1. Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
2. Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.
3. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!
4. Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.
5. Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos.
6. Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!
(Salmos, 1)
1) A felicidade do justo
Antes o seu prazer, a sua delícia, a sua maior satisfação, alegria e regozijo está na lei do Senhor. E nessa lei medita de dia e de noite. De dia e de noite. De dia e de noite.
Gente eu não sei você. Mas eu penso em Deus o tempo todo. Eu tô andando na rua eu tô pensando em Jesus. Eu vejo alguém fumando ou bebendo num bar eu penso na eternidade. Eu choro. Eu preciso me controlar quando vejo alguém que anda de muletas, alguém especial. Porque eu quero que eles tenham uma vida abundante nesta terra e que suas limitações físicas se rendam ao poder de Deus.
O meu Pai tem um coração cheio de amor e esse DNA tem passado pra mim.
Sabe, há dias este tem sido o meu clamor:
Zacarias 12:10
10. E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e se lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.
(Zacarías, 12)
Eu tenho clamado: "Derrama sobre mim o espírito de ação de graças e de súplicas!"
O desejo do coração do Pai é que você olhe para Ele com muito amor. Nesse texto Ele diz: "Meu Filho eu quero que você sinta por mim o mesmo que você sente por um filho da qual ama e sofre tanto: Algo grande, forte e profundo.
Quando você receber esse espírito de ação de graças e de súplicas, irá sentir (por Ele) o mesmo que Ele sente por você.
"Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por Ele como quem chora a perda de um filho único, e se lamentarão amargamente por Ele como quem lamenta a perda do filho mais velho."
Você já orou a este ponto de sentir o que Deus sente? Você já chorou o mesmo choro que está no coração de Jesus? Você já sentiu como Ele?
"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus." (Filipenses 2:5)
Sinta a dor Dele. Sinta o que bate no coração Dele. O sacrifício que Ele fez por você te afeta como? Tá na hora da igreja entender que é tudo sobre Jesus, porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Quando você enfrentar lutas pense Nele: "Como Ele será glorificado nisto?" Como posso mostrar Jesus a essa pessoa que me incomoda? É tudo sobre Ele e nada sobre mim.
2) Vento que leva o ímpio
4. Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.
5. Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. (Salmo 1)
Eu chorei muito lá em casa quando li esse texto sabe? Porque Deus me mostrou a vida daqueles que não são guiados pelo Espírito.
O Salmo 1 diz que "são como palha que o vento leva".
E o Espírito, em segundos, me mostrou que esse "vento que leva" são as circunstâncias, os vícios, os relacionamentos vazios e qualquer outra coisa vazia ou sem propósito que aparece para tirar as pessoas do foco, de perto de Deus. Ventos capazes de destruir os sonhos, os planos de paz, o futuro que Deus tinha planejado antes deles nascerem.
Imagine um monte de folhas caídas no chão. Vem qualquer vento e o que lhes acontece? Se espalham. Não têm vida nelas, não podem permanecer.
Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
Esta palavra é para poucos. Para aqueles que são plantados no Espírito.
Quem é nascido de Deus, vai num bar e prega para quem lá está, mas não fica lá.
Isto não é para todos. É para quem já morreu.
Quem ainda vive, quem ainda pertence a este mundo não pode estar num lugar assim. Porque corre o risco de Deus ter de converter e lidar com ele também. Pois qualquer vento pode o espalhar. Não está firme. Não é confiável, mas infiel. Precisa primeiro se deixar ser plantado pelo Senhor.
Deus não pode confiar num coração ímpio. Deus não pode contar com um coração que desvia.
3) Vento do Espírito (justo)
Agora veja como é a vida de alguém guiado pelo Espírito:
Veja comigo a vida de Elias. Pense num homem guiado pelo Espírito Santo.
---------------------------------------------------
3. (Então) Obadias, o responsável (pelo palácio do rei Acabe), homem que temia muito o Senhor. (Disse a Elias:)
(...)
12. Não sei para onde o Espírito do Senhor poderá levar-te quando eu te deixar. Se eu for dizer isso a Acabe e ele não te encontrar, ele me matará. E eu, que sou teu servo, tenho adorado o Senhor desde a minha juventude.
14. E agora me dizes que vá dizer ao meu senhor: ‘Elias está aqui’. Ele vai me matar!”
15. E disse Elias: “Juro pelo nome do Senhor dos Exércitos, a quem eu sirvo, que hoje eu me apresentarei a Acabe”.
(1 Reis, 18)
3. Mas o anjo do Senhor disse ao tesbita Elias: “*Vá* encontrar-se com os mensageiros do rei de Samaria e pergunte a eles: Acaso não há Deus em Israel? Por que vocês vão consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom?
15. O anjo do Senhor disse a Elias: “Acompanhe-o; não tenha medo dele”. *Então Elias se levantou, desceu com ele e foi falar com o rei*.
(2 Reis, 1)
Veja que Elias só obedeceu depois que o anjo disse: “Acompanhe-o!"
2. e no caminho disse-lhe Elias: “Fique aqui, pois *o Senhor me enviou a Betel*”. Eliseu, porém, disse: “Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que não te deixarei ir só”. Então foram a Betel.
4. Então Elias lhe disse: “Fique aqui, Eliseu, pois *o Senhor me enviou a Jericó*”. Ele respondeu: “Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que não te deixarei ir só”. Desceram então a Jericó.
6. Em seguida Elias lhe disse: “Fique aqui, pois *o Senhor me enviou ao rio Jordão*”. Ele respondeu: “Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que não te deixarei ir só!” Então partiram juntos.
(2 Reis, 2)
8. O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas *não pode dizer de onde vem nem para onde vai*. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito”.
(João, 3)
20. Para onde quer que o Espírito fosse, os seres viventes iam, e as rodas os seguiam, porque o mesmo Espírito estava nelas.
21. Quando os seres viventes se moviam, elas também se moviam; quando eles ficavam imóveis, elas também ficavam; e quando os seres viventes se elevavam do chão, as rodas também se elevavam com eles, porque o mesmo Espírito deles estava nelas.
(Ezequiel, 1)
---------------------------------------------------
Quem é guiado pelo Espírito não se move baseado nas coisas deste mundo: sentimentos, dinheiro ou falta dele, pestes e epidemias, dores, angústias.
Nada os move. Só Deus os tira do lugar.
4) Sua decisão
Agora, como eu sei que Deus pode contar comigo?
Para começo de conversa, quanto tempo por dia você medita na lei do Senhor?
Você ora?
*********************************
Há uma pesquisa realizada pelo jornal Leadership, dos Estados Unidos, que diz o seguinte:
57% dos líderes do mundo oram menos de 20 minutos por dia.
34% oram entre 20 e 60 minutos por dia.
9% oram entre 60 e 90 minutos por dia.
Estou falando dos líderes do mundo inteiro.
A média é de 22 minutos por dia.
Li uma outra pesquisa, do Apóstolo Peter Wagner, a maior autoridade em oração, que diz o seguinte: 28% dos pregadores, 1 em cada 4 pastores, oram menos de 10 minutos por dia.
Por fim, uma terceira pesquisa nos mostra que:
A média de oração dos Pastores australianos é de 23 minutos por dia.
A média dos Pastores japoneses é de 44 minutos diários.
E a média dos Pastores coreanos é de 90 minutos por dia.
John Wesley, fundador da igreja Wesleiana, orava duas horas por dia. Olha o resultado de duas horas por dia: a igreja Wesleiana está no mundo inteiro, milhares e milhares de igrejas.
O homem da reforma, Martinho Lutero, orava 3 horas por dia. Por causa da sua oração nós estamos hoje aqui. Todas as igrejas do mundo existem por causa do que Deus fez através do reformista.
*********************************
Você já aprendeu que orar dá muito mais resultados do que murmurar? Você já aprendeu que a oração é que mudará a sua casa, o seu bairro, o Brasil, o mundo?
Se a sua satisfação ainda depende de outra coisa que não seja a oração e a Palavra, seu coração ainda não bate no compasso de Deus.
Queremos a prosperidade, mas não oramos. Temos a bíblia, mas não a lemos. Temos o remédio, mas preferimos tomar veneno e morrer, a sermos curados. Não é mesmo?
A Palavra está à nossa disposição mas escolhemos nos entreter com todas as outras coisas, a nos alimentar de Jesus e permitir que Ele derrame sobre nós o seu bálsamo.
Vivemos como desviados que se gabam de conhecer algo que não vivem.
Para concluir:
2. A minha alma anela, e até desfalece, pelos átrios do Senhor ; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.
(Salmos, 84)
"Meu coração desfalece".
Você sabe o que isso quer dizer? Estou a ponto de morrer se não O encontrar. Sem Deus eu morro!
E você? Morre sem Deus? Quanta falta Ele te faz? Como Ele muda o seu dia? Que lugar Ele está ocupando em seu coração?
Se você não tem um relacionamento com a sua Bíblia, então a sua vida será um desastre em menos de 1 ano.
Charles Finney disse:
"Gaste muitas horas diárias na oração e na Palavra. Se falhares nisto serás um homem como outro qualquer."
Chegou a hora de dar um basta e passar a viver como um justo. A oração e a meditação na palavra farão de você "árvore plantada à beira de águas correntes: você dará fruto no tempo certo, suas folhas não murcharão. Tudo o que fizer prosperará!
Comprometa-se com Ele.
Quando foi a última vez que passamos uma noite toda em oração a Deus, suplicando-lhe que derrame sobre nós um avivamento que abale o mundo. Não temos compaixão pelas almas.
Saturados de luxúria, jogo e bebida, esses indivíduos (adultos no
corpo, mas moralmente retardados) entoam o lamento de Lord Byron:
“Hoje só tenho cinzas onde antes tinha fogo,
a alma que havia em meu corpo está morta.
O que antes eu amava, agora apenas admiro.
Meu coração é tão grisalho quanto meus cabelos”.
Se a igreja tivesse algo de mais vivo, positivo para apresentar a
essas pessoas que de dia estão nos clubes recreativos e de noite nas
boates, talvez elas pudessem ser afastadas desses locais de
O de que precisamos nesta hora é corações fervorosos, olhos que
choram e lábios dispostos a propagar o evangelho. Se tivéssemos um
décimo da espiritualidade que julgamos ter, aos domingos as ruas de
nossas cidades ficariam cheias de filas de crentes marchando para
Sião, com “pano de saco e cinzas”, lamentando a calamidade que fez
com que a igreja se tornasse essa coisa sem beleza, sem ardor e
improdutiva que hoje é. Se chorássemos em nosso aposento de
oração como choram os judeus no Muro das Lamentações em
Jerusalém, estaríamos vivendo um constante avivamento, uma
constante renovação de vida. Se retomássemos a prática dos
apóstolos — de esperar no Senhor a vinda do poder apostólico —
teríamos condições de sair a pregar o evangelho com as mesmas
possibilidades apostólicas. Mas nestes dias a maior preocupação
nossa é: “Estão todos satisfeitos?” O propósito de Deus para nós não
é que experimentemos felicidade, mas santidade. O fato, porém, é
que a sensatez deu lugar à insensatez, embora Paulo, escrevendo a
Tito, tenha recomendado tanto a jovens como a velhos: “Sejam sensatos."
Não há dúvida de que hoje precisamos novamente nos pôr de
joelhos e escalar a colina do Calvário assim, em oração, e contemplar
a cruz com atitude de humildade e adoração. Primeiro a igreja terá
que se arrepender, depois o mundo se quebrantará. Primeiro, a igreja
terá que chorar; depois, os altares ficarão cheios de pecadores
arrependidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário