Eu realmente decidi deixar o Espírito Santo me encher, me dirigir, cuidar de mim e receber toda a glória, honra e louvor! Te amo Senhor! Contatos: Facebook: Adilson Nise Facebook: Os Dois Tornaram-se Um
segunda-feira, 14 de setembro de 2015
"O Deus eterno é o seu refúgio, e para segurá-lo estão os braços eternos..."
1. Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim.
2. De fato, acalmei e tranqüilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança.
3. Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, desde agora e para sempre!
(Salmos, 131)
Este salmo fala a respeito de alguém que sabe o que é descansar nos Braços Fortes do Senhor.
Quem conhece o Senhor, sabe que pode viver nesse lugar seguro e esperar Dele a provisão. Para aqueles que desejam estar nesse lugar cheio de amor, aqui vão algumas lições que tenho aprendido e que tem me mantido ali:
1) Aprendi que preciso abrir mão daquilo que pode gerar orgulho em meu coração e abrir mão de tudo que possa levar meus olhos a tornarem-se arrogantes.
A Bíblia fala o seguinte a respeito do coração:
23. Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.
(Provérbios, 4)
Eu preciso acalmar e tranquilizar o meu coração e não permitir que o orgulho seja meu alimento.
Nossa alma tem muitos desejos e vontades que nem sempre são a vontade de Deus ou o tempo Dele nos dar.
Temos que aprender a respeitar os tempos e as estações que vivemos. Deus respeita isso.
Ele sabe bem como é a nossa alma e como ela reage. Ele não permitirá, jamais, que você receba algo que não saberá administrar. Ele tem o momento certo pra isso.
E com respeito aos olhos:
22. “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.
23. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!
(Mateus, 6)
O que entra pelos olhos transforma todo o nosso corpo, para o bem - luz, ou para o mal - trevas.
Temos que buscar a santidade no olhar. Tito diz que "Para os puros, todas as coisas são puras; mas para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas."
(Tito 1:15)
E Jó 31:1 diz:
“Fiz acordo com os meus olhos de não olhar com cobiça para as moças."
Nós escolhemos o que por diante dos olhos. Com os olhos semeamos o que colheremos no coração.
Temos que buscar a santidade do nosso corpo, buscar estes "olhos bons", para que todo o nosso corpo seja puro e cheio de luz.
Santidade gera arrependimento, conversão e mudança de valores.
2) Aprendi que temos que permitir que o Senhor transforme a nossa alma. Ela precisa aprender a descansar e a tornar-se como uma criança.
Isaías 30:15 -
"Diz o Soberano, o Senhor, o Santo de Israel: “No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor..."
Talvez o tempo que você está vivendo seja um tempo de arrepender-se. Mudar posturas, hábitos, modo de falar e pensar. Isaías fala de um tempo de arrependimento que será salvação pra nós. Estamos clamando por receber bênçãos que só virão quando nos arrependermos.
Ali fala também de um tempo de descanso. Enquanto não aprendermos a ficar quietos, não saíremos do lugar e não cresceremos um centímetro se quer, não subiremos nem um degrau a mais.
É preciso passar por esse tempo de arrependimento para entrar no descanso de Deus.
Todos temos necessidades, anseios, sonhos:
São pessoas por quem temos agonia, até vermos Cristo formado nelas. São carências, medos, estamos sempre esperando por alguma coisa.
Por isso, o anseio do coração de Deus é levar-nos a um lugar de descanso e paz. Ele realmente deseja nos ensinar a ser pessoas que dormem em Seus braços de amor, não importa o que estejam passando.
Queremos muitas coisas, corremos atrás delas e muitas vezes não recebemos. Por que? Porque algumas coisas só virão para as nossas mãos quando nos convertermos e nos tornarmos como crianças.
"Disse Jesus: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.
(Mateus 18:3)
A partir do momento que nos tornamos como crianças e conhecemos os braços fortes do Pai, aprendemos que não vale a pena nos envolver com o que está fora do nosso alcance e nem ficar preocupado com coisas difíceis, é perda de tempo.
Pelo contrário, no verso 2 do Salmo 131 lemos:
"Acalmei e tranquilizei a minha alma".
Ou seja, eu prestei atenção no meu coração e agora, não permito mais que qualquer coisa entre.
Ainda no verso 2 diz:
"Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança."
Isso quer dizer que você pode ser diferente do que tem sido. Agir diferente. Reagir de outro modo.
Um coração preocupado e orgulhoso pode ser transformado, e passar a ser tranquilo, como uma criança, que não ostenta, mas é humilde e pratica o contentamento.
Deus pode nos ensinar a ser assim.
É no tempo que passamos com Ele que somos tranformados de glória em glória.
3) Aprendi o segredo do contentamento: Ele está em Deus!
Aprendemos o contentamento quando somos gratos e permanecemos contentes em toda e qualquer situação.
Precisamos ser os mesmos quando está tudo bem e quando não está também.
Aprendemos sobre o contentamento com a mulher sunamita em 2 Reis 4:
22. "Ela chamou o marido e disse: “Preciso de um servo e de uma jumenta para ir falar com o homem de Deus. Vou e volto logo”.
23. Ele perguntou: “Mas, por que hoje? Não é lua nova nem sábado!” Ela respondeu: “Não se preocupe”.
24. Ela mandou selar a jumenta e disse ao servo: “Vamos rápido; só pare quando eu mandar”.
25. Assim ela partiu para encontrar-se com o homem de Deus no monte Carmelo. Quando ele a viu à distância, disse a seu servo Geazi: “Olhe! É a sunamita!
26. Corra ao seu encontro e pergunte a ela: ‘Está tudo bem com você? Tudo bem com seu marido? E com seu filho?’ ” Ela respondeu a Geazi: “Está tudo bem”.
27. Ao encontrar o homem de Deus no monte, ela se abraçou aos seus pés. Geazi veio para afastá-la, mas o homem de Deus lhe disse: “Deixe-a em paz! Ela está muito angustiada, mas o Senhor nada me revelou e escondeu de mim a razão de sua angústia”.
(2 Reis, 4)
Ela não maltratou o marido, nem o servo, nem ninguém que encontrou pelo caminho, apesar do sofrimento que enfrentava.
Temos que aprender a tratar bem as pessoas apesar da nossa dor. Aprender também a, sobretudo, guardar o nosso coração e só o expor na hora certa e com a pessoa certa.
O tempo de aprender sobre o contentamento, é também o tempo de aprender a deleitar-se no Senhor.
Ele precisa ser a Pessoa que te supre, a presença que preenche qualquer ausência, o primeiro e o último. O que abre e o que pode fechar portas em sua vida.
Precisamos aprender a confiar no Senhor, a entregar tudo aos cuidados Dele. Ele precisa ser o nosso prazer, e o motivo das nossas ações e reações.
Temos que aprender a deixar os afazeres, ou a companhia das pessoas, ou os entretenimentos para estar a sós com o Senhor.
Paulo foi alguém assim, como o Salmo 131 descreve. Alguém que aprendeu a socegar, a deixar seus planos nas mãos de Deus, a arrepender-se.
E em Filipenses 4, ele conta o seu segredo: "Posso todas as coisas em Deus que me fortalece!!!":
11. "Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.
12. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.
13. Tudo posso naquele que me fortalece.
(Filipenses, 4)
O segredo está em Deus. Ter tempo com Ele. Buscar dia após dia as forças nEle. Porque todos os dias passamos por lutas e enfrentamos desafios.
Mas, se queremos ver mudanças em nós, precisamos passar tempo com o Senhor. Mesmo que para isso tenhamos que abrir mão de algum entretenimento ou de pessoas.
Tudo vai depender se nós realmente queremos.
Aquilo que é nosso propósito de vida, tem a nossa atenção e também o nosso tempo. Conforme lemos em Eclesiastes 3.
10. “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra.”
(Salmos, 46)
Sei que nessas horas de parar e deixar Deus agir, a nossa razão grita alto que precisamos fazer alguma coisa, fica tão difícil aquietar a nossa alma, permanecer em silêncio, confiante e calmo. Sei também que, se não fazemos alguma coisa, somos assaltados pela culpa. Mas o Senhor disse que a nossa salvação, o alívio viria ao fazermos exatamente o oposto.
Assim diz o Senhor: você só vai encontrar alívio, uma saída, uma solução, quando aprender a aquietar-se. O caminho, a resposta e o vigor, só virão quando você confiar que Deus está cuidando de você nesses momentos de luta.
Estes versos confirmam isso:
3. Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.
4. Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá aos desejos do seu coração.
5. Entregue o seu caminho ao Senhor ; confie Nele, e Ele agirá...
7. Descanse no Senhor e aguarde por Ele com paciência...
18. O Senhor cuida da vida dos íntegros...
34. Espere no Senhor e siga a sua vontade. Ele o exaltará...
(Salmos, 37)
33. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
(Mateus, 6)
7. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.
(João, 15)
Não há razão pra você buscar desenfreadamente as coisas. No descanso, você tem tudo o que precisa. No permanecer, sem olhar para os lados, está a resposta que você espera.
Ainda que o vento seja contrário e pareça que vai te derrubar, Ele promete que você vai ser salvo dessa situação. Se tão somente o Senhor for o alvo do teu coração, tudo vai se resolver sem que você precise sofrer ou ficar ansioso.
Concluo com alguns versos de Provérbios capítulo 4:
18. A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia.
20. Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras.
21. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração,
22. pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser.
23. Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.
24. Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade.
25. Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você.
26. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros.
27. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade.
(Provérbios, 4)
Aleluiaaaa
Ó Presença Gloriosa que nos enche e nos dá tudo que precisamos.
Nossa alma está de joelhos diante de Ti, porque alimentaste nosso espírito.
Te amamos tudo Senhor!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário