terça-feira, 1 de setembro de 2015

Pão quentinho e Água fresca


"Então Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede." (João 6: 35)

Ó meu doce Espírito Santo, há uma fome e uma sede em mim que mais parece um desespero por Ti. Só fico satisfeita quando páro para estar Contigo.

Essa declaração de Jesus  dizendo que é o Pão da Vida, é para nos mostrar que temos uma necessidade, uma fome na alma e no espírito. E não apenas no corpo. A questão é que vamos ter fome, mas onde buscaremos o suprimento? Não podemos passar fome, nem comer qualquer coisa.
Passar fome ou sede pode ser perigoso pra nós, se não comemos o alimento certo e bebemos a água pura.

Corremos sérios riscos quando não paramos para buscar o Senhor, para sermos supridos por Seu amor.

Jesus disse:
"Aquele que vem a Mim nunca terá fome..." (João 6: 35)

Até que ponto o organismo agüenta ficar em jejum? "Em média, podemos dizer que um paciente agüenta ficar sem comer por 60 dias", afirma Adriano Segal. "Teoricamente, uma pessoa de 70 kg tem subsídios energéticos para agüentar um jejum por 90 dias. Mas ninguém chega a esse ponto, porque acontecem outros problemas antes disso", explica o especialista.

A fome te faz tomar decisões, fazer escolhas. Muitas almas famintas tem buscado saciar sua fome em lugares perigosos.

"Houve fome naquela terra, e Abrão desceu ao Egito para ali viver algum tempo, pois a fome era rigorosa.
(Gênesis 12: 10)

Esse verso fala de uma fome física que levou Abrão a se mudar.
E a fome da alma e do espírito
podem nos levar a mudanças que podem ser sérias e graves.

Temos que ter muito cuidado quando fazemos escolhas estando com fome.
A fome nos faz negociar princípios e valores que jamais negociaríamos se estivéssemos bem alimentados.
Esaú negociou seu direito a primogenitura e todas as bençãos que ela traria. Negociou também a alegria de seus pais, quando escolheu casar-se com mulheres hititas:

"Então Rebeca disse a Isaque: “Estou desgostosa da vida, por causa destas mulheres hititas. Se Jacó escolher esposa entre as mulheres desta terra, entre mulheres hititas como estas, perderei a razão de viver”.
(Gênesis 27: 46)

Apetites humanos não se importam com o bem do outro, e sim em fazer  coisas para si mesmo, por isso temos que nos alimentar em Deus. Com Deus, o coração volta-se para o outro.

É preciso cuidar do que você come. Comer besteiras vai tirar a sua fome de um alimento saudável.
Sua alma precisa de Deus. Se satisfazer com coisas humanas só te afastará do Pão da Vida.

O pródigo é um exemplo de alguém que tinha uma fome na alma e que foi tentar suprir seus apetites com coisas que só o deixaram ainda mais faminto.
No caso dele, essa fome  o fez lembrar que na casa do pai havia alimento:

“Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!
Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.
(Lucas 15:17-18)

Ele teve chance de voltar. Mas, infelizmente, alguns vão tão longe em seus apetites que não encontram o caminho de casa (volta).
Se você deixa de comer a comida do céu e se enche das comidas terrenas elas vão te levando a uma fome cada vez maior. E você não percebe quão longe está indo. Você pode até estar na casa do Pai, mas se alimentando de comidas dos porcos.

"Jesus lhes disse: “Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos.
Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa."
(João 6: 53, 56-57)

Não adianta você oferecer um banquete delicioso a quem encheu seu estômago de guloseimas. Pode ser a melhor comida, será desprezada. Espiritualmente também é assim. Não dá pra oferecer vida pra quem está morto. Nem comida quentinha e saborosa pra quem está enfermo. A pessoa vai rejeitar a ambos.
E o contrário também é verdade.
Quem tem a vida, não partilha do que é morte. Quem já provou comida boa, sabe reconhecer um bom prato e já não aceita qualquer coisa. É assim com um coração cheio do Espírito Santo, alimentado por Ele, bem nutrido.
A sua comida agora é uma só: fazer a vontade de Deus. Tudo o que for diferente disso não lhe atrai.

"Enquanto isso, os discípulos insistiam com ele: “Mestre, come alguma coisa”. Disse Jesus: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.
(João 4: 31, 34)

É só essa comida que o fará plenamente feliz e completo.

Você pode não ter nada dessa terra. Você pode ficar sem dinheiro, sem comida para seu corpo, e até sem pessoas e sem saúde. Mas, perda de verdade, é ficar sem Ele, o Pão da Vida. Porque sem Ele, todo o resto perde o sentido, e sua alma fica cheia de vazios que nada poderá suprir.
Mas se você come Dele... todo o mais volta ao seu lugar, um a um, perfeitamente.

A coisa fica grave quando a sua sede passa a ser por outras águas.
Jesus deixa claro em João 6: 35 que quem for comer Dele ficará satisfeito, mas  o beber Dele, é pra um coração que crê. E se você não vai mais à Fonte, é porque deixou de crer.
Primeiro, você pára de comer Dele.
Não morre imediatamente, quem come só de vez em quando. Mas adoece, perde a autoridade, o poder, e o apetite por coisas espirituais.

"Aquele que crê em Mim nunca terá sede..." (João 6: 35)

Agora, o próximo passo, depois de parar de comer da Sua carne, é deixar de beber Dele. Aí, em poucos dias, você morre espiritualmente.
Você fica tão seco que dificilmente algo conseguirá te molhar.
Você até consegue ficar por um tempo sem comer. Agora, sem água é outra história.

"Em um país como o Brasil, em pleno verão, com altas taxas de temperatura e umidade relativa do ar, não dá para resistir mais do que quatro dias sem água. No frio, esse tempo pode chegar a sete dias – dependendo, claro, das condições físicas de cada um."

Nossa alma, com sede, pode facilmente tornar-se reclamona, egoísta e cheia de desejos. Seus olhos só fixam no que pode ver e ter:

"Mas o povo estava sedento e reclamou a Moisés: “Por que você nos tirou do Egito? Foi para matar de sede a nós, aos nossos filhos e aos nossos rebanhos?”
(Êxodo 17: 3)

Alguém saciado sabe esperar, não é preciptado no falar. Confia que a provisão virá.

"Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”. (João 4: 13-14)

Quando se tem sede, o suco mais gostoso não mata sua sede, não dá pra matar a sede com refrigerante, café ou chá.
Assim também é com sua alma e seu espírito: Sem a Água Viva você morre e essa morte é eterna.

Você consegue imaginar uma vida plenamente satisfeita nesse mundo? Tranquila, sem ansiedade, contente em qualquer situação, equilibrada e despreocupada?
Jesus fez esse milagre em mim e Ele pode fazer isso com qualquer um.
Ele mata a sua sede. Ele sacia. E faz de você uma fonte de águas vivas que jorram para a vida eterna.
Ou seja, as suas águas vão abençoar outras fontes. Fontes rotas, sujas. Vão sacudir águas paradas para a glória de Deus Pai.

Beba Dele. Coma Dele.
A fé vem Dele. A certeza de que tudo vai ficar bem, mora Nele. Corra para a Fonte! Seja satisfeito por esse doce Amor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário