sexta-feira, 17 de março de 2017

O exemplo de Jesus

A fé de Jesus. O choro  de Jesus. A sabedoria  de Jesus para lidar com a dor e consolar. O amor de Jesus... Tudo isto me mostra que eu realmente  tenho de amar e cuidar das pessoas  como Ele.

Se queremos ser como Jesus temos de andar como Ele andou. Isto  exigirá  de nós fé, coragem e acima de tudo, trilhar um caminho  ainda mais excelente: o caminho  do amor. O caminho do amor me ensina a orar como Jesus orou.

1) Interceda por seus irmãos

1. Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betânia, do povoado de Maria e de sua irmã Marta. E aconteceu que Lázaro ficou doente.
3. Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele a quem amas está doente”. (João, 11)

Fale de sua igreja  com amor.  Trate seus irmãos  na fé com carinho. Não difame.  Não fale mal.  Quando falamos mal de um irmão na fé estamos falando de nós mesmos, pois somos um só corpo em Jesus.

Veja:

24. (...) Mas Deus estruturou o corpo (...)
25. a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.
26. Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.
(1 Coríntios, 12)

A nossa oração como liderança desta igreja  tem sido esta: para que Deus nos faça tão unidos ao ponto de quando  um sofrer, todos os outros sentirem a dor e quando um membro  do corpo for honrado e abençoado  todos os outros membros  possam se alegrar com ele.

O texto que lemos em João 11 nos diz que as irmãs de Lázaro: Marta e Maria, mandaram chamar Jesus e lhe disseram: "Senhor, aquele a quem amas está enfermo!" Quando alguém que você ama, seu irmão em Cristo, está enfermo - e esta enfermidade pode não ser apenas física,  mas na alma ou espiritual - você não deve criticar, apontar o dedo, julgar, mas, fazer o que? Chamar por Jesus!  Interceder por essa pessoa.
Esta é  a hora de profetizar sobre o vale de ossos  secos:
"Senhor, os Teus planos para este meu irmão se cumprirão!"
Eu oro para que, a partir de hoje, nós comecemos a interceder uns pelos outros. Que a sua dor seja a minha. Que a sua vitória  seja a minha.
Comece hoje a dizer:
"Eu sou seu irmão! E eu vou cuidar de você. Vou interceder por você, vou clamar por você, eu vou orar por você, te perdoar... Quando precisar de perdão eu vou liberar perdão. Eu vou te ajudar quando  estiver em necessidade. Eu vou te visitar quando estiver enfermo ou precisando de uma visita, eu vou te amar,  vou me calar quando precisar que eu ouça e vou orar por você para que nunca te falte forças! "

Somos uma igreja  de cuidado.
Não importa como nos sentimos, não agiremos como nossos sentimentos querem, mas seremos como Jesus: nunca faltava cuidado da parte do Senhor para com ninguém. Ainda que você esteja chateado e preocupado, com medo, inseguro  ou ansioso com alguma coisa, aprenda a colocar  a sua dor no bolso e fazer o bem pelos outros: ore, ame e declare sempre palavras  de fé como estas:

"Senhor eu clamo agora pela vida do meu irmão "Lázaro". A morte e o inferno  estão furiosos investindo na vida dele, cuida Pai, ressuscita, cura, limpa de todos os seus pecados. Não me calarei até que ele seja levantado por Ti como objeto de louvor na terra e chamado por um novo nome,  que a boca do Senhor dirá!"

Um soldado sempre está preparado para socorrer um outro que está ferido. E nós  somos soldados de Cristo.

Quem sabe o diabo já veio na vida de algum Lázaro que você conheça  para roubar, matar e destruir.  Seja como o bom samaritano  na vida de alguém. Cuide dele! Limpe as feridas, socorra, dê -lhe de comer. Ame-o! Cuide dele!

Nós temos que aprender a amar a nossa  igreja  e uns aos outros como Jesus amou.
No passado, a lei dizia: "Olho por olho, dente por dente!" Depois, mais à frente, Deus disse: "Ame o seu próximo como a ti mesmo!"
Mas quando Jesus veio, Ele subiu o padrão! Ele disse: "Amem-se assim como EU os amei!"
O padrão subiu muito!  Não é mais para amar como eu me amo,  mas é para amar como Jesus amou. E como é que Jesus amou?  Jesus dava sua vida pelos seus amigos. Nós temos que dar a vida por aqueles que nós amamos, pela igreja. Nós temos que sofrer, pagar o preço por essas pessoas, amá-las ao ponto de entregar a nossa própria vida, entregar nossos bens, nosso tempo, nossos joelhos, nossas  orações... Chorar pela vida das pessoas...  este é o caminho do amor, o padrão que Jesus nos ensina.

Precisamos aprender  também  que para tudo há o Kairós de Deus - o tempo perfeito.

2) No momento  certo Jesus curará o doente

5. Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro.
6. No entanto, quando ouviu falar que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava.
7. Depois disse aos seus discípulos: “Vamos voltar para a Judéia”.
8. Estes disseram: “Mestre, há pouco os judeus tentaram apedrejar-te, e assim mesmo vais voltar para lá?”
9. Jesus respondeu: “O dia não tem doze horas? Quem anda de dia não tropeça, pois vê a luz deste mundo.
10. Quando anda de noite, tropeça, pois nele não há luz”.
11. Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo”. (João, 11)

Diante do caos, da morte, das dificuldades nos relacionamentos, precisamos crer! Traga à  sua memória  aquilo que quer ver.
Se você foi humilhado, ofendido, traído ou trapaceado, experimente clamar a Jesus em favor deste que te entristeceu.
Muitas vezes nos irritamos com as atitudes das pessoas.
Mas, veja bem, a Bíblia compara a conversão com o nascimento. Não dá para exigir que um recém nascido ou que uma criança  de pouca idade faça tudo certinho. As vezes, lá em casa, eu preciso ensinar a mesma  lição à minha filha Ana  Lyssa,  várias e várias  vezes! Quantas vezes leva dias e dias até que ela aprenda uma lição.
Paternidade  exige paciência.  Tempo para deixar crescer. E nossos irmãozinhos em Cristo precisam da nossa longanimidade  enquanto  crescem.

Alguém aqui conhece a lição da toalha lá em João 13?

Jesus primeiro fez, deu exmplo. Depois explicou e, por último,  ainda perguntou: vocês entenderam a lição? Ou preciso explicar novamente? Ele estava disposto  a revisar o conteúdo quantas vezes fossem necessárias.

Aprendam está lição  com Jesus:

7. Respondeu Jesus: “Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá”.
(João, 13)

Ele nos deu a dica de que algumas lições  seriam difíceis de entender logo de cara. Algumas levariam tempo, mas seus discípulos  não deveriam desistir de ninguém pois "mais tarde..." no KAIRÓS de Deus seu discípulo entenderia.
Mas é se você tivesse desistido antes desse tempo chegar? Perderia a alegria que um pai tem ao ver seu filho crescendo.

Jesus é tão  paciente conosco.  Temos de ser também  pacientes  uns com os outros.

3) Quando  houver queixas, fale com Jesus

17. Ao chegar, Jesus verificou que Lázaro já estava no sepulcro havia quatro dias.
20. Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando, foi encontrá-lo, mas Maria ficou em casa.
21. Disse Marta a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.
22. Mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires”.
23. Disse-lhe Jesus: “O seu irmão vai ressuscitar”.
24. Marta respondeu: “Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia”.
25. Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;
26. e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?”
27. Ela lhe respondeu: “Sim, Senhor, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”.
28. E depois de dizer isso, foi para casa e, chamando à parte Maria, disse-lhe: “O Mestre está aqui e está chamando você”.
29. Ao ouvir isso, Maria levantou-se depressa e foi ao encontro dele.
30. Jesus ainda não tinha entrado no povoado, mas estava no lugar onde Marta o encontrara.
32. Chegando ao lugar onde Jesus estava e vendo-o, Maria prostrou-se aos seus pés e disse: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido”. (João, 11)

Nós vivemos num mundo que nos fere de muitas formas. Mas, uma coisa eu tenho aprendido é : a melhor  decisão  a se tomar diante de qualquer circunstância ainda é orar.
A Bíblia nos diz isso:

13. Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores.
14. Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor.
15. A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado.
16. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.
(Tiago, 5)

Nós só venceremos problemas humanos e problemas de ordem maligna, sobrenaturalmente!
NÃO É é NATURAL quando você está aflito dobrar seus joelhos para orar, isso NÃO é natural, mas uma atitude SOBRENATURAL. Comece a viver o sobrenatural de Deus nas pequenas coisas! Mesmo em meio às lágrimas, experimente orar, não murmurar.
Queremos tanto viver o sobrenatural  de Deus. A Bíblia diz que o amor está acima do falar em línguas, dos milagres, é  o que diz 1 Coríntios 13.
Você não precisa esperar ter sonhos e visões para viver o sobrenatural de Deus. Comece a andar no sobrenatural pedindo e liberando perdão. Não fofocando.  Não mentindo. Amando seus filhos, seu cônjuge, seus vizinhos,  e seus irmãos da igreja. Defenda a sua igreja e não permita que ninguém a difame.
Se um dia alguém vier falar mal de um irmão seu na fé, defenda-o,  diga: vamos orar por ele e não maldizer. Seja corajoso para dizer a coisa certa. Isto é  viver o sobrenatural! É viver o céu na terra!
Em meio ao desespero, experimente  se queixar para Jesus, e falar para Ele: "Se o Senhor estivesse aqui meu irmão não estaria assim!" Comece a falar para Jesus das suas dores, dessas angústias. Experimente conversar com Ele. Diga o que te aflige e te deixa ansioso, até que  o Senhor console o seu coração. Faça o que for necessário mas não fique se queixando para as pessoas, derramando sobre elas os seus juízos, as suas críticas, palavras negativas ou  depreciativas. Fale para Jesus! Todas as vezes que você entregar as suas aflições para Jesus, Ele sempre terá  uma palavra de vida para te entregar em lugar da sua dor. O texto lido diz que Jesus disse a Marta: "Marta, não lhe disse que se você cresse veria a glória de Deus?"
Foi preciso que Jesus dissesse isso duas vezes para ela entender! A dor era tão forte que ela não ouviu na primeira vez. Só na segunda vez Marta entendeu. E ela se apropriou daquela palavra pela fé, o seu irmão ainda não havia ressuscitado, mas ela já cria na sua ressurreição, porque Jesus disse: "Creia para ver!" E foi o que aconteceu.  Por que Marta creu, Jesus cumpriu o que havia prometido. Jesus investiu em Marta, não a difamou, a incentivou: "Tão somente  creia!"
Aquilo que Deus tem prometido para você naqueles momentos de angústia e dor, aquilo que  Ele tem em Seu amoroso e doce coração é o que vai se derramar para o seu! As suas dores, as suas angústias, podem ter um fim, antes mesmo das circunstâncias  serem mudadas. As suas angústias podem ter um fim antes mesmo do dinheiro ser creditado na sua conta. E antes daquele seu parente ser transformado por Jesus, as suas angústias podem terminar. Você pode confiar que Deus vai converter, vai salvar aqueles por quem você tem orado, antes mesmo de você o ver respondendo suas respostas. Podemos ser transformados pela palavra que Jesus nos tem dito, pela fé. Podemos receber sua paz. Trocar de fardo. Deixar com Ele o que nos é  pesado e vencer.
Hoje é dia de se apropriar, pela fé, daquilo que Jesus disse que faria. Hoje é dia de crer que Deus fará tudo o que prometeu a você porque Ele é fiel e não falha!
Todas as vezes que você sofre, Ele sofre com você.

Maria estava chorando e o texto diz que "Jesus se comoveu profundamente" e chegou ao ponto de chorar com os que choravam. Jesus sente as tuas dores,  as suas angústias, Ele sente. Ele sabe como é.  Ele é o seu Sumo Sacerdote. A Bíblia fala lá em Hebreus 4:15 que nós não temos um sumo sacerdote que não sabe se compadecer, muito pelo contrário, Ele passou por todas essas aflições, e sabe o que nós sentimos. Sabe das nossas dores. É para Ele que devemos correr em todos os momentos.
O plano do diabo é fazer com que você se revolte contra as circunstâncias, contra o governo, contra pessoas, contra seu patrão, mas o plano de Deus para você é outro: "Venha para os meus pés, se derrame aos meus pés, faça do seu coração um rio que vai desaguar em mim e eu te darei o alívio, o descanso que precisa. Derrame seu coração  aos pés do Senhor!

4) Removam os impecílios humanos - preparem o ambiente para o milagre

39. “Tirem a pedra”, disse ele. Disse Marta, irmã do morto: “Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias”.
40. Disse-lhe Jesus: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?”
41. Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: “Pai, eu te agradeço porque me ouviste.
42. Eu sei que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste”.
43. Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: “Lázaro, venha para fora!” (João, 11)

Quais são as pedras que Jesus  já lhe disse para remover?
Para que Lázaro ressuscitasse era necessário que, antes, tirassem a pedra.

Quem sabe há em sua vida "Lázaros" necessitando que você remova pedras de orgulho para que ressuscitem. Retire as pedras! Se havia em seu coração amarguras contra algum Lázaro,  raiva, inveja, ciúmes... Jesus  te diz: "Tire a pedra agora e Lázaro ressuscitará!

5) Cuidem dele

44. O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho e o rosto envolto num pano. Disse-lhes Jesus: “Tirem as faixas dele e deixem-no ir”.
45. Muitos dos judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que Jesus fizera, creram nele.
(João, 11)

Jesus operou o milagre da ressurreição, mas duas coisas Ele não fez, mas incuba a igreja: tirem a pedra e tirem as faixas dele.

O Espírito  me ensinou que está atitude é  para quem ama de verdade. Sair do comodismo para ajudar Lázaro não é  para qualquer um. A maioria  quer ficar no lugar mais cômodo.
Mas o chamado de Deus para você meu irmão é  para se envolver com a ressurreição  de Lázaro.
O discipulado um a um,  é  que ensinará os "Lázaros" a andarem em liberdade.
Quantas vezes não entendemos porque os pequenos ou novos convertidos agem como agem. Se chateiam por qualquer  coisa, rompem, choram,  desanimam... e nós, que os amamos muito, na tentativa  de ajudar, muitas vezes estragamos tudo quando dizemos: "Vai Lázaro!  Anda! Pula Lázaro! Dá o dízimo Lázaro! Canta Lázaro! Cresce Lázaro!
E Lázaro está lá... cheio de faixas. Não pode adorar. Esteve morto há dias. Não sabe como fazer... ele quer,  mas não sabe como.
É no discipulado um a um que o discupulador irá  ensinar Lázaro a tirar as faixas da frieza e do pecado. Lázaro irá  tirar as faixas que lhe impedem de enxergar direito. Lázaro  quer ler a Bíblia mas não entende! Agora é o momento do discipulador ser como Felipe: correr até a carruagem daquele "Lázaro" - que era o eunuco - e perguntar: "Você entende o que está lendo? Se não, deixa eu te explicar?" Agora é  o momento do discipulador ajudar Lázaro a tirar as faixas dos ouvidos, dos pés, das pernas, para que ele aprenda a caminhar livremente.
Não adianta dizer para quem está todo enfaixado: "aja como alguém livre!" O máximo que ele vai poder fazer é  chorar e reagir de uma maneira carnal, porque ainda não sabe como fazer, precisa de ajuda! Aprenda a cuidar de Lázaro - daquele que acabou de ressuscitar, daquele que estava morto no pecado e acabou de ser ressuscitado por Jesus.

Para concluir:

É  meu  irmão! Devo amá - lo como Jesus ama e nos ensina a amar em João 13:1: "amar até o fim."

Eu vou amar até o fim. Até ver consolidado. Vou amar quando nascer e for um bebezinho chorão,  vou amar quando  estiver engatinhando, vou amar quando  estiver dando os primeiros  passos: caindo e levantando. Eu não abandonarei Lázaro!
Eu vou clamar por ele, eu vou chorar por ele, eu vou andar junto, vou discipular. Vou chorar quando ele chorar e me alegrar nas suas alegrias, estarei com ele... até vê - lo ressuscitar!
Até que a doce voz de Jesus possa bradar: "Lázaro,  vem para fora! Chegou a sua vez de interceder por outros que adoeceram e morreram!"

Um dia alguém investiu em sua vida através de orações,  jejuns, palavras proféticas, lágrimas e clamores. Clamou até ver suas escamas caírem e você ser totalmente transportado da morte para a vida.  Agora é  a sua hora! Deus esta chamando hoje aqui Lázaros para tornarem-se discipuladores  que irão cuidar de vidas enfermas, que estão  atravessando  o vale da sombra  da morte.

Quem obedecerá? Quem sairá para fora?

Diga: "eis - me aqui!"





Nenhum comentário:

Postar um comentário