desprezarem um só destes pequeninos! Pois eu lhes digo que os anjos deles nos céus estão sempre vendo a face de meu Pai celeste."
(Mateus, 18:10)

"Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?"
(Hebreus 1: 14)

O propósito de Deus é a nossa salvação! E Ele faz o que for preciso por nós.
Faz jumenta falar, coloca anjos a nossa frente para nos pararem, move céus e terra!

Terceiro caminho:
Quando os olhos se abrem, quando experimentamos o sobrenatural de Deus no caminho.

15. O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: “Ah, meu senhor! O que faremos?”
16. O profeta respondeu: “Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles”.
17. E Eliseu orou: “Senhor, abre os olhos dele para que veja”. Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu.
18. Quando os arameus desceram na direção de Eliseu, ele orou ao Senhor : “Fere estes homens de cegueira”. Então ele os feriu de cegueira, conforme Eliseu havia pedido.
(2 Reis, 6)

O exército é imenso? Maior do que você é capaz de vencer?
Ore e Deus abrirá seus olhos para ver o grande livramento que Ele dará.

"Quando os arameus desceram na direção de Eliseu, ele orou ao Senhor : “Fere estes homens de cegueira”. Então ele os feriu de cegueira, conforme Eliseu havia pedido."
(2 Reis 6: 18)

O exército está vindo com fúria para matar Eliseu, e o que ele faz?
Ora! Só isso. E Deus dá o livramento.
Quando não sabemos o que fazer, quando não temos meios naturais para agir, Deus envia o sobrenatural!
Talvez hoje você esteja precisando de uma intervenção sobrenatural. Você pode estar precisando que o Senhor envie socorro.
Eu tenho uma palavra pra você!
O teu milagre chegou!
Hoje Deus vai fazer o impossível acontecer.

Quando Moisés chegou diante do mar vermelho, enfrentou uma situação de completo desespero, não sabia o que fazer: À frente o mar, atrás o Faraó e seu exército e o povo reclamando e dizendo que não restava outra saída senão morrer.
Foi aí que Deus disse a Moisés e hoje também nos diz:

"Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje".

Deus não havia abandonado o seu povo. Quem imaginaria que o povo de Israel cruzaria o mar vermelho?
O próprio povo de Israel não imaginava isso, tampouco o Faraó.
Deus tem coisas grandes e ocultas preparadas para nós e com a sabedoria humana é impossível discernir.
E Deus não mudou!
"Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre". (Hebreus 13:8)

1 Coríntios 2:9 diz que  “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”;

Algo grandioso pode acontecer em nossas vidas, só precisamos crer!

Para concluir:

Basta uma impossibilidade humana e um coração cheio de fé para darmos ao Senhor uma ferramenta poderosa que nos fará viver um grande milagre. Deus deseja escrever uma história de milagres para nós. Precisamos crer, apesar de tudo, profetizar e deixar com Ele o impossível:

19. Então Deus lhe abriu os olhos, e ela (Hagar) viu uma fonte. Foi até lá, encheu de água a vasilha e deu de beber ao menino.
(Gênesis, 21)

31. Então o Senhor abriu os olhos de Balaão, e ele viu o Anjo do Senhor parado no caminho, empunhando a sua espada. Então Balaão inclinou-se e prostrou-se, rosto em terra.
(Números, 22)

17. E Eliseu orou: “Senhor, abre os olhos dele para que veja”. Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu.
(2 Reis, 6)

O próximo a viver um grande milagre pode ser você!!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário