Jesus: O seu descanso (Parte 1)
1. O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.
2. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas;
3. restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
(Salmos, 23)
Em vários momentos do dia, precisamos parar o que estamos fazendo, buscar o bom Pastor e caminhar com Ele até aquele lugar que o Salmo 23 chama de "águas tranquilas".
Você vai caminhando... (Comece a se ver...) e no seu dia a dia vai recebendo pesos...
São julgamentos, diagnósticos, críticas, discussões, dores, acusações, questionamentos. Como continuar caminhando com tudo isso nas costas?
A maioria de nós que somos pais, senão todos, sonha com um bom futuro para seus filhos. Oram por seus futuros cônjuges, oram para que seus filhos tenham bons amigos, boas referências, boas influências, enfim. Pagam um alto preço. E se isso não bastasse, ainda carregam consigo medos, frustrações.
"O que virá a ser esta criança?" - É o que muitos se perguntam. Estes questionamentos roubam a paz. Isto acontece quando a alma assume o governo, então precisamos entregar o governo de volta ao Pastor, senão a ovelha vai perecer sozinha!
Precisamos de um refrigério para a alma!
São tantas pressões. Se o Senhor não se tornar o Seu Pastor, logo você ficará doente.
Depressão, estresse, insônia, ansiedade... adoecem.
28. “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
29. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
30. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
(Mateus, 11)
Todos temos um jugo e todos carregamos fardos... mas só temos um lugar onde receber alívio. Nosso alívio tem um nome: Jesus. Ele é o nosso descanso.
Em meio às lutas do seu dia, experimente dobrar os seus joelhos e se derramar, se quebrantar diante Daquele que é manso e humilde de coração. Se ajoelhe e ore... a palavra não mente! Você encontrará o descanso para sua alma. Entregue a Ele este peso... Ele espera ansiosamente por isso!
Não dá para continuar caminhando com este peso nos ombros.
A Palavra do Senhor diz que o governo deve estar nos ombros de Jesus:
6. Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
(Isaías, 9)
É impossível que o governo da sua vida esteja em seus ombros, você não dará conta disso jamais! Devolva o governo a quem na cruz o adquiriu por direito e você encontrará o alívio da alma.
Existem águas tranquilas te esperando. Vá beber destas águas! Existem pastos verdejantes que foram preparados só para a sua alma descansar. Siga os passos do Pastor e Bispo de sua alma, ajoelhe-se diante dele para ser saciado... você achará o alívio agora.
Eu realmente decidi deixar o Espírito Santo me encher, me dirigir, cuidar de mim e receber toda a glória, honra e louvor! Te amo Senhor! Contatos: Facebook: Adilson Nise Facebook: Os Dois Tornaram-se Um
sábado, 25 de março de 2017
Parte 2
Jesus: O seu alimento (Parte 2)
Não dá para caminhar com fardos pesados nas costas e também não dá para caminhar com fome ou sede.
Você já passou fome ou sede?
Nós não sabemos o que é passar fome! Por mais apuros que já tenhamos passado, não sabemos realmente o que é sentir fome e sede.
Alguém com fome não tem forças, muitas vezes, nem para mastigar. Alguém com sede precisa beber água devagar, a desidratação deixa a pessoa tão debilitada que, ao ingerir água, é preciso ter muitos cuidados, senão é capaz dessa pessoa se afogar, vomitar, engasgar ou algo pior.
Com fardos nas costas, temos dificuldades para prosseguir uma caminhada. Mas, com fome ou mal alimentados, podemos perecer.
Quando o Senhor se torna o nosso alimento, a nossa comida e bebida, todos os outros apetites começam a morrer, se enfraquecer.
Jesus disse: "A minha comida é fazer a vontade do meu Pai!"
Precisamos nos avaliar todos os dias e atentar para qual tem sido a nossa comida. O que tem nos alimentado, nos sustentado. Precisamos nos perguntar constantemente: "O que abre o meu apetite?"
"Com o que você passa o tempo? Gasta suas energias? O que te influencia?"
Deus tem para nos dar água que mata a sede. Muita água. Rios, canais, fortes torrentes.
A Palavra diz que: "Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.
Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã."
(Salmos 46: 4-5)
Há um rio. E nesse rio Deus está. E se você mergulhar neste rio nada irá te abalar, pois Ele será o teu auxílio, provisão, refrigério e sossego.
O Rio mata a sede... mas também livra do calor, traz alívio, prazer, lazer. Neste Rio o que te perturbava não tem mais poder para perturbar. Você está nele e ele em você. E a vida que agora vive é a vida dele e não mais a sua.
O Senhor me disse que os peregrinos precisam de um lugar para encontrar saciedade, alívio, para serem completos. Somente dentro deste rio eles encontrarão o que falta. Falta algo e você não sabe o que é...
Só mergulhado você receberá a cura de sua lepra. Namaã precisou de 7 mergulhos para levantar dali curado. Jesus tem cura para aqueles que mergulham Nele!
Nada que é desse mundo nos satisfaz ou tem o poder de nos alegrar plena e absolutamente. Riquezas e prazeres, pessoas e títulos não podem saciar nossos apetites, a fome que existe em nossa alma. Nosso coração clama por algo maior: onipotente, onipresente e onisciente.
Há um desespero no coração de Deus que grita para os seus amados:
1. “Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo.
2. Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão, e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição.
3. Dêem-me ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.
(Isaías, 55)
Vocês estão cansados de comprar o que não lhes satisfaz? Ele diz: "Dêem-me ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva."
Jesus é o Pão e a Água. A alma do homem só encontra a Vida Nele, só se deliciará Nele! Ele é a Vida para o corpo.
Quanto mais você comer e beber de Jesus, mais seus vícios morrerão, seus maus hábitos se transformarão.
Só de ouvir a Palavra do Senhor, o que está morto ressuscita. O que não tem solução se rende ao milagre. O impossível dá lugar ao Filho de Deus. Só de ouvir Sua voz: "Lázaro, vem para fora!" Você ressuscita. Não há como a morte segurar a vida.
4. Então ele me disse: “Profetize a estes ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor !
9. A seguir ele me disse: “Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano, o Senhor : Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam”.
(Ezequiel, 37)
Abra sua boca agora e profetize a si mesmo: "Venha desde os quatro ventos, ó Espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam”.
E você vai viver!
"E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês."
(Romanos 8:11)
Cada verso da Palavra de Deus é comida e bebida, é vida para o seu corpo. Tem poder de desfazer outros apetites e trazer vida a seu corpo mortal. Então creia e profetize que esta palavra tem poder agora para transformar sua mente, suas vontades, seus vícios, seus hábitos, seus medos, Deus transformará todo o mal e toda a morte em Vida, por meio do Espírito.
Foi por meio do Espírito que Maria engravidou de Jesus.
Foi por meio do Espírito que Lázaro (e todos os outros) ressuscitou.
Ó Espírito Santo! Tu que tens todo o poder... pega agora este morto, sem perspectiva alguma de vencer e sopra a vida nele e o poder. Ressuscita o que o diabo matou e mostra ao mundo que há poder no Senhor.
Nos unimos ao coro dos seus santos que, diante da morte, afirmaram sua fé em Ti. Mesmo diante dos mais terríveis quadros, confiaram e não foram decepcionados.
33. os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões,
34. apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.
35. Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Uns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior;
36. outros enfrentaram zombaria e açoites; outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão,
37. apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados.
39. Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido.
38. O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas.
(Hebreus, 11)
Até que você entre no descanso e receba alimento e água não terá conseguido sair do lugar para trilhar os caminhos de paz que Deus tem a seu respeito. Só encontra o Caminho aqueles que primeiro acharam o descanso e depois o alimento.
Não dá para caminhar com fardos pesados nas costas e também não dá para caminhar com fome ou sede.
Você já passou fome ou sede?
Nós não sabemos o que é passar fome! Por mais apuros que já tenhamos passado, não sabemos realmente o que é sentir fome e sede.
Alguém com fome não tem forças, muitas vezes, nem para mastigar. Alguém com sede precisa beber água devagar, a desidratação deixa a pessoa tão debilitada que, ao ingerir água, é preciso ter muitos cuidados, senão é capaz dessa pessoa se afogar, vomitar, engasgar ou algo pior.
Com fardos nas costas, temos dificuldades para prosseguir uma caminhada. Mas, com fome ou mal alimentados, podemos perecer.
Quando o Senhor se torna o nosso alimento, a nossa comida e bebida, todos os outros apetites começam a morrer, se enfraquecer.
Jesus disse: "A minha comida é fazer a vontade do meu Pai!"
Precisamos nos avaliar todos os dias e atentar para qual tem sido a nossa comida. O que tem nos alimentado, nos sustentado. Precisamos nos perguntar constantemente: "O que abre o meu apetite?"
"Com o que você passa o tempo? Gasta suas energias? O que te influencia?"
Deus tem para nos dar água que mata a sede. Muita água. Rios, canais, fortes torrentes.
A Palavra diz que: "Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.
Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã."
(Salmos 46: 4-5)
Há um rio. E nesse rio Deus está. E se você mergulhar neste rio nada irá te abalar, pois Ele será o teu auxílio, provisão, refrigério e sossego.
O Rio mata a sede... mas também livra do calor, traz alívio, prazer, lazer. Neste Rio o que te perturbava não tem mais poder para perturbar. Você está nele e ele em você. E a vida que agora vive é a vida dele e não mais a sua.
O Senhor me disse que os peregrinos precisam de um lugar para encontrar saciedade, alívio, para serem completos. Somente dentro deste rio eles encontrarão o que falta. Falta algo e você não sabe o que é...
Só mergulhado você receberá a cura de sua lepra. Namaã precisou de 7 mergulhos para levantar dali curado. Jesus tem cura para aqueles que mergulham Nele!
Nada que é desse mundo nos satisfaz ou tem o poder de nos alegrar plena e absolutamente. Riquezas e prazeres, pessoas e títulos não podem saciar nossos apetites, a fome que existe em nossa alma. Nosso coração clama por algo maior: onipotente, onipresente e onisciente.
Há um desespero no coração de Deus que grita para os seus amados:
1. “Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo.
2. Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão, e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição.
3. Dêem-me ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.
(Isaías, 55)
Vocês estão cansados de comprar o que não lhes satisfaz? Ele diz: "Dêem-me ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva."
Jesus é o Pão e a Água. A alma do homem só encontra a Vida Nele, só se deliciará Nele! Ele é a Vida para o corpo.
Quanto mais você comer e beber de Jesus, mais seus vícios morrerão, seus maus hábitos se transformarão.
Só de ouvir a Palavra do Senhor, o que está morto ressuscita. O que não tem solução se rende ao milagre. O impossível dá lugar ao Filho de Deus. Só de ouvir Sua voz: "Lázaro, vem para fora!" Você ressuscita. Não há como a morte segurar a vida.
4. Então ele me disse: “Profetize a estes ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor !
9. A seguir ele me disse: “Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano, o Senhor : Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam”.
(Ezequiel, 37)
Abra sua boca agora e profetize a si mesmo: "Venha desde os quatro ventos, ó Espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam”.
E você vai viver!
"E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês."
(Romanos 8:11)
Cada verso da Palavra de Deus é comida e bebida, é vida para o seu corpo. Tem poder de desfazer outros apetites e trazer vida a seu corpo mortal. Então creia e profetize que esta palavra tem poder agora para transformar sua mente, suas vontades, seus vícios, seus hábitos, seus medos, Deus transformará todo o mal e toda a morte em Vida, por meio do Espírito.
Foi por meio do Espírito que Maria engravidou de Jesus.
Foi por meio do Espírito que Lázaro (e todos os outros) ressuscitou.
Ó Espírito Santo! Tu que tens todo o poder... pega agora este morto, sem perspectiva alguma de vencer e sopra a vida nele e o poder. Ressuscita o que o diabo matou e mostra ao mundo que há poder no Senhor.
Nos unimos ao coro dos seus santos que, diante da morte, afirmaram sua fé em Ti. Mesmo diante dos mais terríveis quadros, confiaram e não foram decepcionados.
33. os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões,
34. apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.
35. Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Uns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior;
36. outros enfrentaram zombaria e açoites; outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão,
37. apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados.
39. Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido.
38. O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas.
(Hebreus, 11)
Até que você entre no descanso e receba alimento e água não terá conseguido sair do lugar para trilhar os caminhos de paz que Deus tem a seu respeito. Só encontra o Caminho aqueles que primeiro acharam o descanso e depois o alimento.
Parte 3
Jesus: Sua direção (Parte 3)
João 14:6 diz que o caminho é uma Pessoa! Jesus é o Caminho!
Quando você não vê saída em sua família, em seu trabalho, em meio aos problemas, Jesus é a saída, a porta.
Quando todo o povo estava diante do mar e não viam um caminho nem saída, se desesperaram...
"Disse então o Senhor a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante."
(Êxodo 14:15)
Sabe porque o Senhor disse: "Porque clamas a mim? Marche!" Ele era o caminho de Moisés. Ele seria a saída. O Senhor já tinha aberto o caminho. Moisés havia orado muito antes de estar diante do mar vermelho, Deus já havia se tornado o caminho para Moisés e a busca de Moisés alcançou todo o resto do povo de Israel.
Êxodo 14:22: "...e os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda."
Êxodo 14:22 só aconteceu porque primeiro Moisés experimentou Êxodo 14:1, ele se relacionava intimamente com o Deus de milagres. A intimidade gerava os milagres!
Quando você ora, quando você passa tempo com o Caminho, Ele envia socorro bem presente na hora da angústia. Ele se faz presente. Ele é Emanuel, diz a Bíblia. Emanuel significa Deus conosco. Ele é Deus presente na vida daqueles que O buscam.
Por isso não existe beco sem saída para quem anda com Aquele que é o Caminho! Porque Ele se torna a Solução, a Porta... Ele faz o mar se abrir, o cego ver, o morto ressuscitar, alguém andar sobre a água, azeite e farinha não faltar... Só o Senhor é Deus!
Se você ler o capítulo inteiro de João 14 irá perceber que Jesus começa a falar de coisas espirituais, do céu, do futuro. E se você não conversa com o Caminho, a Verdade e a Vida entra em parafuso diante do que não sabe.
Olha o que Tomé disse:
“Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho?”
(João 14:5)
Ele não sabia... até conversar com o Caminho. Jesus respondeu a Tomé:
"Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto”.
(João 14:7)
Então Filipe disse: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”.
(João 14:8)
"Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?"
(João 14:9)
As dúvidas dos discípulos tiveram um fim quando conversaram com o Caminho.
Eles não O conheciam, por isso se preocupavam. Mas quando você conhece Aquele que até os ventos e o mar lhe obedecem, suas preocupações somem até restar somente o Senhor, nada mais!
Foi através dessa conversa com seus filhos espirituais que Jesus lhes revelou profundos segredos, coisas grandes e ocultas que eles não sabiam. Jesus lhes descortinou o futuro. O Caminho revelou a Porta de entrada para suas ovelhas.
Depois Tomé e Filipe entenderam: não haveria porque temer, o Caminho estava ao lado deles, a direção, o futuro certo, cheio de esperança e paz lhes dava as mãos agora; poderiam continuar caminhando firmemente apesar das circunstâncias adversas que viriam a enfrentar.
O Salmo 23 fala a respeito da ovelha e do pastor.
Você sabia que a vida da ovelha depende completamente de um Pastor? A ovelha não tem boa visão, não escuta bem, é medrosa, ingênua. Os olhos do Pastor são os olhos que farão a ovelha enxergar, os ouvidos do Pastor seus ouvidos, a direção do Pastor seu caminho. Uma ovelha sem Pastor está destinada à morte. Uma ovelha sem Pastor é uma ovelha cega, surda e perdida vagando por aí sujeita à virar presa de predadores.
A minha oração sincera é para que o Senhor se torne o seu Pastor. Todos somos ovelhinhas de Seu pasto, mas algumas ovelhas estão perdidas longe do Pastor. Por isso oro para que o Senhor seja o Caminho para você. Que em cada novo desafio ou situação inesperada você responda com a paz de Deus e a certeza de que o Senhor será também o caminho, a verdade e a vida para você e sua família neste momento é então, Ele acrescentará todas as outras coisas necessárias.
Entra no descanso do Senhor ovelhinha bendita!
Jesus te ama tanto!!!!
João 14:6 diz que o caminho é uma Pessoa! Jesus é o Caminho!
Quando você não vê saída em sua família, em seu trabalho, em meio aos problemas, Jesus é a saída, a porta.
Quando todo o povo estava diante do mar e não viam um caminho nem saída, se desesperaram...
"Disse então o Senhor a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante."
(Êxodo 14:15)
Sabe porque o Senhor disse: "Porque clamas a mim? Marche!" Ele era o caminho de Moisés. Ele seria a saída. O Senhor já tinha aberto o caminho. Moisés havia orado muito antes de estar diante do mar vermelho, Deus já havia se tornado o caminho para Moisés e a busca de Moisés alcançou todo o resto do povo de Israel.
Êxodo 14:22: "...e os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda."
Êxodo 14:22 só aconteceu porque primeiro Moisés experimentou Êxodo 14:1, ele se relacionava intimamente com o Deus de milagres. A intimidade gerava os milagres!
Quando você ora, quando você passa tempo com o Caminho, Ele envia socorro bem presente na hora da angústia. Ele se faz presente. Ele é Emanuel, diz a Bíblia. Emanuel significa Deus conosco. Ele é Deus presente na vida daqueles que O buscam.
Por isso não existe beco sem saída para quem anda com Aquele que é o Caminho! Porque Ele se torna a Solução, a Porta... Ele faz o mar se abrir, o cego ver, o morto ressuscitar, alguém andar sobre a água, azeite e farinha não faltar... Só o Senhor é Deus!
Se você ler o capítulo inteiro de João 14 irá perceber que Jesus começa a falar de coisas espirituais, do céu, do futuro. E se você não conversa com o Caminho, a Verdade e a Vida entra em parafuso diante do que não sabe.
Olha o que Tomé disse:
“Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho?”
(João 14:5)
Ele não sabia... até conversar com o Caminho. Jesus respondeu a Tomé:
"Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto”.
(João 14:7)
Então Filipe disse: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”.
(João 14:8)
"Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?"
(João 14:9)
As dúvidas dos discípulos tiveram um fim quando conversaram com o Caminho.
Eles não O conheciam, por isso se preocupavam. Mas quando você conhece Aquele que até os ventos e o mar lhe obedecem, suas preocupações somem até restar somente o Senhor, nada mais!
Foi através dessa conversa com seus filhos espirituais que Jesus lhes revelou profundos segredos, coisas grandes e ocultas que eles não sabiam. Jesus lhes descortinou o futuro. O Caminho revelou a Porta de entrada para suas ovelhas.
Depois Tomé e Filipe entenderam: não haveria porque temer, o Caminho estava ao lado deles, a direção, o futuro certo, cheio de esperança e paz lhes dava as mãos agora; poderiam continuar caminhando firmemente apesar das circunstâncias adversas que viriam a enfrentar.
O Salmo 23 fala a respeito da ovelha e do pastor.
Você sabia que a vida da ovelha depende completamente de um Pastor? A ovelha não tem boa visão, não escuta bem, é medrosa, ingênua. Os olhos do Pastor são os olhos que farão a ovelha enxergar, os ouvidos do Pastor seus ouvidos, a direção do Pastor seu caminho. Uma ovelha sem Pastor está destinada à morte. Uma ovelha sem Pastor é uma ovelha cega, surda e perdida vagando por aí sujeita à virar presa de predadores.
A minha oração sincera é para que o Senhor se torne o seu Pastor. Todos somos ovelhinhas de Seu pasto, mas algumas ovelhas estão perdidas longe do Pastor. Por isso oro para que o Senhor seja o Caminho para você. Que em cada novo desafio ou situação inesperada você responda com a paz de Deus e a certeza de que o Senhor será também o caminho, a verdade e a vida para você e sua família neste momento é então, Ele acrescentará todas as outras coisas necessárias.
Entra no descanso do Senhor ovelhinha bendita!
Jesus te ama tanto!!!!
Parte final
Parte final:
Nas horas de apuro e correria do seu dia, para onde você corre? Onde mata a sua fome e sede? A quem você chama para perto? Quem tira suas dúvidas?
Jesus deseja ser o seu descanso agora. Para esta situação que você enfrenta agora. Diga em voz audível: "Eu quero entrar no seu descanso agora Jesus!"
Jesus quer ser a sua comida e bebida. E então, quando a ansiedade vier, você já terá comido e bebido o suficiente Dele e a ansiedade não terá poder de te derrubar.
Jesus quer ser a sua direção, o caminho. Vamos enfrentar muitos dias maus neste mundo. Se João 14:6 não for parte de nós, pereceremos. Você vive com o Caminho e Ele se torna a direção em tudo: quando o dia mau vem, quando as más notícias chegam, quando a rotina te paralisa ou tenta tirar sua paz.
Pare agora para pedir a Jesus para se tornar o Caminho, a Verdade e a Vida que quer viver. E descanse nos cuidados amorosos do bom Pastor que não vai te desamparar jamais.
Jesus te ama e eu também.
Estou orando por você!
Nas horas de apuro e correria do seu dia, para onde você corre? Onde mata a sua fome e sede? A quem você chama para perto? Quem tira suas dúvidas?
Jesus deseja ser o seu descanso agora. Para esta situação que você enfrenta agora. Diga em voz audível: "Eu quero entrar no seu descanso agora Jesus!"
Jesus quer ser a sua comida e bebida. E então, quando a ansiedade vier, você já terá comido e bebido o suficiente Dele e a ansiedade não terá poder de te derrubar.
Jesus quer ser a sua direção, o caminho. Vamos enfrentar muitos dias maus neste mundo. Se João 14:6 não for parte de nós, pereceremos. Você vive com o Caminho e Ele se torna a direção em tudo: quando o dia mau vem, quando as más notícias chegam, quando a rotina te paralisa ou tenta tirar sua paz.
Pare agora para pedir a Jesus para se tornar o Caminho, a Verdade e a Vida que quer viver. E descanse nos cuidados amorosos do bom Pastor que não vai te desamparar jamais.
Jesus te ama e eu também.
Estou orando por você!
Nova visão
Deus nos dá olhos novos, de águia.
Vendo do alto, temos outras perspectivas.
O servo do homem de Deus viu o exército inimigo arameu, já Eliseu viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao seu redor:
15. O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: “Ah, meu senhor! O que faremos?”
17. E Eliseu orou: “Senhor, abre os olhos dele para que veja”. Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu.
(2 Reis, 6)
Vamos colher o resultado daquilo que temos cultivado. Se temos nos relacionado com o Todo Poderoso Deus, Forte Guerreiro nas batalhas, é Ele que veremos nas lutas.
O que temos posto diante dos nossos olhos?
1. “Fiz acordo com os meus olhos de não olhar com cobiça para as moças.
(Jó, 31)
3. "Não porei coisa má diante dos meus olhos..."
(Salmo, 101)
22. “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.
23. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas.
(Mateus, 6)
Tudo depende do nosso olhar. Se vermos através dos olhos de Jesus, olhos de santidade, tudo se transformará, porque nossos olhos estarão Nele.
"Dou-lhe este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e *compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar*."
(Apocalipse 3:18)
Que possamos, todos os dias, comprar colírio do céu para enxergar como os céus enxergam.
- Respostas
Os céus vêem as dores como oportunidades para milagres, os problemas como um auxílio para o crescimento:
*"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito".*
*(Romanos 8:28)*
Nós sabemos que Deus age em tudo!
32. Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?
(Romanos, 8)
*Romanos 8*:
*31* - Se Deus é por nós, quem será contra nós?
*33* - Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus?
*34* - Quem os condenará?
*35* - Quem nos separará do amor de Cristo?
Todas as respostas para os nossos questionamentos estão em Jesus.
Jesus é a resposta!
*Respondeu Jesus: *“Eu sou o caminho, a verdade e a vida.* *Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim*.
*(João 14:6)*
sexta-feira, 17 de março de 2017
12/03/2017, as 13:38
*Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?*
*"Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da Lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.(Romanos7:24-25)*
Chega um momento em nossa vida onde muitas dúvidas nos causam pavor e assombro. Sabe aquele momento desesperador onde você olha para si mesmo e não consegue encontrar absolutamente nada de bom? Só faltas, dívidas, dúvidas, medos. A criança dentro de nós clama pelo Abba, o Paizinho... por Seu colo de aceitação e salvação.
Olhamos para nós e só vemos limitação e desesperança:
*"Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?"*
Não há nada de bom em nós, nenhuma virtude, nenhuma bondade, não há salvação em nós... há somente o dedo acusador, o desejo de controlar e manipular e fazer as coisas serem do nosso modo, a insegurança, o medo, a dúvida, o mal...
Então o AMOR fala ao nosso espírito:
*"Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”. (Atos 4:12)* *"Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da Lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado." (Atos 7:25).* Não resta "mim" sem Ti.
Ó doce Espírito! Por Seus braços eternos, somos envolvidos e arrancados do mundo das trevas para o Reino do Filho do Seu amor. Amor que nos acalma e liberta a alma trazendo o fim de toda dor.
Posso olhar para mim e ver minhas limitações, quão miserável sou. Mas ao trazer à memória a grandeza dessa tão grande salvação, sou salvo! Recebo a vida de volta.
Você pode viver hoje! Há esperança para você.
Graças a Deus, o miserável homem que sou pode ser salvo. Busque a Jesus agora e receba a vida e a ressurreição.
*Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?”(João11:25-26)*
*"Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da Lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.(Romanos7:24-25)*
Chega um momento em nossa vida onde muitas dúvidas nos causam pavor e assombro. Sabe aquele momento desesperador onde você olha para si mesmo e não consegue encontrar absolutamente nada de bom? Só faltas, dívidas, dúvidas, medos. A criança dentro de nós clama pelo Abba, o Paizinho... por Seu colo de aceitação e salvação.
Olhamos para nós e só vemos limitação e desesperança:
*"Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?"*
Não há nada de bom em nós, nenhuma virtude, nenhuma bondade, não há salvação em nós... há somente o dedo acusador, o desejo de controlar e manipular e fazer as coisas serem do nosso modo, a insegurança, o medo, a dúvida, o mal...
Então o AMOR fala ao nosso espírito:
*"Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”. (Atos 4:12)* *"Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da Lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado." (Atos 7:25).* Não resta "mim" sem Ti.
Ó doce Espírito! Por Seus braços eternos, somos envolvidos e arrancados do mundo das trevas para o Reino do Filho do Seu amor. Amor que nos acalma e liberta a alma trazendo o fim de toda dor.
Posso olhar para mim e ver minhas limitações, quão miserável sou. Mas ao trazer à memória a grandeza dessa tão grande salvação, sou salvo! Recebo a vida de volta.
Você pode viver hoje! Há esperança para você.
Graças a Deus, o miserável homem que sou pode ser salvo. Busque a Jesus agora e receba a vida e a ressurreição.
*Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?”(João11:25-26)*
O exemplo de Jesus
A fé de Jesus. O choro de Jesus. A sabedoria de Jesus para lidar com a dor e consolar. O amor de Jesus... Tudo isto me mostra que eu realmente tenho de amar e cuidar das pessoas como Ele.
Se queremos ser como Jesus temos de andar como Ele andou. Isto exigirá de nós fé, coragem e acima de tudo, trilhar um caminho ainda mais excelente: o caminho do amor. O caminho do amor me ensina a orar como Jesus orou.
1) Interceda por seus irmãos
1. Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betânia, do povoado de Maria e de sua irmã Marta. E aconteceu que Lázaro ficou doente.
3. Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele a quem amas está doente”. (João, 11)
Fale de sua igreja com amor. Trate seus irmãos na fé com carinho. Não difame. Não fale mal. Quando falamos mal de um irmão na fé estamos falando de nós mesmos, pois somos um só corpo em Jesus.
Veja:
24. (...) Mas Deus estruturou o corpo (...)
25. a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.
26. Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.
(1 Coríntios, 12)
A nossa oração como liderança desta igreja tem sido esta: para que Deus nos faça tão unidos ao ponto de quando um sofrer, todos os outros sentirem a dor e quando um membro do corpo for honrado e abençoado todos os outros membros possam se alegrar com ele.
O texto que lemos em João 11 nos diz que as irmãs de Lázaro: Marta e Maria, mandaram chamar Jesus e lhe disseram: "Senhor, aquele a quem amas está enfermo!" Quando alguém que você ama, seu irmão em Cristo, está enfermo - e esta enfermidade pode não ser apenas física, mas na alma ou espiritual - você não deve criticar, apontar o dedo, julgar, mas, fazer o que? Chamar por Jesus! Interceder por essa pessoa.
Esta é a hora de profetizar sobre o vale de ossos secos:
"Senhor, os Teus planos para este meu irmão se cumprirão!"
Eu oro para que, a partir de hoje, nós comecemos a interceder uns pelos outros. Que a sua dor seja a minha. Que a sua vitória seja a minha.
Comece hoje a dizer:
"Eu sou seu irmão! E eu vou cuidar de você. Vou interceder por você, vou clamar por você, eu vou orar por você, te perdoar... Quando precisar de perdão eu vou liberar perdão. Eu vou te ajudar quando estiver em necessidade. Eu vou te visitar quando estiver enfermo ou precisando de uma visita, eu vou te amar, vou me calar quando precisar que eu ouça e vou orar por você para que nunca te falte forças! "
Somos uma igreja de cuidado.
Não importa como nos sentimos, não agiremos como nossos sentimentos querem, mas seremos como Jesus: nunca faltava cuidado da parte do Senhor para com ninguém. Ainda que você esteja chateado e preocupado, com medo, inseguro ou ansioso com alguma coisa, aprenda a colocar a sua dor no bolso e fazer o bem pelos outros: ore, ame e declare sempre palavras de fé como estas:
"Senhor eu clamo agora pela vida do meu irmão "Lázaro". A morte e o inferno estão furiosos investindo na vida dele, cuida Pai, ressuscita, cura, limpa de todos os seus pecados. Não me calarei até que ele seja levantado por Ti como objeto de louvor na terra e chamado por um novo nome, que a boca do Senhor dirá!"
Um soldado sempre está preparado para socorrer um outro que está ferido. E nós somos soldados de Cristo.
Quem sabe o diabo já veio na vida de algum Lázaro que você conheça para roubar, matar e destruir. Seja como o bom samaritano na vida de alguém. Cuide dele! Limpe as feridas, socorra, dê -lhe de comer. Ame-o! Cuide dele!
Nós temos que aprender a amar a nossa igreja e uns aos outros como Jesus amou.
No passado, a lei dizia: "Olho por olho, dente por dente!" Depois, mais à frente, Deus disse: "Ame o seu próximo como a ti mesmo!"
Mas quando Jesus veio, Ele subiu o padrão! Ele disse: "Amem-se assim como EU os amei!"
O padrão subiu muito! Não é mais para amar como eu me amo, mas é para amar como Jesus amou. E como é que Jesus amou? Jesus dava sua vida pelos seus amigos. Nós temos que dar a vida por aqueles que nós amamos, pela igreja. Nós temos que sofrer, pagar o preço por essas pessoas, amá-las ao ponto de entregar a nossa própria vida, entregar nossos bens, nosso tempo, nossos joelhos, nossas orações... Chorar pela vida das pessoas... este é o caminho do amor, o padrão que Jesus nos ensina.
Precisamos aprender também que para tudo há o Kairós de Deus - o tempo perfeito.
2) No momento certo Jesus curará o doente
5. Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro.
6. No entanto, quando ouviu falar que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava.
7. Depois disse aos seus discípulos: “Vamos voltar para a Judéia”.
8. Estes disseram: “Mestre, há pouco os judeus tentaram apedrejar-te, e assim mesmo vais voltar para lá?”
9. Jesus respondeu: “O dia não tem doze horas? Quem anda de dia não tropeça, pois vê a luz deste mundo.
10. Quando anda de noite, tropeça, pois nele não há luz”.
11. Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo”. (João, 11)
Diante do caos, da morte, das dificuldades nos relacionamentos, precisamos crer! Traga à sua memória aquilo que quer ver.
Se você foi humilhado, ofendido, traído ou trapaceado, experimente clamar a Jesus em favor deste que te entristeceu.
Muitas vezes nos irritamos com as atitudes das pessoas.
Mas, veja bem, a Bíblia compara a conversão com o nascimento. Não dá para exigir que um recém nascido ou que uma criança de pouca idade faça tudo certinho. As vezes, lá em casa, eu preciso ensinar a mesma lição à minha filha Ana Lyssa, várias e várias vezes! Quantas vezes leva dias e dias até que ela aprenda uma lição.
Paternidade exige paciência. Tempo para deixar crescer. E nossos irmãozinhos em Cristo precisam da nossa longanimidade enquanto crescem.
Alguém aqui conhece a lição da toalha lá em João 13?
Jesus primeiro fez, deu exmplo. Depois explicou e, por último, ainda perguntou: vocês entenderam a lição? Ou preciso explicar novamente? Ele estava disposto a revisar o conteúdo quantas vezes fossem necessárias.
Aprendam está lição com Jesus:
7. Respondeu Jesus: “Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá”.
(João, 13)
Ele nos deu a dica de que algumas lições seriam difíceis de entender logo de cara. Algumas levariam tempo, mas seus discípulos não deveriam desistir de ninguém pois "mais tarde..." no KAIRÓS de Deus seu discípulo entenderia.
Mas é se você tivesse desistido antes desse tempo chegar? Perderia a alegria que um pai tem ao ver seu filho crescendo.
Jesus é tão paciente conosco. Temos de ser também pacientes uns com os outros.
3) Quando houver queixas, fale com Jesus
17. Ao chegar, Jesus verificou que Lázaro já estava no sepulcro havia quatro dias.
20. Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando, foi encontrá-lo, mas Maria ficou em casa.
21. Disse Marta a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.
22. Mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires”.
23. Disse-lhe Jesus: “O seu irmão vai ressuscitar”.
24. Marta respondeu: “Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia”.
25. Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;
26. e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?”
27. Ela lhe respondeu: “Sim, Senhor, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”.
28. E depois de dizer isso, foi para casa e, chamando à parte Maria, disse-lhe: “O Mestre está aqui e está chamando você”.
29. Ao ouvir isso, Maria levantou-se depressa e foi ao encontro dele.
30. Jesus ainda não tinha entrado no povoado, mas estava no lugar onde Marta o encontrara.
32. Chegando ao lugar onde Jesus estava e vendo-o, Maria prostrou-se aos seus pés e disse: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido”. (João, 11)
Nós vivemos num mundo que nos fere de muitas formas. Mas, uma coisa eu tenho aprendido é : a melhor decisão a se tomar diante de qualquer circunstância ainda é orar.
A Bíblia nos diz isso:
13. Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores.
14. Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor.
15. A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado.
16. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.
(Tiago, 5)
Nós só venceremos problemas humanos e problemas de ordem maligna, sobrenaturalmente!
NÃO É é NATURAL quando você está aflito dobrar seus joelhos para orar, isso NÃO é natural, mas uma atitude SOBRENATURAL. Comece a viver o sobrenatural de Deus nas pequenas coisas! Mesmo em meio às lágrimas, experimente orar, não murmurar.
Queremos tanto viver o sobrenatural de Deus. A Bíblia diz que o amor está acima do falar em línguas, dos milagres, é o que diz 1 Coríntios 13.
Você não precisa esperar ter sonhos e visões para viver o sobrenatural de Deus. Comece a andar no sobrenatural pedindo e liberando perdão. Não fofocando. Não mentindo. Amando seus filhos, seu cônjuge, seus vizinhos, e seus irmãos da igreja. Defenda a sua igreja e não permita que ninguém a difame.
Se um dia alguém vier falar mal de um irmão seu na fé, defenda-o, diga: vamos orar por ele e não maldizer. Seja corajoso para dizer a coisa certa. Isto é viver o sobrenatural! É viver o céu na terra!
Em meio ao desespero, experimente se queixar para Jesus, e falar para Ele: "Se o Senhor estivesse aqui meu irmão não estaria assim!" Comece a falar para Jesus das suas dores, dessas angústias. Experimente conversar com Ele. Diga o que te aflige e te deixa ansioso, até que o Senhor console o seu coração. Faça o que for necessário mas não fique se queixando para as pessoas, derramando sobre elas os seus juízos, as suas críticas, palavras negativas ou depreciativas. Fale para Jesus! Todas as vezes que você entregar as suas aflições para Jesus, Ele sempre terá uma palavra de vida para te entregar em lugar da sua dor. O texto lido diz que Jesus disse a Marta: "Marta, não lhe disse que se você cresse veria a glória de Deus?"
Foi preciso que Jesus dissesse isso duas vezes para ela entender! A dor era tão forte que ela não ouviu na primeira vez. Só na segunda vez Marta entendeu. E ela se apropriou daquela palavra pela fé, o seu irmão ainda não havia ressuscitado, mas ela já cria na sua ressurreição, porque Jesus disse: "Creia para ver!" E foi o que aconteceu. Por que Marta creu, Jesus cumpriu o que havia prometido. Jesus investiu em Marta, não a difamou, a incentivou: "Tão somente creia!"
Aquilo que Deus tem prometido para você naqueles momentos de angústia e dor, aquilo que Ele tem em Seu amoroso e doce coração é o que vai se derramar para o seu! As suas dores, as suas angústias, podem ter um fim, antes mesmo das circunstâncias serem mudadas. As suas angústias podem ter um fim antes mesmo do dinheiro ser creditado na sua conta. E antes daquele seu parente ser transformado por Jesus, as suas angústias podem terminar. Você pode confiar que Deus vai converter, vai salvar aqueles por quem você tem orado, antes mesmo de você o ver respondendo suas respostas. Podemos ser transformados pela palavra que Jesus nos tem dito, pela fé. Podemos receber sua paz. Trocar de fardo. Deixar com Ele o que nos é pesado e vencer.
Hoje é dia de se apropriar, pela fé, daquilo que Jesus disse que faria. Hoje é dia de crer que Deus fará tudo o que prometeu a você porque Ele é fiel e não falha!
Todas as vezes que você sofre, Ele sofre com você.
Maria estava chorando e o texto diz que "Jesus se comoveu profundamente" e chegou ao ponto de chorar com os que choravam. Jesus sente as tuas dores, as suas angústias, Ele sente. Ele sabe como é. Ele é o seu Sumo Sacerdote. A Bíblia fala lá em Hebreus 4:15 que nós não temos um sumo sacerdote que não sabe se compadecer, muito pelo contrário, Ele passou por todas essas aflições, e sabe o que nós sentimos. Sabe das nossas dores. É para Ele que devemos correr em todos os momentos.
O plano do diabo é fazer com que você se revolte contra as circunstâncias, contra o governo, contra pessoas, contra seu patrão, mas o plano de Deus para você é outro: "Venha para os meus pés, se derrame aos meus pés, faça do seu coração um rio que vai desaguar em mim e eu te darei o alívio, o descanso que precisa. Derrame seu coração aos pés do Senhor!
4) Removam os impecílios humanos - preparem o ambiente para o milagre
39. “Tirem a pedra”, disse ele. Disse Marta, irmã do morto: “Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias”.
40. Disse-lhe Jesus: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?”
41. Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: “Pai, eu te agradeço porque me ouviste.
42. Eu sei que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste”.
43. Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: “Lázaro, venha para fora!” (João, 11)
Quais são as pedras que Jesus já lhe disse para remover?
Para que Lázaro ressuscitasse era necessário que, antes, tirassem a pedra.
Quem sabe há em sua vida "Lázaros" necessitando que você remova pedras de orgulho para que ressuscitem. Retire as pedras! Se havia em seu coração amarguras contra algum Lázaro, raiva, inveja, ciúmes... Jesus te diz: "Tire a pedra agora e Lázaro ressuscitará!
5) Cuidem dele
44. O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho e o rosto envolto num pano. Disse-lhes Jesus: “Tirem as faixas dele e deixem-no ir”.
45. Muitos dos judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que Jesus fizera, creram nele.
(João, 11)
Jesus operou o milagre da ressurreição, mas duas coisas Ele não fez, mas incuba a igreja: tirem a pedra e tirem as faixas dele.
O Espírito me ensinou que está atitude é para quem ama de verdade. Sair do comodismo para ajudar Lázaro não é para qualquer um. A maioria quer ficar no lugar mais cômodo.
Mas o chamado de Deus para você meu irmão é para se envolver com a ressurreição de Lázaro.
O discipulado um a um, é que ensinará os "Lázaros" a andarem em liberdade.
Quantas vezes não entendemos porque os pequenos ou novos convertidos agem como agem. Se chateiam por qualquer coisa, rompem, choram, desanimam... e nós, que os amamos muito, na tentativa de ajudar, muitas vezes estragamos tudo quando dizemos: "Vai Lázaro! Anda! Pula Lázaro! Dá o dízimo Lázaro! Canta Lázaro! Cresce Lázaro!
E Lázaro está lá... cheio de faixas. Não pode adorar. Esteve morto há dias. Não sabe como fazer... ele quer, mas não sabe como.
É no discipulado um a um que o discupulador irá ensinar Lázaro a tirar as faixas da frieza e do pecado. Lázaro irá tirar as faixas que lhe impedem de enxergar direito. Lázaro quer ler a Bíblia mas não entende! Agora é o momento do discipulador ser como Felipe: correr até a carruagem daquele "Lázaro" - que era o eunuco - e perguntar: "Você entende o que está lendo? Se não, deixa eu te explicar?" Agora é o momento do discipulador ajudar Lázaro a tirar as faixas dos ouvidos, dos pés, das pernas, para que ele aprenda a caminhar livremente.
Não adianta dizer para quem está todo enfaixado: "aja como alguém livre!" O máximo que ele vai poder fazer é chorar e reagir de uma maneira carnal, porque ainda não sabe como fazer, precisa de ajuda! Aprenda a cuidar de Lázaro - daquele que acabou de ressuscitar, daquele que estava morto no pecado e acabou de ser ressuscitado por Jesus.
Para concluir:
É meu irmão! Devo amá - lo como Jesus ama e nos ensina a amar em João 13:1: "amar até o fim."
Eu vou amar até o fim. Até ver consolidado. Vou amar quando nascer e for um bebezinho chorão, vou amar quando estiver engatinhando, vou amar quando estiver dando os primeiros passos: caindo e levantando. Eu não abandonarei Lázaro!
Eu vou clamar por ele, eu vou chorar por ele, eu vou andar junto, vou discipular. Vou chorar quando ele chorar e me alegrar nas suas alegrias, estarei com ele... até vê - lo ressuscitar!
Até que a doce voz de Jesus possa bradar: "Lázaro, vem para fora! Chegou a sua vez de interceder por outros que adoeceram e morreram!"
Um dia alguém investiu em sua vida através de orações, jejuns, palavras proféticas, lágrimas e clamores. Clamou até ver suas escamas caírem e você ser totalmente transportado da morte para a vida. Agora é a sua hora! Deus esta chamando hoje aqui Lázaros para tornarem-se discipuladores que irão cuidar de vidas enfermas, que estão atravessando o vale da sombra da morte.
Quem obedecerá? Quem sairá para fora?
Diga: "eis - me aqui!"
A fé de Jesus. O choro de Jesus. A sabedoria de Jesus para lidar com a dor e consolar. O amor de Jesus... Tudo isto me mostra que eu realmente tenho de amar e cuidar das pessoas como Ele.
Se queremos ser como Jesus temos de andar como Ele andou. Isto exigirá de nós fé, coragem e acima de tudo, trilhar um caminho ainda mais excelente: o caminho do amor. O caminho do amor me ensina a orar como Jesus orou.
1) Interceda por seus irmãos
1. Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betânia, do povoado de Maria e de sua irmã Marta. E aconteceu que Lázaro ficou doente.
3. Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele a quem amas está doente”. (João, 11)
Fale de sua igreja com amor. Trate seus irmãos na fé com carinho. Não difame. Não fale mal. Quando falamos mal de um irmão na fé estamos falando de nós mesmos, pois somos um só corpo em Jesus.
Veja:
24. (...) Mas Deus estruturou o corpo (...)
25. a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.
26. Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.
(1 Coríntios, 12)
A nossa oração como liderança desta igreja tem sido esta: para que Deus nos faça tão unidos ao ponto de quando um sofrer, todos os outros sentirem a dor e quando um membro do corpo for honrado e abençoado todos os outros membros possam se alegrar com ele.
O texto que lemos em João 11 nos diz que as irmãs de Lázaro: Marta e Maria, mandaram chamar Jesus e lhe disseram: "Senhor, aquele a quem amas está enfermo!" Quando alguém que você ama, seu irmão em Cristo, está enfermo - e esta enfermidade pode não ser apenas física, mas na alma ou espiritual - você não deve criticar, apontar o dedo, julgar, mas, fazer o que? Chamar por Jesus! Interceder por essa pessoa.
Esta é a hora de profetizar sobre o vale de ossos secos:
"Senhor, os Teus planos para este meu irmão se cumprirão!"
Eu oro para que, a partir de hoje, nós comecemos a interceder uns pelos outros. Que a sua dor seja a minha. Que a sua vitória seja a minha.
Comece hoje a dizer:
"Eu sou seu irmão! E eu vou cuidar de você. Vou interceder por você, vou clamar por você, eu vou orar por você, te perdoar... Quando precisar de perdão eu vou liberar perdão. Eu vou te ajudar quando estiver em necessidade. Eu vou te visitar quando estiver enfermo ou precisando de uma visita, eu vou te amar, vou me calar quando precisar que eu ouça e vou orar por você para que nunca te falte forças! "
Somos uma igreja de cuidado.
Não importa como nos sentimos, não agiremos como nossos sentimentos querem, mas seremos como Jesus: nunca faltava cuidado da parte do Senhor para com ninguém. Ainda que você esteja chateado e preocupado, com medo, inseguro ou ansioso com alguma coisa, aprenda a colocar a sua dor no bolso e fazer o bem pelos outros: ore, ame e declare sempre palavras de fé como estas:
"Senhor eu clamo agora pela vida do meu irmão "Lázaro". A morte e o inferno estão furiosos investindo na vida dele, cuida Pai, ressuscita, cura, limpa de todos os seus pecados. Não me calarei até que ele seja levantado por Ti como objeto de louvor na terra e chamado por um novo nome, que a boca do Senhor dirá!"
Um soldado sempre está preparado para socorrer um outro que está ferido. E nós somos soldados de Cristo.
Quem sabe o diabo já veio na vida de algum Lázaro que você conheça para roubar, matar e destruir. Seja como o bom samaritano na vida de alguém. Cuide dele! Limpe as feridas, socorra, dê -lhe de comer. Ame-o! Cuide dele!
Nós temos que aprender a amar a nossa igreja e uns aos outros como Jesus amou.
No passado, a lei dizia: "Olho por olho, dente por dente!" Depois, mais à frente, Deus disse: "Ame o seu próximo como a ti mesmo!"
Mas quando Jesus veio, Ele subiu o padrão! Ele disse: "Amem-se assim como EU os amei!"
O padrão subiu muito! Não é mais para amar como eu me amo, mas é para amar como Jesus amou. E como é que Jesus amou? Jesus dava sua vida pelos seus amigos. Nós temos que dar a vida por aqueles que nós amamos, pela igreja. Nós temos que sofrer, pagar o preço por essas pessoas, amá-las ao ponto de entregar a nossa própria vida, entregar nossos bens, nosso tempo, nossos joelhos, nossas orações... Chorar pela vida das pessoas... este é o caminho do amor, o padrão que Jesus nos ensina.
Precisamos aprender também que para tudo há o Kairós de Deus - o tempo perfeito.
2) No momento certo Jesus curará o doente
5. Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro.
6. No entanto, quando ouviu falar que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava.
7. Depois disse aos seus discípulos: “Vamos voltar para a Judéia”.
8. Estes disseram: “Mestre, há pouco os judeus tentaram apedrejar-te, e assim mesmo vais voltar para lá?”
9. Jesus respondeu: “O dia não tem doze horas? Quem anda de dia não tropeça, pois vê a luz deste mundo.
10. Quando anda de noite, tropeça, pois nele não há luz”.
11. Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo”. (João, 11)
Diante do caos, da morte, das dificuldades nos relacionamentos, precisamos crer! Traga à sua memória aquilo que quer ver.
Se você foi humilhado, ofendido, traído ou trapaceado, experimente clamar a Jesus em favor deste que te entristeceu.
Muitas vezes nos irritamos com as atitudes das pessoas.
Mas, veja bem, a Bíblia compara a conversão com o nascimento. Não dá para exigir que um recém nascido ou que uma criança de pouca idade faça tudo certinho. As vezes, lá em casa, eu preciso ensinar a mesma lição à minha filha Ana Lyssa, várias e várias vezes! Quantas vezes leva dias e dias até que ela aprenda uma lição.
Paternidade exige paciência. Tempo para deixar crescer. E nossos irmãozinhos em Cristo precisam da nossa longanimidade enquanto crescem.
Alguém aqui conhece a lição da toalha lá em João 13?
Jesus primeiro fez, deu exmplo. Depois explicou e, por último, ainda perguntou: vocês entenderam a lição? Ou preciso explicar novamente? Ele estava disposto a revisar o conteúdo quantas vezes fossem necessárias.
Aprendam está lição com Jesus:
7. Respondeu Jesus: “Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá”.
(João, 13)
Ele nos deu a dica de que algumas lições seriam difíceis de entender logo de cara. Algumas levariam tempo, mas seus discípulos não deveriam desistir de ninguém pois "mais tarde..." no KAIRÓS de Deus seu discípulo entenderia.
Mas é se você tivesse desistido antes desse tempo chegar? Perderia a alegria que um pai tem ao ver seu filho crescendo.
Jesus é tão paciente conosco. Temos de ser também pacientes uns com os outros.
3) Quando houver queixas, fale com Jesus
17. Ao chegar, Jesus verificou que Lázaro já estava no sepulcro havia quatro dias.
20. Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando, foi encontrá-lo, mas Maria ficou em casa.
21. Disse Marta a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.
22. Mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires”.
23. Disse-lhe Jesus: “O seu irmão vai ressuscitar”.
24. Marta respondeu: “Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia”.
25. Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;
26. e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?”
27. Ela lhe respondeu: “Sim, Senhor, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”.
28. E depois de dizer isso, foi para casa e, chamando à parte Maria, disse-lhe: “O Mestre está aqui e está chamando você”.
29. Ao ouvir isso, Maria levantou-se depressa e foi ao encontro dele.
30. Jesus ainda não tinha entrado no povoado, mas estava no lugar onde Marta o encontrara.
32. Chegando ao lugar onde Jesus estava e vendo-o, Maria prostrou-se aos seus pés e disse: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido”. (João, 11)
Nós vivemos num mundo que nos fere de muitas formas. Mas, uma coisa eu tenho aprendido é : a melhor decisão a se tomar diante de qualquer circunstância ainda é orar.
A Bíblia nos diz isso:
13. Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores.
14. Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor.
15. A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado.
16. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.
(Tiago, 5)
Nós só venceremos problemas humanos e problemas de ordem maligna, sobrenaturalmente!
NÃO É é NATURAL quando você está aflito dobrar seus joelhos para orar, isso NÃO é natural, mas uma atitude SOBRENATURAL. Comece a viver o sobrenatural de Deus nas pequenas coisas! Mesmo em meio às lágrimas, experimente orar, não murmurar.
Queremos tanto viver o sobrenatural de Deus. A Bíblia diz que o amor está acima do falar em línguas, dos milagres, é o que diz 1 Coríntios 13.
Você não precisa esperar ter sonhos e visões para viver o sobrenatural de Deus. Comece a andar no sobrenatural pedindo e liberando perdão. Não fofocando. Não mentindo. Amando seus filhos, seu cônjuge, seus vizinhos, e seus irmãos da igreja. Defenda a sua igreja e não permita que ninguém a difame.
Se um dia alguém vier falar mal de um irmão seu na fé, defenda-o, diga: vamos orar por ele e não maldizer. Seja corajoso para dizer a coisa certa. Isto é viver o sobrenatural! É viver o céu na terra!
Em meio ao desespero, experimente se queixar para Jesus, e falar para Ele: "Se o Senhor estivesse aqui meu irmão não estaria assim!" Comece a falar para Jesus das suas dores, dessas angústias. Experimente conversar com Ele. Diga o que te aflige e te deixa ansioso, até que o Senhor console o seu coração. Faça o que for necessário mas não fique se queixando para as pessoas, derramando sobre elas os seus juízos, as suas críticas, palavras negativas ou depreciativas. Fale para Jesus! Todas as vezes que você entregar as suas aflições para Jesus, Ele sempre terá uma palavra de vida para te entregar em lugar da sua dor. O texto lido diz que Jesus disse a Marta: "Marta, não lhe disse que se você cresse veria a glória de Deus?"
Foi preciso que Jesus dissesse isso duas vezes para ela entender! A dor era tão forte que ela não ouviu na primeira vez. Só na segunda vez Marta entendeu. E ela se apropriou daquela palavra pela fé, o seu irmão ainda não havia ressuscitado, mas ela já cria na sua ressurreição, porque Jesus disse: "Creia para ver!" E foi o que aconteceu. Por que Marta creu, Jesus cumpriu o que havia prometido. Jesus investiu em Marta, não a difamou, a incentivou: "Tão somente creia!"
Aquilo que Deus tem prometido para você naqueles momentos de angústia e dor, aquilo que Ele tem em Seu amoroso e doce coração é o que vai se derramar para o seu! As suas dores, as suas angústias, podem ter um fim, antes mesmo das circunstâncias serem mudadas. As suas angústias podem ter um fim antes mesmo do dinheiro ser creditado na sua conta. E antes daquele seu parente ser transformado por Jesus, as suas angústias podem terminar. Você pode confiar que Deus vai converter, vai salvar aqueles por quem você tem orado, antes mesmo de você o ver respondendo suas respostas. Podemos ser transformados pela palavra que Jesus nos tem dito, pela fé. Podemos receber sua paz. Trocar de fardo. Deixar com Ele o que nos é pesado e vencer.
Hoje é dia de se apropriar, pela fé, daquilo que Jesus disse que faria. Hoje é dia de crer que Deus fará tudo o que prometeu a você porque Ele é fiel e não falha!
Todas as vezes que você sofre, Ele sofre com você.
Maria estava chorando e o texto diz que "Jesus se comoveu profundamente" e chegou ao ponto de chorar com os que choravam. Jesus sente as tuas dores, as suas angústias, Ele sente. Ele sabe como é. Ele é o seu Sumo Sacerdote. A Bíblia fala lá em Hebreus 4:15 que nós não temos um sumo sacerdote que não sabe se compadecer, muito pelo contrário, Ele passou por todas essas aflições, e sabe o que nós sentimos. Sabe das nossas dores. É para Ele que devemos correr em todos os momentos.
O plano do diabo é fazer com que você se revolte contra as circunstâncias, contra o governo, contra pessoas, contra seu patrão, mas o plano de Deus para você é outro: "Venha para os meus pés, se derrame aos meus pés, faça do seu coração um rio que vai desaguar em mim e eu te darei o alívio, o descanso que precisa. Derrame seu coração aos pés do Senhor!
4) Removam os impecílios humanos - preparem o ambiente para o milagre
39. “Tirem a pedra”, disse ele. Disse Marta, irmã do morto: “Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias”.
40. Disse-lhe Jesus: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?”
41. Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: “Pai, eu te agradeço porque me ouviste.
42. Eu sei que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste”.
43. Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: “Lázaro, venha para fora!” (João, 11)
Quais são as pedras que Jesus já lhe disse para remover?
Para que Lázaro ressuscitasse era necessário que, antes, tirassem a pedra.
Quem sabe há em sua vida "Lázaros" necessitando que você remova pedras de orgulho para que ressuscitem. Retire as pedras! Se havia em seu coração amarguras contra algum Lázaro, raiva, inveja, ciúmes... Jesus te diz: "Tire a pedra agora e Lázaro ressuscitará!
5) Cuidem dele
44. O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho e o rosto envolto num pano. Disse-lhes Jesus: “Tirem as faixas dele e deixem-no ir”.
45. Muitos dos judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que Jesus fizera, creram nele.
(João, 11)
Jesus operou o milagre da ressurreição, mas duas coisas Ele não fez, mas incuba a igreja: tirem a pedra e tirem as faixas dele.
O Espírito me ensinou que está atitude é para quem ama de verdade. Sair do comodismo para ajudar Lázaro não é para qualquer um. A maioria quer ficar no lugar mais cômodo.
Mas o chamado de Deus para você meu irmão é para se envolver com a ressurreição de Lázaro.
O discipulado um a um, é que ensinará os "Lázaros" a andarem em liberdade.
Quantas vezes não entendemos porque os pequenos ou novos convertidos agem como agem. Se chateiam por qualquer coisa, rompem, choram, desanimam... e nós, que os amamos muito, na tentativa de ajudar, muitas vezes estragamos tudo quando dizemos: "Vai Lázaro! Anda! Pula Lázaro! Dá o dízimo Lázaro! Canta Lázaro! Cresce Lázaro!
E Lázaro está lá... cheio de faixas. Não pode adorar. Esteve morto há dias. Não sabe como fazer... ele quer, mas não sabe como.
É no discipulado um a um que o discupulador irá ensinar Lázaro a tirar as faixas da frieza e do pecado. Lázaro irá tirar as faixas que lhe impedem de enxergar direito. Lázaro quer ler a Bíblia mas não entende! Agora é o momento do discipulador ser como Felipe: correr até a carruagem daquele "Lázaro" - que era o eunuco - e perguntar: "Você entende o que está lendo? Se não, deixa eu te explicar?" Agora é o momento do discipulador ajudar Lázaro a tirar as faixas dos ouvidos, dos pés, das pernas, para que ele aprenda a caminhar livremente.
Não adianta dizer para quem está todo enfaixado: "aja como alguém livre!" O máximo que ele vai poder fazer é chorar e reagir de uma maneira carnal, porque ainda não sabe como fazer, precisa de ajuda! Aprenda a cuidar de Lázaro - daquele que acabou de ressuscitar, daquele que estava morto no pecado e acabou de ser ressuscitado por Jesus.
Para concluir:
É meu irmão! Devo amá - lo como Jesus ama e nos ensina a amar em João 13:1: "amar até o fim."
Eu vou amar até o fim. Até ver consolidado. Vou amar quando nascer e for um bebezinho chorão, vou amar quando estiver engatinhando, vou amar quando estiver dando os primeiros passos: caindo e levantando. Eu não abandonarei Lázaro!
Eu vou clamar por ele, eu vou chorar por ele, eu vou andar junto, vou discipular. Vou chorar quando ele chorar e me alegrar nas suas alegrias, estarei com ele... até vê - lo ressuscitar!
Até que a doce voz de Jesus possa bradar: "Lázaro, vem para fora! Chegou a sua vez de interceder por outros que adoeceram e morreram!"
Um dia alguém investiu em sua vida através de orações, jejuns, palavras proféticas, lágrimas e clamores. Clamou até ver suas escamas caírem e você ser totalmente transportado da morte para a vida. Agora é a sua hora! Deus esta chamando hoje aqui Lázaros para tornarem-se discipuladores que irão cuidar de vidas enfermas, que estão atravessando o vale da sombra da morte.
Quem obedecerá? Quem sairá para fora?
Diga: "eis - me aqui!"
Salmo 81
1. Cantem de alegria a Deus, nossa força; aclamem o Deus de Jacó!
2. Comecem o louvor, façam ressoar o tamborim, toquem a lira e a harpa melodiosa.
3. Toquem a trombeta na lua nova e no dia de lua cheia, dia da nossa festa;
4. porque este é um decreto para Israel, uma ordenança do Deus de Jacó,
5. que ele estabeleceu como estatuto para José, quando atacou o Egito. Ali ouvimos uma língua que não conhecíamos. (Salmos 81)
1) Comece a cantar!
Se alegrar no Senhor é um imperativo, uma ordem!
"Este é um decreto para Israel - a igreja - uma ordenança do Deus de Jacó..." (Salmo 81:4)
"Cantem de alegria a Deus nossa força... Comecem o louvor... façam ressoar o tamborim... toquem a lira e a harpa melodiosa...
Toquem a trombeta..." (Salmo 81:1-2)
Comece agora a cantar e louvar ao Senhor. Sobre todo o mal Deus está. Acima de tudo Ele é. Forte e poderoso é o nosso Deus.
Não importa a confusão que foi criada, Deus colocará cada coisa em seu lugar enquanto você louva. A Palavra de Deus se cumprirá e Deus executará vingança contra os seus inimigos. Estes inimigos querem te convencer que o seu problema são as pessoas. Seu colega de trabalho, escola ou ministério, alguém da sua família, enfim. Louvar a Deus irá colocar os nossos olhos no lugar certo e nos dará discernimento para saber contra quem realmente devemos lutar.
22. QUANDO COMEÇARAM A CANTAR E A ENTOAR LOUVORES, O SENHOR PREPAROU EMBOSCADAS CONTRA OS HOMENS de Amom, de Moabe e dos montes de Seir, que estavam invadindo Judá, E ELES FORAM DERROTADOS.
(2 Crônicas, 20)
Comece agora a louvar!
2) O seu peso será removido!
6. Ele diz: “Tirei o peso dos seus ombros; suas mãos ficaram livres dos cestos de cargas.
7. Na sua aflição vocês clamaram e eu os livrei, do esconderijo dos trovões lhes respondi; eu os pus à prova nas águas de Meribá. (Salmo 81)
Não importa quão pesado esteja este fardo. Quão impossível ou desesperador, na sua aflição, clame! E Deus o livrará desse fardo pesado e destruidor. O propósito do inimigo é te oprimir , te destruir até te levar à morte dos seus sonhos, morte da sua família e afastamento total de Deus.
O propósito do diabo é aprisionar sua mente, seus olhos, seus pés, suas mãos, seu coração. Colocar peso tal em seus ombros até te fazer parar a caminhada.
Enquanto Deus diz: "Abra a sua boca, e eu o alimentarei.", o diabo deseja fechar todas as portas que te levem a uma vida abundante. Todos os vícios são uma investida maligna para fazer do homem alguém egoísta e que se afasta gradualmente de Deus, dos pais, da Bíblia, da oração, das autoridades, dos princípios, enfim.
Não sei qual peso está em seus ombros, mas uma coisa é certa: comece agora a cantar, louvar e clamar e Deus removerá todo fardo pesado e te trará de volta ao caminho da liberdade.
Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas palavras.
3) Sem obediência não há livramento
8. “Ouça, meu povo, as minhas advertências; SE tão-somente você me escutasse, ó Israel!
9. Não tenha deus estrangeiro no seu meio; não se incline perante nenhum deus estranho.
10. Eu sou o Senhor, o seu Deus, que o tirei da terra do Egito. Abra a sua boca, e eu o alimentarei.
11. “Mas o meu povo não quis ouvir-me; Israel não quis obedecer-me.
12. POR ISSO os entreguei ao seu coração obstinado, para seguirem os seus próprios planos.
13. “SE o meu povo apenas me ouvisse, SE Israel seguisse os meus caminhos,
14. com rapidez eu subjugaria os seus inimigos e voltaria a minha mão contra os seus adversários!
15. Os que odeiam o Senhor se renderiam diante dele, e receberiam um castigo perpétuo.
16. Mas eu sustentaria Israel com o melhor trigo, e com o mel da rocha eu o satisfaria”.
(Salmo 81)
Deus tem livramento para o seu povo, tem o melhor desta terra: O melhor trigo, mel extraído da rocha, ou seja, provisão de lugares improváveis. Mas é preciso que o Israel de Deus queira abrir bem a sua boca para que os céus possam prover.
"Abrir bem a boca" significa depender de Deus, confiar que de uma pedra - de onde seria impossível - Deus pode suprir e melhor, nos satisfazer.
Só Deus faz com que nosso homem interior se aquiete e encontre a paz.
Há alguns passos para recebermos o livramento dos céus. São passos de obediência que gerarão o nosso milagre.
Este salmo nos mostra algo muito sério. Há uma condição, um caminho até o milagre ou livramento:
1) Comece a cantar!
2) E seu peso será tirado
3) Então haverá livramento e provisão
Uma coisa não acontecerá sem a outra. E tudo isso depende completamente da fé. Fé para cantar em meio a dor e as guerras. Fé para crer que todo o peso e toda a culpa será tirada e fé para crer que o Senhor proverá para você o necessário.
Louve e cante o tempo todo. Enquanto louva ao Senhor, o seu fardo é removido e o que é impossível - mel sair da rocha - o Senhor fará!
Eu vou crer.
Abro bem a minha boca para louvar e sei que a provisão virá!
Abra bem a sua boca para louvar e o Senhor a encherá do mel que virá da rocha.
Aleluia.
2. Comecem o louvor, façam ressoar o tamborim, toquem a lira e a harpa melodiosa.
3. Toquem a trombeta na lua nova e no dia de lua cheia, dia da nossa festa;
4. porque este é um decreto para Israel, uma ordenança do Deus de Jacó,
5. que ele estabeleceu como estatuto para José, quando atacou o Egito. Ali ouvimos uma língua que não conhecíamos. (Salmos 81)
1) Comece a cantar!
Se alegrar no Senhor é um imperativo, uma ordem!
"Este é um decreto para Israel - a igreja - uma ordenança do Deus de Jacó..." (Salmo 81:4)
"Cantem de alegria a Deus nossa força... Comecem o louvor... façam ressoar o tamborim... toquem a lira e a harpa melodiosa...
Toquem a trombeta..." (Salmo 81:1-2)
Comece agora a cantar e louvar ao Senhor. Sobre todo o mal Deus está. Acima de tudo Ele é. Forte e poderoso é o nosso Deus.
Não importa a confusão que foi criada, Deus colocará cada coisa em seu lugar enquanto você louva. A Palavra de Deus se cumprirá e Deus executará vingança contra os seus inimigos. Estes inimigos querem te convencer que o seu problema são as pessoas. Seu colega de trabalho, escola ou ministério, alguém da sua família, enfim. Louvar a Deus irá colocar os nossos olhos no lugar certo e nos dará discernimento para saber contra quem realmente devemos lutar.
22. QUANDO COMEÇARAM A CANTAR E A ENTOAR LOUVORES, O SENHOR PREPAROU EMBOSCADAS CONTRA OS HOMENS de Amom, de Moabe e dos montes de Seir, que estavam invadindo Judá, E ELES FORAM DERROTADOS.
(2 Crônicas, 20)
Comece agora a louvar!
2) O seu peso será removido!
6. Ele diz: “Tirei o peso dos seus ombros; suas mãos ficaram livres dos cestos de cargas.
7. Na sua aflição vocês clamaram e eu os livrei, do esconderijo dos trovões lhes respondi; eu os pus à prova nas águas de Meribá. (Salmo 81)
Não importa quão pesado esteja este fardo. Quão impossível ou desesperador, na sua aflição, clame! E Deus o livrará desse fardo pesado e destruidor. O propósito do inimigo é te oprimir , te destruir até te levar à morte dos seus sonhos, morte da sua família e afastamento total de Deus.
O propósito do diabo é aprisionar sua mente, seus olhos, seus pés, suas mãos, seu coração. Colocar peso tal em seus ombros até te fazer parar a caminhada.
Enquanto Deus diz: "Abra a sua boca, e eu o alimentarei.", o diabo deseja fechar todas as portas que te levem a uma vida abundante. Todos os vícios são uma investida maligna para fazer do homem alguém egoísta e que se afasta gradualmente de Deus, dos pais, da Bíblia, da oração, das autoridades, dos princípios, enfim.
Não sei qual peso está em seus ombros, mas uma coisa é certa: comece agora a cantar, louvar e clamar e Deus removerá todo fardo pesado e te trará de volta ao caminho da liberdade.
Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas palavras.
3) Sem obediência não há livramento
8. “Ouça, meu povo, as minhas advertências; SE tão-somente você me escutasse, ó Israel!
9. Não tenha deus estrangeiro no seu meio; não se incline perante nenhum deus estranho.
10. Eu sou o Senhor, o seu Deus, que o tirei da terra do Egito. Abra a sua boca, e eu o alimentarei.
11. “Mas o meu povo não quis ouvir-me; Israel não quis obedecer-me.
12. POR ISSO os entreguei ao seu coração obstinado, para seguirem os seus próprios planos.
13. “SE o meu povo apenas me ouvisse, SE Israel seguisse os meus caminhos,
14. com rapidez eu subjugaria os seus inimigos e voltaria a minha mão contra os seus adversários!
15. Os que odeiam o Senhor se renderiam diante dele, e receberiam um castigo perpétuo.
16. Mas eu sustentaria Israel com o melhor trigo, e com o mel da rocha eu o satisfaria”.
(Salmo 81)
Deus tem livramento para o seu povo, tem o melhor desta terra: O melhor trigo, mel extraído da rocha, ou seja, provisão de lugares improváveis. Mas é preciso que o Israel de Deus queira abrir bem a sua boca para que os céus possam prover.
"Abrir bem a boca" significa depender de Deus, confiar que de uma pedra - de onde seria impossível - Deus pode suprir e melhor, nos satisfazer.
Só Deus faz com que nosso homem interior se aquiete e encontre a paz.
Há alguns passos para recebermos o livramento dos céus. São passos de obediência que gerarão o nosso milagre.
Este salmo nos mostra algo muito sério. Há uma condição, um caminho até o milagre ou livramento:
1) Comece a cantar!
2) E seu peso será tirado
3) Então haverá livramento e provisão
Uma coisa não acontecerá sem a outra. E tudo isso depende completamente da fé. Fé para cantar em meio a dor e as guerras. Fé para crer que todo o peso e toda a culpa será tirada e fé para crer que o Senhor proverá para você o necessário.
Louve e cante o tempo todo. Enquanto louva ao Senhor, o seu fardo é removido e o que é impossível - mel sair da rocha - o Senhor fará!
Eu vou crer.
Abro bem a minha boca para louvar e sei que a provisão virá!
Abra bem a sua boca para louvar e o Senhor a encherá do mel que virá da rocha.
Aleluia.
*Primeiro dia de um jejum de 7 dias 24/02/2017*
1. “Grite alto, não se contenha! Levante a voz como trombeta. Anuncie ao meu povo a rebelião dele, e à comunidade de Jacó, os seus pecados.
2. Pois dia a dia me procuram; parecem desejosos de conhecer os meus caminhos, como se fossem uma nação que faz o que é direito e que não abandonou os mandamentos do seu Deus. Pedem-me decisões justas e parecem desejosos de que Deus se aproxime deles.
(Isaías, 58)
A Septuaginta traduziu “Grite alto", para o grego "anaboeson", cuja raíz significa chorar...
Mais do que palavras, trata-se de um rasgar do coração, do levantar do profeta, antes calado, para denunciar o que é errado e estabelecer o que é justo e santo.
No dia em que você clamar, será derramado sobre a terra um espírito que mudará os corações endurecidos pelo pecado: *"E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e se lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho."*
*(Zacarías 12:10)*
Grite alto, não se contenha! Levante a voz como trombeta. Anuncie ao meu povo a rebelião dele...
Clame, Grite, chore, berre, até ser ouvido. O Espírito clama para que esse clamor esteja no profeta até que todo o povo seja alcançado e nocaoteado por esse clamor.
"Levanta tua voz como a trombeta” – a palavra para trombeta no original hebraico é shophar, e quer dizer “chifre de carneiro”. O chifre significa autoridade, poder, força.
Levante-se como profeta onde você estiver e assuma, em Cristo, a sua autoridade agora.
Onde havia morte profetize a vida! Onde havia doenças e enfermidades levante a tua voz como trombeta contra todo este mal. Profetize ao espírito do cansado e do que perdeu o vigor; profetize!
9. A seguir Ele me disse: “Profetize ao espírito (- homem interior); profetize, filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano, o Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam”.
(Ezequiel 37)
Espírito Santo, Santo, Santo, Santo... sopra! Sopra dentro desse morto! Sopra! Faz a brasa acender de novo e queimar, queimar, queimar, até que só Tu me tenhas e eu a Ti.
Jejue hoje e passe o dia profetizando a vida de Deus sobre você. Sobre sua vizinhança. Sobre sua cidade e sobre o Brasil.
*Espiritual:* Começar o dia apresentando seus planos da semana para Deus. Leia Isaías 58.
*Relacional:* Contatar um familiar ou amigo com quem você não fala há muito tempo.
*Jejum:* Não coma nenhum tipo de doce.
1. “Grite alto, não se contenha! Levante a voz como trombeta. Anuncie ao meu povo a rebelião dele, e à comunidade de Jacó, os seus pecados.
2. Pois dia a dia me procuram; parecem desejosos de conhecer os meus caminhos, como se fossem uma nação que faz o que é direito e que não abandonou os mandamentos do seu Deus. Pedem-me decisões justas e parecem desejosos de que Deus se aproxime deles.
(Isaías, 58)
A Septuaginta traduziu “Grite alto", para o grego "anaboeson", cuja raíz significa chorar...
Mais do que palavras, trata-se de um rasgar do coração, do levantar do profeta, antes calado, para denunciar o que é errado e estabelecer o que é justo e santo.
No dia em que você clamar, será derramado sobre a terra um espírito que mudará os corações endurecidos pelo pecado: *"E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e se lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho."*
*(Zacarías 12:10)*
Grite alto, não se contenha! Levante a voz como trombeta. Anuncie ao meu povo a rebelião dele...
Clame, Grite, chore, berre, até ser ouvido. O Espírito clama para que esse clamor esteja no profeta até que todo o povo seja alcançado e nocaoteado por esse clamor.
"Levanta tua voz como a trombeta” – a palavra para trombeta no original hebraico é shophar, e quer dizer “chifre de carneiro”. O chifre significa autoridade, poder, força.
Levante-se como profeta onde você estiver e assuma, em Cristo, a sua autoridade agora.
Onde havia morte profetize a vida! Onde havia doenças e enfermidades levante a tua voz como trombeta contra todo este mal. Profetize ao espírito do cansado e do que perdeu o vigor; profetize!
9. A seguir Ele me disse: “Profetize ao espírito (- homem interior); profetize, filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano, o Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam”.
(Ezequiel 37)
Espírito Santo, Santo, Santo, Santo... sopra! Sopra dentro desse morto! Sopra! Faz a brasa acender de novo e queimar, queimar, queimar, até que só Tu me tenhas e eu a Ti.
Jejue hoje e passe o dia profetizando a vida de Deus sobre você. Sobre sua vizinhança. Sobre sua cidade e sobre o Brasil.
*Espiritual:* Começar o dia apresentando seus planos da semana para Deus. Leia Isaías 58.
*Relacional:* Contatar um familiar ou amigo com quem você não fala há muito tempo.
*Jejum:* Não coma nenhum tipo de doce.
1. Era o quinto dia do quarto mês do trigésimo ano, e eu estava entre os EXILADOS, junto ao rio Quebar. Abriram-se os céus, e eu tive visões de Deus.
(Ezequiel, 1)
Mesmo presos, exilados, em um cativeiro, os céus podem se abrir, podemos ver o Senhor.
Nele está a nossa salvação, aquilo que parece impossível Ele pode fazer... dos céus envia milagres poderosos só para nos salvar.
1. No ano em que o rei Uzias MORREU, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo.
(Isaías, 6)
Eu posso ver o Senhor em meio a dor, a morte e o luto. A dor não diminuirá a Sua presença em mim.
A morte não ditará a minha realidade.
O poder flui do céu pra mim. Nunca da morte e da dor.
Seja no exílio, no luto, muito atarefada como Maria, seja como for, eu O verei! Eu escolho vê-Lo!
(Ezequiel, 1)
Mesmo presos, exilados, em um cativeiro, os céus podem se abrir, podemos ver o Senhor.
Nele está a nossa salvação, aquilo que parece impossível Ele pode fazer... dos céus envia milagres poderosos só para nos salvar.
1. No ano em que o rei Uzias MORREU, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo.
(Isaías, 6)
Eu posso ver o Senhor em meio a dor, a morte e o luto. A dor não diminuirá a Sua presença em mim.
A morte não ditará a minha realidade.
O poder flui do céu pra mim. Nunca da morte e da dor.
Seja no exílio, no luto, muito atarefada como Maria, seja como for, eu O verei! Eu escolho vê-Lo!
*Guiados pelo Espírito*
(03:06 am)
*Ezequiel 37:*
*Introdução:*
1. A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos. (Ezequiel 37)
"O Espirito me levou..."
O coração de Deus bate por almas. Ele sempre irá nos levar para perto de pessoas necessitadas de vida, de ressurreição e renovo.
"Por seu Espírito Ele me levou a um vale cheio de ossos."
É incrível onde o Senhor quer nos levar. Onde Ele quer ir...
Jesus quis estar no tanque de Betesda enquanto todos festejavam (João 5).
Enquanto os discípulos foram comprar comida, Ele quis esperar no poço por aquela samaritana. (João 4)
Ele gostava de estar com gente humilde e multiplicou os pães para multidões assim.
Esteve com Marta e Maria no luto. (João 11)
Há tantos outros exemplos de nosso Mestre abrindo mão do conforto para estar em "vales cheios de ossos secos". Temos muito a crescer na graça, no conhecimento, no amor e no cuidado!
Veja o caráter de Jesus. Ele deseja nos dar esse mesmo amor que vai até os vales!
Mas, saibam, meus queridos, só podemos ir à lugares assim guiados pelo Espírito.
Você e eu não iríamos para estes lugares por vontade própria. Nossa carne não gosta. Isto é algo sobrenatural!
Você deseja viver o sobrenatural de Deus? Experimente ir ao Vale de ossos secos... vá onde o Espírito quer te levar!
*1) Não interessa o que você pode ver*
2. Ele me levou de um lado para outro, e *pude ver* que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos.
3. Ele me perguntou: “Filho do homem, estes ossos poderão tornar a viver?” Eu respondi: “Ó Soberano Senhor, só tu o sabes”.(Ezequiel 37)
Nossa visão é limitada! Nós vemos os impossíveis, o difícil, o vício, os anos fazendo daquele jeito; veja que os ossos estavam muito secos, é o que diz a Palavra. Isto significa que há anos e anos estavam mortos e daquele jeito. Humanamente falando, não havia mais esperança. Mas Deus não vê como o homem. O homem vê o natural, Deus o sobrenatural. E o homem guiado pelo Espírito pode fazer o natural se transformar num milagre sobre o que é natural.
Comece a pedir ao Espírito que toque em sua visão e te dê olhos espirituais para enxergar este vale de ossos secos como um lugar propício para os milagres!
*2) Somente profetize!*
4. Então ele me disse: “Profetize a estes ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor !
(...)
9. A seguir ele me disse: “Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano, o Senhor : Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam”.
(Ezequiel 37)
As vezes o Vale pode ser um lugar desconhecido - lá Deus vai te levar e te usar. Ou este Vale pode ser a sua casa, onde Deus quer te ensinar a profetizar.E haverá momentos onde você terá de impor as mãos sobre si mesmo e clamar:
*"Venha desde os quatro ventos, ó Espírito, e sopre dentro desse morto, para que viva!!!!”*
O Senhor tem me falado muito sobre as palavras.
Não vemos mais ressurreição dos ossos secos porque temos profetizado morte e não vida. Medo e não paz. Derrota e não vitória.
É tempo de ver como Deus vê, de falar como Deus fala e de fazer o que Jesus faria em nosso lugar.
Jesus não maltrataria .
Jesus não mentiria .
Jesus não falaria coisas más a respeito de alguém e da igreja.
Profetize vida sobre as doenças, sobre a miséria, sobre as dúvidas, sobre suas impossibilidades. Profetiza!!!
*3) O que Ele diz sobre mim, verdadeiramente, é o que importa*
5. Assim diz o Soberano, o Senhor, a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida.
6. Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor ”.
Se Deus disse que fará, eu vou crer!
Comece a declarar agora:
"Eu olharei para Ti meu Senhor! Tu ds maior que qualquer muralha! Eu creio que Tu estás criando em mim, ó Deus, um espírito inabalável, um coração puro e derramando sobre mim um espírito de ação de graças e de súplicas."
*4) Quando você vai obedecer a ordem recebida?*
7. E eu profetizei conforme a ordem recebida. Enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso.
8. Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele; mas não havia espírito neles.
10. Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram em pé. Era um exército enorme!
Deus já disse o que você tem de fazer, você sabe o que é, agora, quando é que você vai obedecer?
Para alguns aqui Deus está falando: "se cale!" Para outros: "fale!"
"O tempo certo" - Eclesiastes 3 - chegou na sua vida!
Quando você obedecer, irá ver o mar se abrir, o pão multiplicar, o perdão fluir, a cura vir e a morte dar lugar a vida!
*5) Um coração sem esperança é um coração preparado para morrer*
11. Então ele me disse: “Filho do homem, estes ossos são toda a nação de Israel. Eles DIZEM: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança desvaneceu-se; fomos exterminados’.
12. Por isso profetize e diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor : Ó meu povo, vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel.
13. E quando eu abrir os seus túmulos e os fizer sair, vocês, meu povo, saberão que eu sou o Senhor .
14. Porei o meu Espírito em vocês e vocês viverão, e eu os estabelecerei em sua própria terra. Então vocês saberão que eu, o Senhor, falei, e fiz. Palavra do Senhor ”.
(Ezequiel, 37)
Sonde agora seu coração.
O verso 11 diz: "Então ele me disse: “Filho do homem, estes ossos são toda a nação de Israel. *Eles DIZEM:"*
O que eles dizem?
E o que você tem dito?
Há esperança para você? Você pode crer?
Se formos olhar para a nossa realidade, não há mesmo esperança! Como o profeta Isaías dizemos: "Ai de mim! Estou perdido!"
Mas os nossos olhos estão postos no doce Espírito, que é poderoso para fazer viver o que já morreu e ressuscitar onde não há mais esperança.
Veja que diante do caos era necessário apenas uma coisa: um profeta para profetizar sobre o caos:
*Por isso profetize e diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor : Ó meu povo, vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel.
13. E quando eu abrir os seus túmulos e os fizer sair, vocês, meu povo, saberão que eu sou o Senhor .
14. Porei o meu Espírito em vocês e vocês viverão, e eu os estabelecerei em sua própria terra. Então vocês saberão que eu, o Senhor, falei, e fiz. Palavra do Senhor ”.*
O dia em que você abrir seus lábios para profetizar, os túmulos se abrirão, surdos ouvirão, cegos verão, aleijados andarão, o manco será curado e o que andava voará alto como a águia, mas isso tudo ainda não é o melhor!
O melhor está aqui:
*"Vocês, meu povo, saberão que EU sou o Senhor!"*
E, se eu sei quem é o Senhor, nenhum outro domínio mais terá poder sobre mim!!!
Aleluiaaaaaaaaaa
(03:06 am)
*Ezequiel 37:*
*Introdução:*
1. A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos. (Ezequiel 37)
"O Espirito me levou..."
O coração de Deus bate por almas. Ele sempre irá nos levar para perto de pessoas necessitadas de vida, de ressurreição e renovo.
"Por seu Espírito Ele me levou a um vale cheio de ossos."
É incrível onde o Senhor quer nos levar. Onde Ele quer ir...
Jesus quis estar no tanque de Betesda enquanto todos festejavam (João 5).
Enquanto os discípulos foram comprar comida, Ele quis esperar no poço por aquela samaritana. (João 4)
Ele gostava de estar com gente humilde e multiplicou os pães para multidões assim.
Esteve com Marta e Maria no luto. (João 11)
Há tantos outros exemplos de nosso Mestre abrindo mão do conforto para estar em "vales cheios de ossos secos". Temos muito a crescer na graça, no conhecimento, no amor e no cuidado!
Veja o caráter de Jesus. Ele deseja nos dar esse mesmo amor que vai até os vales!
Mas, saibam, meus queridos, só podemos ir à lugares assim guiados pelo Espírito.
Você e eu não iríamos para estes lugares por vontade própria. Nossa carne não gosta. Isto é algo sobrenatural!
Você deseja viver o sobrenatural de Deus? Experimente ir ao Vale de ossos secos... vá onde o Espírito quer te levar!
*1) Não interessa o que você pode ver*
2. Ele me levou de um lado para outro, e *pude ver* que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos.
3. Ele me perguntou: “Filho do homem, estes ossos poderão tornar a viver?” Eu respondi: “Ó Soberano Senhor, só tu o sabes”.(Ezequiel 37)
Nossa visão é limitada! Nós vemos os impossíveis, o difícil, o vício, os anos fazendo daquele jeito; veja que os ossos estavam muito secos, é o que diz a Palavra. Isto significa que há anos e anos estavam mortos e daquele jeito. Humanamente falando, não havia mais esperança. Mas Deus não vê como o homem. O homem vê o natural, Deus o sobrenatural. E o homem guiado pelo Espírito pode fazer o natural se transformar num milagre sobre o que é natural.
Comece a pedir ao Espírito que toque em sua visão e te dê olhos espirituais para enxergar este vale de ossos secos como um lugar propício para os milagres!
*2) Somente profetize!*
4. Então ele me disse: “Profetize a estes ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor !
(...)
9. A seguir ele me disse: “Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano, o Senhor : Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam”.
(Ezequiel 37)
As vezes o Vale pode ser um lugar desconhecido - lá Deus vai te levar e te usar. Ou este Vale pode ser a sua casa, onde Deus quer te ensinar a profetizar.E haverá momentos onde você terá de impor as mãos sobre si mesmo e clamar:
*"Venha desde os quatro ventos, ó Espírito, e sopre dentro desse morto, para que viva!!!!”*
O Senhor tem me falado muito sobre as palavras.
Não vemos mais ressurreição dos ossos secos porque temos profetizado morte e não vida. Medo e não paz. Derrota e não vitória.
É tempo de ver como Deus vê, de falar como Deus fala e de fazer o que Jesus faria em nosso lugar.
Jesus não maltrataria .
Jesus não mentiria .
Jesus não falaria coisas más a respeito de alguém e da igreja.
Profetize vida sobre as doenças, sobre a miséria, sobre as dúvidas, sobre suas impossibilidades. Profetiza!!!
*3) O que Ele diz sobre mim, verdadeiramente, é o que importa*
5. Assim diz o Soberano, o Senhor, a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida.
6. Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor ”.
Se Deus disse que fará, eu vou crer!
Comece a declarar agora:
"Eu olharei para Ti meu Senhor! Tu ds maior que qualquer muralha! Eu creio que Tu estás criando em mim, ó Deus, um espírito inabalável, um coração puro e derramando sobre mim um espírito de ação de graças e de súplicas."
*4) Quando você vai obedecer a ordem recebida?*
7. E eu profetizei conforme a ordem recebida. Enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso.
8. Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele; mas não havia espírito neles.
10. Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram em pé. Era um exército enorme!
Deus já disse o que você tem de fazer, você sabe o que é, agora, quando é que você vai obedecer?
Para alguns aqui Deus está falando: "se cale!" Para outros: "fale!"
"O tempo certo" - Eclesiastes 3 - chegou na sua vida!
Quando você obedecer, irá ver o mar se abrir, o pão multiplicar, o perdão fluir, a cura vir e a morte dar lugar a vida!
*5) Um coração sem esperança é um coração preparado para morrer*
11. Então ele me disse: “Filho do homem, estes ossos são toda a nação de Israel. Eles DIZEM: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança desvaneceu-se; fomos exterminados’.
12. Por isso profetize e diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor : Ó meu povo, vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel.
13. E quando eu abrir os seus túmulos e os fizer sair, vocês, meu povo, saberão que eu sou o Senhor .
14. Porei o meu Espírito em vocês e vocês viverão, e eu os estabelecerei em sua própria terra. Então vocês saberão que eu, o Senhor, falei, e fiz. Palavra do Senhor ”.
(Ezequiel, 37)
Sonde agora seu coração.
O verso 11 diz: "Então ele me disse: “Filho do homem, estes ossos são toda a nação de Israel. *Eles DIZEM:"*
O que eles dizem?
E o que você tem dito?
Há esperança para você? Você pode crer?
Se formos olhar para a nossa realidade, não há mesmo esperança! Como o profeta Isaías dizemos: "Ai de mim! Estou perdido!"
Mas os nossos olhos estão postos no doce Espírito, que é poderoso para fazer viver o que já morreu e ressuscitar onde não há mais esperança.
Veja que diante do caos era necessário apenas uma coisa: um profeta para profetizar sobre o caos:
*Por isso profetize e diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor : Ó meu povo, vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel.
13. E quando eu abrir os seus túmulos e os fizer sair, vocês, meu povo, saberão que eu sou o Senhor .
14. Porei o meu Espírito em vocês e vocês viverão, e eu os estabelecerei em sua própria terra. Então vocês saberão que eu, o Senhor, falei, e fiz. Palavra do Senhor ”.*
O dia em que você abrir seus lábios para profetizar, os túmulos se abrirão, surdos ouvirão, cegos verão, aleijados andarão, o manco será curado e o que andava voará alto como a águia, mas isso tudo ainda não é o melhor!
O melhor está aqui:
*"Vocês, meu povo, saberão que EU sou o Senhor!"*
E, se eu sei quem é o Senhor, nenhum outro domínio mais terá poder sobre mim!!!
Aleluiaaaaaaaaaa
1. Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.
5. Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e
(Salmos, 42)
Alma abatida é espírito com fome.
5. Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e
(Salmos, 42)
Alma abatida é espírito com fome.
Tenha fé, acredite!
Em Gn.18:14 a Palavra de Deus nos diz: “Haveria alguma coisa difícil ao Senhor?”
As vezes no nosso raciocínio, tem coisas que são impossíveis, mas nas mãos de Deus, nada é impossível.
Deus quer fazer um verdadeiro milagre na sua vida. Creia na sua restauração!
A Bíblia diz: ”Se creres verás a glória de Deus.”.
O milagre que você precisa, começa com a declaração que você faz. Rejeite as palavras negativas!
9. A seguir ele me disse: “Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano, o Senhor : Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam”.
10. Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram em pé. Era um exército enorme!
(Ezequiel, 37)
Levante-se e profetize a Palavra de Deus!
Enquanto você faz isso, Deus está agindo e colocando em ordem todas as coisas!
Esta é a Promessa!
Jesus está conosco e a sua oração profética vai liberar os anjos de Deus para executar esta palavra!
Neste dia encare sua situação e não se cale: creia e profetize!
Diga ao Senhor o que precisa ser restaurado por Ele e comece a profetizar decretos de restauração e vitória nestas áreas.
"Este é o Deus que em meu favor executa vingança, que a mim sujeita nações."
(Salmos 18:47)
♡♥
Em Gn.18:14 a Palavra de Deus nos diz: “Haveria alguma coisa difícil ao Senhor?”
As vezes no nosso raciocínio, tem coisas que são impossíveis, mas nas mãos de Deus, nada é impossível.
Deus quer fazer um verdadeiro milagre na sua vida. Creia na sua restauração!
A Bíblia diz: ”Se creres verás a glória de Deus.”.
O milagre que você precisa, começa com a declaração que você faz. Rejeite as palavras negativas!
9. A seguir ele me disse: “Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano, o Senhor : Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam”.
10. Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram em pé. Era um exército enorme!
(Ezequiel, 37)
Levante-se e profetize a Palavra de Deus!
Enquanto você faz isso, Deus está agindo e colocando em ordem todas as coisas!
Esta é a Promessa!
Jesus está conosco e a sua oração profética vai liberar os anjos de Deus para executar esta palavra!
Neste dia encare sua situação e não se cale: creia e profetize!
Diga ao Senhor o que precisa ser restaurado por Ele e comece a profetizar decretos de restauração e vitória nestas áreas.
"Este é o Deus que em meu favor executa vingança, que a mim sujeita nações."
(Salmos 18:47)
♡♥
Extraído
*Devemos honrar nosso líder Espiritual?*
*VOCÊ HONRA SEU LÍDER?*
*Discípulo: VOCÊ HONRA SEU LÍDER?*
"Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse..." - Filipenses 2:29
*INTRODUÇÃO:*
Um dos princípios estabelecidos na palavra de Deus e resgatados pela
visão celular é o princípio da cobertura espiritual.
Uma igreja bíblica não é uma democracia (que me desculpem os que receberam outra eclesiologia). Ela é estabelecida sob a verdade de uma liderança espiritual que Deus levanta e sobre quem ele coloca uma porção de autoridade.
Isso não é um jugo sobre nós, é um cuidado. Ter pastor, ser discipulado, receber ministração e ensino é um privilégio que deveríamos valorizar mais.
Aquele que viveu na solidão talvez saiba mensurar melhor essa dádiva dos céus.
*I- Os líderes pagam um alto preço.*
Eles têm sua própria vida e família para cuidar, mas abnegados, se dispõem a investir também em nós, ofertando-nos seu tempo, seus ombros, seu coração.
Não é à toa que a palavra nos ensina a honrá-los e considerá-los de uma maneira distinta, ainda que sejam humanos e imperfeitos como nós.
O que eles trazem de especial é a dedicação a nossas vidas e um manto espiritual que Deus pôs sobre suas vidas.
O escritor da carta aos Hebreus ordena: (Hb 13:17)"Obedecei aos vossos guias líderes
espirituais) e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros"
. Aí temos não apenas um mandamento quanto à obediência, mas um apelo à consideração.
O argumento usado pelo escritor sacro não é obedecer por obedecer, mas obedecer por considerar que aquele líder vela pela nossa alma, se esforça por nós e merece fazê-lo com alegria e não com gemido.
*ll-A palavra adeqüada para definir nosso relacionamento com aqueles que nos discipulam em Cristo é honra.*
Se aprendermos a honrar os nossos líderes, estaremos abrindo um caminho de benção e prosperidade na nossa vida.
Paulo, por exemplo, falando de Epafrodito, um líder na igreja de Filipos, aconselhou: (Fp 2:28-29) "Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse; visto que, por causa da obra de Cristo, chegou ele às portas da morte e se dispôs a dar a própria vida, para suprir a vossa carência de socorro para comigo".
Dê especial atenção às palavras "honrai sempre a homens como esse, visto que...por causa da obra de Cristo... se dispôs a dar a própria vida...para suprir a vossa carência de socorro".
Acredito que essa descrição cabe a cada um dos seus pastores, ao seu discipulador ou ao seu líder de célula, não é mesmo?
*III- Agora, a questão prática é: Como posso honrar o meu líder?*
*1- Em primeiro lugar, submeta-se a ele.*
Não há maior honra do que esta. Jesus um dia disse: (Lc 6:46) "Porque me chamais Senhor, Senhor e não fazeis o que vos mando?"
Creio que isso resume bem a expectativa de um líder.
De que adiantam os discursos e as honrarias exteriores se não provêm de um coração fiel e submisso? Se para Deus "é melhor o obedecer do que o sacrificar" (I Sm 11:22), para os seus escolhidos também.
Para mim, pelo menos, não há melhor presente que a fidelidade.
*2- A segunda forma prática de honrar seu líder é ser seu escudeiro, defendê-lo, falar bem dele, ressaltar suas virtudes, relegar suas deficiências.*
O líder é sempre um alvo do inferno e da maledicência daqueles que tem o coração tomado de inveja ou de rebelião.
- Perceba que as pessoas carnais estão sempre fazendo comentários críticos sobre as autoridades.
É uma obra da carne. Deus se enoja disso e compra a briga para si.
Quando, por exemplo, Mirian e Arão resolveram falar mal de Moisés, o Senhor inteferiu duramente: "meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa... como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? E a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se" (Nm 12:7-9).
Ora se Deus age assim contra alguém que fala mal de um guia espiritual, como Ele não agirá com aquele que constantemente abre a sua boca para bendizer e raspaldar? Se quer o favor de Deus, aprenda esta lição.
*3- A terceira forma de honrar um líder é abençoá-lo com as coisas materiais.*
Paulo questionou seus discípulos com as seguintes palavras: (I Co 9:11). "Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito recolhermos de vós bens materiais?"
Muitas gente ainda não ganhou esta visão, mas ela é bíblica. Presentear, ofertar, semear financeiramente na vida de um guia espiritual é algo que, segundo o mesmo ensino apostólico, "redunda em muitas graças a Deus" (I Co 9:12).
Talvez tenha sido este uns dos segredos dos valentes de Davi, que saíram da carverna da revolta para a honra do governo.
Entre muitas outras virtudes, eles sabiam manisfestar o valor que davam ao seu líder e pastor. Uma prova cabal disso foi o fato de três deles terem arriscado suas vidas simplesmente para buscar no meio do arraial dos inimigos uma vasilha de água pela qual Davi suspirara (leia a história em I Cr 11:16-19).
E, embora Davi soubesse os limites da honra que deveria receber e tenha derramado a água como oferta ao Senhor, a atitude daqueles homens foi tão espiritual que mereceu ser contada entre seus grandes feitos.
*CONCLUSÃO:*
Que também na sua vida a honra aos líderes seja uma postura que vá muito além do "Dia do Discipulador".
*VOCÊ HONRA SEU LÍDER?*
*Discípulo: VOCÊ HONRA SEU LÍDER?*
"Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse..." - Filipenses 2:29
*INTRODUÇÃO:*
Um dos princípios estabelecidos na palavra de Deus e resgatados pela
visão celular é o princípio da cobertura espiritual.
Uma igreja bíblica não é uma democracia (que me desculpem os que receberam outra eclesiologia). Ela é estabelecida sob a verdade de uma liderança espiritual que Deus levanta e sobre quem ele coloca uma porção de autoridade.
Isso não é um jugo sobre nós, é um cuidado. Ter pastor, ser discipulado, receber ministração e ensino é um privilégio que deveríamos valorizar mais.
Aquele que viveu na solidão talvez saiba mensurar melhor essa dádiva dos céus.
*I- Os líderes pagam um alto preço.*
Eles têm sua própria vida e família para cuidar, mas abnegados, se dispõem a investir também em nós, ofertando-nos seu tempo, seus ombros, seu coração.
Não é à toa que a palavra nos ensina a honrá-los e considerá-los de uma maneira distinta, ainda que sejam humanos e imperfeitos como nós.
O que eles trazem de especial é a dedicação a nossas vidas e um manto espiritual que Deus pôs sobre suas vidas.
O escritor da carta aos Hebreus ordena: (Hb 13:17)"Obedecei aos vossos guias líderes
espirituais) e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros"
. Aí temos não apenas um mandamento quanto à obediência, mas um apelo à consideração.
O argumento usado pelo escritor sacro não é obedecer por obedecer, mas obedecer por considerar que aquele líder vela pela nossa alma, se esforça por nós e merece fazê-lo com alegria e não com gemido.
*ll-A palavra adeqüada para definir nosso relacionamento com aqueles que nos discipulam em Cristo é honra.*
Se aprendermos a honrar os nossos líderes, estaremos abrindo um caminho de benção e prosperidade na nossa vida.
Paulo, por exemplo, falando de Epafrodito, um líder na igreja de Filipos, aconselhou: (Fp 2:28-29) "Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse; visto que, por causa da obra de Cristo, chegou ele às portas da morte e se dispôs a dar a própria vida, para suprir a vossa carência de socorro para comigo".
Dê especial atenção às palavras "honrai sempre a homens como esse, visto que...por causa da obra de Cristo... se dispôs a dar a própria vida...para suprir a vossa carência de socorro".
Acredito que essa descrição cabe a cada um dos seus pastores, ao seu discipulador ou ao seu líder de célula, não é mesmo?
*III- Agora, a questão prática é: Como posso honrar o meu líder?*
*1- Em primeiro lugar, submeta-se a ele.*
Não há maior honra do que esta. Jesus um dia disse: (Lc 6:46) "Porque me chamais Senhor, Senhor e não fazeis o que vos mando?"
Creio que isso resume bem a expectativa de um líder.
De que adiantam os discursos e as honrarias exteriores se não provêm de um coração fiel e submisso? Se para Deus "é melhor o obedecer do que o sacrificar" (I Sm 11:22), para os seus escolhidos também.
Para mim, pelo menos, não há melhor presente que a fidelidade.
*2- A segunda forma prática de honrar seu líder é ser seu escudeiro, defendê-lo, falar bem dele, ressaltar suas virtudes, relegar suas deficiências.*
O líder é sempre um alvo do inferno e da maledicência daqueles que tem o coração tomado de inveja ou de rebelião.
- Perceba que as pessoas carnais estão sempre fazendo comentários críticos sobre as autoridades.
É uma obra da carne. Deus se enoja disso e compra a briga para si.
Quando, por exemplo, Mirian e Arão resolveram falar mal de Moisés, o Senhor inteferiu duramente: "meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa... como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? E a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se" (Nm 12:7-9).
Ora se Deus age assim contra alguém que fala mal de um guia espiritual, como Ele não agirá com aquele que constantemente abre a sua boca para bendizer e raspaldar? Se quer o favor de Deus, aprenda esta lição.
*3- A terceira forma de honrar um líder é abençoá-lo com as coisas materiais.*
Paulo questionou seus discípulos com as seguintes palavras: (I Co 9:11). "Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito recolhermos de vós bens materiais?"
Muitas gente ainda não ganhou esta visão, mas ela é bíblica. Presentear, ofertar, semear financeiramente na vida de um guia espiritual é algo que, segundo o mesmo ensino apostólico, "redunda em muitas graças a Deus" (I Co 9:12).
Talvez tenha sido este uns dos segredos dos valentes de Davi, que saíram da carverna da revolta para a honra do governo.
Entre muitas outras virtudes, eles sabiam manisfestar o valor que davam ao seu líder e pastor. Uma prova cabal disso foi o fato de três deles terem arriscado suas vidas simplesmente para buscar no meio do arraial dos inimigos uma vasilha de água pela qual Davi suspirara (leia a história em I Cr 11:16-19).
E, embora Davi soubesse os limites da honra que deveria receber e tenha derramado a água como oferta ao Senhor, a atitude daqueles homens foi tão espiritual que mereceu ser contada entre seus grandes feitos.
*CONCLUSÃO:*
Que também na sua vida a honra aos líderes seja uma postura que vá muito além do "Dia do Discipulador".
Salmo 1
1. Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
2. Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.
3. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!
4. Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.
5. Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos.
6. Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!
(Salmos, 1)
1) A felicidade do justo
Antes o seu prazer, a sua delícia, a sua maior satisfação, alegria e regozijo está na lei do Senhor. E nessa lei medita de dia e de noite. De dia e de noite. De dia e de noite.
Gente eu não sei você. Mas eu penso em Deus o tempo todo. Eu tô andando na rua eu tô pensando em Jesus. Eu vejo alguém fumando ou bebendo num bar eu penso na eternidade. Eu choro. Eu preciso me controlar quando vejo alguém que anda de muletas, alguém especial. Porque eu quero que eles tenham uma vida abundante nesta terra e que suas limitações físicas se rendam ao poder de Deus.
O meu Pai tem um coração cheio de amor e esse DNA tem passado pra mim.
Sabe, há dias este tem sido o meu clamor:
Zacarias 12:10
10. E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e se lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.
(Zacarías, 12)
Eu tenho clamado: "Derrama sobre mim o espírito de ação de graças e de súplicas!"
O desejo do coração do Pai é que você olhe para Ele com muito amor. Nesse texto Ele diz: "Meu Filho eu quero que você sinta por mim o mesmo que você sente por um filho da qual ama e sofre tanto: Algo grande, forte e profundo.
Quando você receber esse espírito de ação de graças e de súplicas, irá sentir (por Ele) o mesmo que Ele sente por você.
"Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por Ele como quem chora a perda de um filho único, e se lamentarão amargamente por Ele como quem lamenta a perda do filho mais velho."
Você já orou a este ponto de sentir o que Deus sente? Você já chorou o mesmo choro que está no coração de Jesus? Você já sentiu como Ele?
"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus." (Filipenses 2:5)
Sinta a dor Dele. Sinta o que bate no coração Dele. O sacrifício que Ele fez por você te afeta como? Tá na hora da igreja entender que é tudo sobre Jesus, porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Quando você enfrentar lutas pense Nele: "Como Ele será glorificado nisto?" Como posso mostrar Jesus a essa pessoa que me incomoda? É tudo sobre Ele e nada sobre mim.
2) Vento que leva o ímpio
4. Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.
5. Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. (Salmo 1)
Eu chorei muito lá em casa quando li esse texto sabe? Porque Deus me mostrou a vida daqueles que não são guiados pelo Espírito.
O Salmo 1 diz que "são como palha que o vento leva".
E o Espírito, em segundos, me mostrou que esse "vento que leva" são as circunstâncias, os vícios, os relacionamentos vazios e qualquer outra coisa vazia ou sem propósito que aparece para tirar as pessoas do foco, de perto de Deus. Ventos capazes de destruir os sonhos, os planos de paz, o futuro que Deus tinha planejado antes deles nascerem.
Imagine um monte de folhas caídas no chão. Vem qualquer vento e o que lhes acontece? Se espalham. Não têm vida nelas, não podem permanecer.
Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
Esta palavra é para poucos. Para aqueles que são plantados no Espírito.
Quem é nascido de Deus, vai num bar e prega para quem lá está, mas não fica lá.
Isto não é para todos. É para quem já morreu.
Quem ainda vive, quem ainda pertence a este mundo não pode estar num lugar assim. Porque corre o risco de Deus ter de converter e lidar com ele também. Pois qualquer vento pode o espalhar. Não está firme. Não é confiável, mas infiel. Precisa primeiro se deixar ser plantado pelo Senhor.
Deus não pode confiar num coração ímpio. Deus não pode contar com um coração que desvia.
3) Vento do Espírito (justo)
Agora veja como é a vida de alguém guiado pelo Espírito:
Veja comigo a vida de Elias. Pense num homem guiado pelo Espírito Santo.
---------------------------------------------------
3. (Então) Obadias, o responsável (pelo palácio do rei Acabe), homem que temia muito o Senhor. (Disse a Elias:)
(...)
12. Não sei para onde o Espírito do Senhor poderá levar-te quando eu te deixar. Se eu for dizer isso a Acabe e ele não te encontrar, ele me matará. E eu, que sou teu servo, tenho adorado o Senhor desde a minha juventude.
14. E agora me dizes que vá dizer ao meu senhor: ‘Elias está aqui’. Ele vai me matar!”
15. E disse Elias: “Juro pelo nome do Senhor dos Exércitos, a quem eu sirvo, que hoje eu me apresentarei a Acabe”.
(1 Reis, 18)
3. Mas o anjo do Senhor disse ao tesbita Elias: “*Vá* encontrar-se com os mensageiros do rei de Samaria e pergunte a eles: Acaso não há Deus em Israel? Por que vocês vão consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom?
15. O anjo do Senhor disse a Elias: “Acompanhe-o; não tenha medo dele”. *Então Elias se levantou, desceu com ele e foi falar com o rei*.
(2 Reis, 1)
Veja que Elias só obedeceu depois que o anjo disse: “Acompanhe-o!"
2. e no caminho disse-lhe Elias: “Fique aqui, pois *o Senhor me enviou a Betel*”. Eliseu, porém, disse: “Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que não te deixarei ir só”. Então foram a Betel.
4. Então Elias lhe disse: “Fique aqui, Eliseu, pois *o Senhor me enviou a Jericó*”. Ele respondeu: “Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que não te deixarei ir só”. Desceram então a Jericó.
6. Em seguida Elias lhe disse: “Fique aqui, pois *o Senhor me enviou ao rio Jordão*”. Ele respondeu: “Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que não te deixarei ir só!” Então partiram juntos.
(2 Reis, 2)
8. O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas *não pode dizer de onde vem nem para onde vai*. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito”.
(João, 3)
20. Para onde quer que o Espírito fosse, os seres viventes iam, e as rodas os seguiam, porque o mesmo Espírito estava nelas.
21. Quando os seres viventes se moviam, elas também se moviam; quando eles ficavam imóveis, elas também ficavam; e quando os seres viventes se elevavam do chão, as rodas também se elevavam com eles, porque o mesmo Espírito deles estava nelas.
(Ezequiel, 1)
---------------------------------------------------
Quem é guiado pelo Espírito não se move baseado nas coisas deste mundo: sentimentos, dinheiro ou falta dele, pestes e epidemias, dores, angústias.
Nada os move. Só Deus os tira do lugar.
4) Sua decisão
Agora, como eu sei que Deus pode contar comigo?
Para começo de conversa, quanto tempo por dia você medita na lei do Senhor?
Você ora?
*********************************
Há uma pesquisa realizada pelo jornal Leadership, dos Estados Unidos, que diz o seguinte:
57% dos líderes do mundo oram menos de 20 minutos por dia.
34% oram entre 20 e 60 minutos por dia.
9% oram entre 60 e 90 minutos por dia.
Estou falando dos líderes do mundo inteiro.
A média é de 22 minutos por dia.
Li uma outra pesquisa, do Apóstolo Peter Wagner, a maior autoridade em oração, que diz o seguinte: 28% dos pregadores, 1 em cada 4 pastores, oram menos de 10 minutos por dia.
Por fim, uma terceira pesquisa nos mostra que:
A média de oração dos Pastores australianos é de 23 minutos por dia.
A média dos Pastores japoneses é de 44 minutos diários.
E a média dos Pastores coreanos é de 90 minutos por dia.
John Wesley, fundador da igreja Wesleiana, orava duas horas por dia. Olha o resultado de duas horas por dia: a igreja Wesleiana está no mundo inteiro, milhares e milhares de igrejas.
O homem da reforma, Martinho Lutero, orava 3 horas por dia. Por causa da sua oração nós estamos hoje aqui. Todas as igrejas do mundo existem por causa do que Deus fez através do reformista.
*********************************
Você já aprendeu que orar dá muito mais resultados do que murmurar? Você já aprendeu que a oração é que mudará a sua casa, o seu bairro, o Brasil, o mundo?
Se a sua satisfação ainda depende de outra coisa que não seja a oração e a Palavra, seu coração ainda não bate no compasso de Deus.
Queremos a prosperidade, mas não oramos. Temos a bíblia, mas não a lemos. Temos o remédio, mas preferimos tomar veneno e morrer, a sermos curados. Não é mesmo?
A Palavra está à nossa disposição mas escolhemos nos entreter com todas as outras coisas, a nos alimentar de Jesus e permitir que Ele derrame sobre nós o seu bálsamo.
Vivemos como desviados que se gabam de conhecer algo que não vivem.
Para concluir:
2. A minha alma anela, e até desfalece, pelos átrios do Senhor ; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.
(Salmos, 84)
"Meu coração desfalece".
Você sabe o que isso quer dizer? Estou a ponto de morrer se não O encontrar. Sem Deus eu morro!
E você? Morre sem Deus? Quanta falta Ele te faz? Como Ele muda o seu dia? Que lugar Ele está ocupando em seu coração?
Se você não tem um relacionamento com a sua Bíblia, então a sua vida será um desastre em menos de 1 ano.
Charles Finney disse:
"Gaste muitas horas diárias na oração e na Palavra. Se falhares nisto serás um homem como outro qualquer."
Chegou a hora de dar um basta e passar a viver como um justo. A oração e a meditação na palavra farão de você "árvore plantada à beira de águas correntes: você dará fruto no tempo certo, suas folhas não murcharão. Tudo o que fizer prosperará!
Comprometa-se com Ele.
Quando foi a última vez que passamos uma noite toda em oração a Deus, suplicando-lhe que derrame sobre nós um avivamento que abale o mundo. Não temos compaixão pelas almas.
Saturados de luxúria, jogo e bebida, esses indivíduos (adultos no
corpo, mas moralmente retardados) entoam o lamento de Lord Byron:
“Hoje só tenho cinzas onde antes tinha fogo,
a alma que havia em meu corpo está morta.
O que antes eu amava, agora apenas admiro.
Meu coração é tão grisalho quanto meus cabelos”.
Se a igreja tivesse algo de mais vivo, positivo para apresentar a
essas pessoas que de dia estão nos clubes recreativos e de noite nas
boates, talvez elas pudessem ser afastadas desses locais de
O de que precisamos nesta hora é corações fervorosos, olhos que
choram e lábios dispostos a propagar o evangelho. Se tivéssemos um
décimo da espiritualidade que julgamos ter, aos domingos as ruas de
nossas cidades ficariam cheias de filas de crentes marchando para
Sião, com “pano de saco e cinzas”, lamentando a calamidade que fez
com que a igreja se tornasse essa coisa sem beleza, sem ardor e
improdutiva que hoje é. Se chorássemos em nosso aposento de
oração como choram os judeus no Muro das Lamentações em
Jerusalém, estaríamos vivendo um constante avivamento, uma
constante renovação de vida. Se retomássemos a prática dos
apóstolos — de esperar no Senhor a vinda do poder apostólico —
teríamos condições de sair a pregar o evangelho com as mesmas
possibilidades apostólicas. Mas nestes dias a maior preocupação
nossa é: “Estão todos satisfeitos?” O propósito de Deus para nós não
é que experimentemos felicidade, mas santidade. O fato, porém, é
que a sensatez deu lugar à insensatez, embora Paulo, escrevendo a
Tito, tenha recomendado tanto a jovens como a velhos: “Sejam sensatos."
Não há dúvida de que hoje precisamos novamente nos pôr de
joelhos e escalar a colina do Calvário assim, em oração, e contemplar
a cruz com atitude de humildade e adoração. Primeiro a igreja terá
que se arrepender, depois o mundo se quebrantará. Primeiro, a igreja
terá que chorar; depois, os altares ficarão cheios de pecadores
arrependidos.
2. Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.
3. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!
4. Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.
5. Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos.
6. Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!
(Salmos, 1)
1) A felicidade do justo
Antes o seu prazer, a sua delícia, a sua maior satisfação, alegria e regozijo está na lei do Senhor. E nessa lei medita de dia e de noite. De dia e de noite. De dia e de noite.
Gente eu não sei você. Mas eu penso em Deus o tempo todo. Eu tô andando na rua eu tô pensando em Jesus. Eu vejo alguém fumando ou bebendo num bar eu penso na eternidade. Eu choro. Eu preciso me controlar quando vejo alguém que anda de muletas, alguém especial. Porque eu quero que eles tenham uma vida abundante nesta terra e que suas limitações físicas se rendam ao poder de Deus.
O meu Pai tem um coração cheio de amor e esse DNA tem passado pra mim.
Sabe, há dias este tem sido o meu clamor:
Zacarias 12:10
10. E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e se lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.
(Zacarías, 12)
Eu tenho clamado: "Derrama sobre mim o espírito de ação de graças e de súplicas!"
O desejo do coração do Pai é que você olhe para Ele com muito amor. Nesse texto Ele diz: "Meu Filho eu quero que você sinta por mim o mesmo que você sente por um filho da qual ama e sofre tanto: Algo grande, forte e profundo.
Quando você receber esse espírito de ação de graças e de súplicas, irá sentir (por Ele) o mesmo que Ele sente por você.
"Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por Ele como quem chora a perda de um filho único, e se lamentarão amargamente por Ele como quem lamenta a perda do filho mais velho."
Você já orou a este ponto de sentir o que Deus sente? Você já chorou o mesmo choro que está no coração de Jesus? Você já sentiu como Ele?
"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus." (Filipenses 2:5)
Sinta a dor Dele. Sinta o que bate no coração Dele. O sacrifício que Ele fez por você te afeta como? Tá na hora da igreja entender que é tudo sobre Jesus, porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Quando você enfrentar lutas pense Nele: "Como Ele será glorificado nisto?" Como posso mostrar Jesus a essa pessoa que me incomoda? É tudo sobre Ele e nada sobre mim.
2) Vento que leva o ímpio
4. Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.
5. Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. (Salmo 1)
Eu chorei muito lá em casa quando li esse texto sabe? Porque Deus me mostrou a vida daqueles que não são guiados pelo Espírito.
O Salmo 1 diz que "são como palha que o vento leva".
E o Espírito, em segundos, me mostrou que esse "vento que leva" são as circunstâncias, os vícios, os relacionamentos vazios e qualquer outra coisa vazia ou sem propósito que aparece para tirar as pessoas do foco, de perto de Deus. Ventos capazes de destruir os sonhos, os planos de paz, o futuro que Deus tinha planejado antes deles nascerem.
Imagine um monte de folhas caídas no chão. Vem qualquer vento e o que lhes acontece? Se espalham. Não têm vida nelas, não podem permanecer.
Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
Esta palavra é para poucos. Para aqueles que são plantados no Espírito.
Quem é nascido de Deus, vai num bar e prega para quem lá está, mas não fica lá.
Isto não é para todos. É para quem já morreu.
Quem ainda vive, quem ainda pertence a este mundo não pode estar num lugar assim. Porque corre o risco de Deus ter de converter e lidar com ele também. Pois qualquer vento pode o espalhar. Não está firme. Não é confiável, mas infiel. Precisa primeiro se deixar ser plantado pelo Senhor.
Deus não pode confiar num coração ímpio. Deus não pode contar com um coração que desvia.
3) Vento do Espírito (justo)
Agora veja como é a vida de alguém guiado pelo Espírito:
Veja comigo a vida de Elias. Pense num homem guiado pelo Espírito Santo.
---------------------------------------------------
3. (Então) Obadias, o responsável (pelo palácio do rei Acabe), homem que temia muito o Senhor. (Disse a Elias:)
(...)
12. Não sei para onde o Espírito do Senhor poderá levar-te quando eu te deixar. Se eu for dizer isso a Acabe e ele não te encontrar, ele me matará. E eu, que sou teu servo, tenho adorado o Senhor desde a minha juventude.
14. E agora me dizes que vá dizer ao meu senhor: ‘Elias está aqui’. Ele vai me matar!”
15. E disse Elias: “Juro pelo nome do Senhor dos Exércitos, a quem eu sirvo, que hoje eu me apresentarei a Acabe”.
(1 Reis, 18)
3. Mas o anjo do Senhor disse ao tesbita Elias: “*Vá* encontrar-se com os mensageiros do rei de Samaria e pergunte a eles: Acaso não há Deus em Israel? Por que vocês vão consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom?
15. O anjo do Senhor disse a Elias: “Acompanhe-o; não tenha medo dele”. *Então Elias se levantou, desceu com ele e foi falar com o rei*.
(2 Reis, 1)
Veja que Elias só obedeceu depois que o anjo disse: “Acompanhe-o!"
2. e no caminho disse-lhe Elias: “Fique aqui, pois *o Senhor me enviou a Betel*”. Eliseu, porém, disse: “Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que não te deixarei ir só”. Então foram a Betel.
4. Então Elias lhe disse: “Fique aqui, Eliseu, pois *o Senhor me enviou a Jericó*”. Ele respondeu: “Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que não te deixarei ir só”. Desceram então a Jericó.
6. Em seguida Elias lhe disse: “Fique aqui, pois *o Senhor me enviou ao rio Jordão*”. Ele respondeu: “Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que não te deixarei ir só!” Então partiram juntos.
(2 Reis, 2)
8. O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas *não pode dizer de onde vem nem para onde vai*. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito”.
(João, 3)
20. Para onde quer que o Espírito fosse, os seres viventes iam, e as rodas os seguiam, porque o mesmo Espírito estava nelas.
21. Quando os seres viventes se moviam, elas também se moviam; quando eles ficavam imóveis, elas também ficavam; e quando os seres viventes se elevavam do chão, as rodas também se elevavam com eles, porque o mesmo Espírito deles estava nelas.
(Ezequiel, 1)
---------------------------------------------------
Quem é guiado pelo Espírito não se move baseado nas coisas deste mundo: sentimentos, dinheiro ou falta dele, pestes e epidemias, dores, angústias.
Nada os move. Só Deus os tira do lugar.
4) Sua decisão
Agora, como eu sei que Deus pode contar comigo?
Para começo de conversa, quanto tempo por dia você medita na lei do Senhor?
Você ora?
*********************************
Há uma pesquisa realizada pelo jornal Leadership, dos Estados Unidos, que diz o seguinte:
57% dos líderes do mundo oram menos de 20 minutos por dia.
34% oram entre 20 e 60 minutos por dia.
9% oram entre 60 e 90 minutos por dia.
Estou falando dos líderes do mundo inteiro.
A média é de 22 minutos por dia.
Li uma outra pesquisa, do Apóstolo Peter Wagner, a maior autoridade em oração, que diz o seguinte: 28% dos pregadores, 1 em cada 4 pastores, oram menos de 10 minutos por dia.
Por fim, uma terceira pesquisa nos mostra que:
A média de oração dos Pastores australianos é de 23 minutos por dia.
A média dos Pastores japoneses é de 44 minutos diários.
E a média dos Pastores coreanos é de 90 minutos por dia.
John Wesley, fundador da igreja Wesleiana, orava duas horas por dia. Olha o resultado de duas horas por dia: a igreja Wesleiana está no mundo inteiro, milhares e milhares de igrejas.
O homem da reforma, Martinho Lutero, orava 3 horas por dia. Por causa da sua oração nós estamos hoje aqui. Todas as igrejas do mundo existem por causa do que Deus fez através do reformista.
*********************************
Você já aprendeu que orar dá muito mais resultados do que murmurar? Você já aprendeu que a oração é que mudará a sua casa, o seu bairro, o Brasil, o mundo?
Se a sua satisfação ainda depende de outra coisa que não seja a oração e a Palavra, seu coração ainda não bate no compasso de Deus.
Queremos a prosperidade, mas não oramos. Temos a bíblia, mas não a lemos. Temos o remédio, mas preferimos tomar veneno e morrer, a sermos curados. Não é mesmo?
A Palavra está à nossa disposição mas escolhemos nos entreter com todas as outras coisas, a nos alimentar de Jesus e permitir que Ele derrame sobre nós o seu bálsamo.
Vivemos como desviados que se gabam de conhecer algo que não vivem.
Para concluir:
2. A minha alma anela, e até desfalece, pelos átrios do Senhor ; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.
(Salmos, 84)
"Meu coração desfalece".
Você sabe o que isso quer dizer? Estou a ponto de morrer se não O encontrar. Sem Deus eu morro!
E você? Morre sem Deus? Quanta falta Ele te faz? Como Ele muda o seu dia? Que lugar Ele está ocupando em seu coração?
Se você não tem um relacionamento com a sua Bíblia, então a sua vida será um desastre em menos de 1 ano.
Charles Finney disse:
"Gaste muitas horas diárias na oração e na Palavra. Se falhares nisto serás um homem como outro qualquer."
Chegou a hora de dar um basta e passar a viver como um justo. A oração e a meditação na palavra farão de você "árvore plantada à beira de águas correntes: você dará fruto no tempo certo, suas folhas não murcharão. Tudo o que fizer prosperará!
Comprometa-se com Ele.
Quando foi a última vez que passamos uma noite toda em oração a Deus, suplicando-lhe que derrame sobre nós um avivamento que abale o mundo. Não temos compaixão pelas almas.
Saturados de luxúria, jogo e bebida, esses indivíduos (adultos no
corpo, mas moralmente retardados) entoam o lamento de Lord Byron:
“Hoje só tenho cinzas onde antes tinha fogo,
a alma que havia em meu corpo está morta.
O que antes eu amava, agora apenas admiro.
Meu coração é tão grisalho quanto meus cabelos”.
Se a igreja tivesse algo de mais vivo, positivo para apresentar a
essas pessoas que de dia estão nos clubes recreativos e de noite nas
boates, talvez elas pudessem ser afastadas desses locais de
O de que precisamos nesta hora é corações fervorosos, olhos que
choram e lábios dispostos a propagar o evangelho. Se tivéssemos um
décimo da espiritualidade que julgamos ter, aos domingos as ruas de
nossas cidades ficariam cheias de filas de crentes marchando para
Sião, com “pano de saco e cinzas”, lamentando a calamidade que fez
com que a igreja se tornasse essa coisa sem beleza, sem ardor e
improdutiva que hoje é. Se chorássemos em nosso aposento de
oração como choram os judeus no Muro das Lamentações em
Jerusalém, estaríamos vivendo um constante avivamento, uma
constante renovação de vida. Se retomássemos a prática dos
apóstolos — de esperar no Senhor a vinda do poder apostólico —
teríamos condições de sair a pregar o evangelho com as mesmas
possibilidades apostólicas. Mas nestes dias a maior preocupação
nossa é: “Estão todos satisfeitos?” O propósito de Deus para nós não
é que experimentemos felicidade, mas santidade. O fato, porém, é
que a sensatez deu lugar à insensatez, embora Paulo, escrevendo a
Tito, tenha recomendado tanto a jovens como a velhos: “Sejam sensatos."
Não há dúvida de que hoje precisamos novamente nos pôr de
joelhos e escalar a colina do Calvário assim, em oração, e contemplar
a cruz com atitude de humildade e adoração. Primeiro a igreja terá
que se arrepender, depois o mundo se quebrantará. Primeiro, a igreja
terá que chorar; depois, os altares ficarão cheios de pecadores
arrependidos.
TEMA: NEM UMA HORA COMIGO?
TEXTO: Mateus 26:36-41 “Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar; e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”
Meu amado irmão, minha família, povo do Senhor, ovelha de Cristo, selo do meu apostolado!
Na noite em que Jesus foi traído, Ele estava no Getsêmani com os Seus discípulos. Getsêmani quer dizer: lagar de azeite ou lugar de azeite. Era uma hora difícil. Jesus estava numa agonia de espírito profunda. Eventos transcendentais estavam para ocorrer. A História da humanidade mudaria definitivamente. Jesus estava a ponto de se entregar para o Sacrifício dos sacrifícios. Naturalmente, todo o inferno estava em alvoroço. Jesus, em algumas horas, seria preso, levado ao sinédrio, negado por Pedro, entregue a Pilatos e, finalmente, crucificado, morto e sepultado. Jesus, então, em oração profunda, prostra-se sobre o Seu rosto e começa a dizer: Oh! Deus, se possível, afasta de mim este cálice. Mas não se faça a Minha Vontade, mas a Tua. Diz o versículo 40 de Mateus 26 que, quando Ele voltou, encontrou os discípulos dormindo. Então, disse a eles: Olha, nem uma hora podeis vigiar comigo? Não podeis fazer o que eu estive fazendo durante uma hora: orando?
Dizem os versículos 42-46: “Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os seus olhos estavam pesados. Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras. Então, voltou para os discípulos e lhes disse: Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima.”
Enquanto Jesus agonizava em oração profunda, sofrido na Sua carne, os discípulos, aqueles que foram pinçados, os futuros Apóstolos, os Ministros, os que seriam os líderes da Igreja, estavam dormindo, em sono profundo.
O que Deus me disse durante estes dias é que a condição da maioria do povo de Deus está espelhada neste trágico episódio: Jesus orava, e os discípulos dormiam. A maioria do povo de Deus não está acompanhando a vigilância e a oração que Deus mandou. Com isso, as mentiras de Satanás ganham espaço na vida de muitos.
Uma parte substancial da Igreja de Cristo está atenta, vigilante. Mas, a grande parte da Igreja está adormecida. Quantas derrotas? Quantos fracassos espirituais? Quantas perdas? Quantas tragédias poderiam ser evitadas se o povo de Deus levasse a oração a sério. Quantas coisas deixaram de ser conquistadas? Quantas metas deixaram de ser alcançadas, porque o povo de Deus, na sua grande e esmagadora maioria, não entendeu ainda que há um chamado à oração.
Muitas pessoas deixam que as fadigas e as pressões da vida sufoquem este chamado que todos nós, Apóstolos, Bispos, Pastores, ovelhas do rebanho, temos recebido da parte de Deus.
O Senhor instou comigo, especialmente no dia 02/12/2002, num momento dramático da minha vida de comunhão com Ele, dizendo-me que eu deveria orar dentro dos padrões que Ele exigia de um homem de Deus, cuja liderança é igual a que Ele me deu.
A minha vida e o meu Ministério começaram a passar por uma grande transformação, por uma radical transformação. Há um processo extraordinário se operando em minha vida por causa da oração. Deus enraizou em mim um forte desejo de orar, como nunca houve em 27 anos de vida espiritual, e quase 25 anos de Santo Ministério.
A apatia, o cansaço, as ervas daninhas, foram sendo substituídos por um forte desejo de orar. Isso foi amadurecendo e produzindo uma forte constância de comunhão com Deus. Não mais picos: um dia muita oração, noutro dia nenhuma oração, mas uma vida diária diante do Trono do Senhor.
Eu quero compartilhar com todos, dizendo: agora, depois de um ano, orar para mim não é mais um peso, não é mais uma obrigação só porque eu sou Pastor, mas é uma disciplina que produziu em mim o que eu sempre quis ter: prazer de orar. Sempre ansiei pelo momento da oração, não como um fardo, não como uma obrigação implícita da vida ministerial, mas como um momento especial de relação pessoal com Deus.
A oração foi operando em mim uma obra sobrenatural, dando vida a cada área do meu viver. Entendi que estava amadurecido para nunca mais fazer segredo sobre o tempo em que fico orando. Nunca mais haverá segredos entre nós sobre estas questões da vida de oração. A mim, como Apóstolo, me compete zelar pela saúde da Fé, da saúde espiritual e nutrir, com ensinamentos que possam tornar o povo de Deus robusto, forte, ativo e vencedor. Nunca mais a indolência e a preguiça tomarão conta de ninguém.
Olha o que eu vou dizer, que é muito importante. O nosso Senhor Jesus Cristo nunca ensinou ninguém a pregar. Não vimos, na Bíblia, Jesus formando um grupo para dizer como se pratica as técnicas de homilética, exegese e hermenêutica. Nunca vimos Ele dando aulas, conforme nós damos hoje. Nunca vimos Jesus ensinando um grupo a cantar. Nunca vimos Jesus ensinando a arte do drama, da música, do teatro ou da dança. Agora, vemos Jesus ensinando a orar. Tanto é verdade que os discípulos, que constantemente O viam em oração, disseram: Senhor, ensina-nos a orar! E quando eu fiz esta mesma oração a Deus, depois de 24 anos de Ministério, a resposta de Deus foi: Miguel, a primeira coisa que tens que fazer é priorizar a vida de oração. Acaba, definitivamente, com o ativismo de Marta. Queda-te comigo, conforme Maria fazia. Em vez de ficares agitado de um lado para o outro, cheio de preocupações, quero que fiques Comigo. Prioriza a tua vida de oração como a coisa mais importante que possuis. O chamado que tens para pregar a Palavra não é mais importante do que o chamado para orar. Eu sei, amado, que atendi a esse chamado. Não quero mais ser como aqueles discípulos: sonolento, desanimado, hesitante… Não quero mais ser um homem inseguro e confuso, como grande parte da liderança eclesiástica é na questão da oração.
Jeremias 15:19-21 diz: “Portanto, assim diz o SENHOR: Se tu te arrependeres, eu te farei voltar e estarás diante de mim; se apartares o precioso do vil, serás a minha boca; e eles se tornarão a ti, mas tu não passarás para o lado deles. Eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; eles pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te salvar, para te livrar deles, diz o SENHOR; Arrebatar-te-ei das mãos dos iníquos, livrar-te-ei das garras dos violentos.”
Deus me disse que, priorizando a vida de oração, Ele faria de mim um muro de bronze, onde não haverá setas, derrotas, nem nenhum tipo de situação contra a minha vida.
Quero viver a plenitude da vida vitoriosa, quero tomar posse das Promessas que Jesus conquistou na cruz. Não quero mais ser um espectador da obra de Deus; quero ser participante, quero ver os céus descerem, quero ver o poder de Deus agir, quero que os tesouros de Deus se abram, quero conhecer os Mistérios do coração de Deus. Deus prometeu-me anunciar coisas grandes e ocultas.
Isaías 45:2-3 diz: “Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.”
Sei que Deus quer arrancar milhões de pessoas das garras do inimigo, quer acabar com as constantes frustrações e erros na vida do Seu povo, quer que o Seu povo viva por cabeça, viva por cima e tenha para emprestar e não tomar emprestado. Sei, também, pela experiência pastoral, que muitas pessoas sofrem derrotas, outras, mesmo na obra do Senhor, perdem a razão de viver, são vencidas, não conquistam nada e interiormente são vazias, porque não priorizaram a oração. O que eu vou ensinar a partir de agora tocará o coração dessas pessoas e a verdade as libertará. Tudo o que há de negativo e tudo o que há de hábitos que as impedem de receber o melhor de Deus desaparecerão. O Espírito Santo fará coisa nova nessas vidas.
O primeiro passo para isso é priorizar Deus. Chega de perder, de conta bancária no vermelho, de dificuldades, de angústias, de medos, de temores, de intimidações; chega! Vamos começar a priorizar Deus. Precisamos de um objetivo forte: todos queremos ver o poder de Deus e queremos fazer as obras que Ele fez.
Em João 14:12-14, o Senhor diz: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.”
Eu creio nisso. Creio que Deus nos chamou para fazer obras maiores das que Ele fez.
Segundo lugar: orar é o chamado mais importante da nossa vida a partir de agora.
Deus me deu algumas passagens bíblicas que mostram o que poderá começar a suceder por causa dessa nossa atitude de priorizarmos Deus e a vida de oração.
Mostra a Palavra em Atos 6:8: “Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.”
Eu creio que todos nós podemos fazer prodígios e grandes sinais, se priorizarmos a vida de oração.
Atos 4:31 diz: “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.”
A oração da igreja primitiva fazia tremer o Tabernáculo. As orações de hoje fazem o maligno tremer, expulsam a doença, trazem à existência aquilo que Deus disse que é tesouro para a nossa vida.
Diz o Senhor em Atos 5:12-14: “Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão. Mas, dos restantes, ninguém ousava ajuntar-se a eles; porém o povo lhes tributava grande admiração. E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor,”.Esse crescimento não é apenas em número de pessoas, mas em todas as áreas da vida.
Continua nos Versículos 15-16: “a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles. Afluía também muita gente das cidades vizinhas a Jerusalém, levando doentes e atormentados de espíritos imundos, e todos eram curados.”
Deus fará com que centenas e milhares de pessoas de cadeira de rodas se levantem e comecem a andar, fará o cego enxergar, o paralítico andar, o coxo saltar, o surdo ouvir, o mudo falar e o canceroso ser curado!
Atos 2:42-43 diz: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.”
Aqui está o segredo: a perseverança na oração. Não é a oração feita um dia e, depois, ficar cansado. É orar sempre!
Existe um chamado para a oração que tem sido subestimado pelo povo de Deus. Por isso, o inimigo tem criado brechas, tem gerado perdas, porque não há vigilância.
Então, eu queria passar alguns segredos da vida de oração.
Os líderes evangélicos travam uma luta muito grande na questão da oração. O tempo a sós com Deus leva a maioria dos líderes ao desespero, pois não encontram o tempo devido. Tudo parece bloquear o tempo da comunhão com Deus: estão sempre ocupados, sempre debaixo de pressões, de urgências, é o telefone, são as crianças, é o vizinho, é o cheiro do café pela manhã, é o ativismo… A maior frustração da maioria dos Pastores é a distância entre a vida de oração, que todos sabem que devem manter, e a realidade. Sei do que estou falando porque era assim que eu vivia. Por causa disso eu quase morri. Então, comecei a compreender que Deus não queria mais que eu fosse dessa forma.
Sei que todos imaginam que os pastores passem bastante tempo orando. Todavia, essa não é a realidade.
Afinal de contas, quanto tempo devemos orar por dia? Qual é o tempo recomendado?
O que eu vou mostrar é assustador. Milhões de pessoas estão com a sua vida desprotegida, porque não atendem ao chamado da oração.
Há uma pesquisa realizada pelo jornal Leadership, dos Estados Unidos, que diz o seguinte: 57% dos líderes do mundo oram menos de 20 minutos por dia. 34% oram entre 20 e 60 minutos por dia. 9% oram entre 60 e 90 minutos por dia. Estou falando dos líderes do mundo inteiro. A média é de 22 minutos por dia.
Li uma outra pesquisa, do Apóstolo Peter Wagner, a maior autoridade em oração, que diz o seguinte: 28% dos pregadores, 1 em cada 4 pastores, oram menos de 10 minutos por dia.
Por fim, uma terceira pesquisa nos mostra que a média de oração dos Pastores australianos é de 23 minutos por dia. A média dos Pastores japoneses é de 44 minutos diários, e a média dos Pastores coreanos é de 90 minutos por dia.
John Wesley, fundador da igreja Wesleiana, orava duas horas por dia. Olha o resultado de duas horas por dia: a igreja Wesleiana está no mundo inteiro, milhares e milhares de igrejas.
O homem da reforma, Martinho Lutero, orava 3 horas por dia. Por causa da sua oração nós estamos hoje aqui. Todas as igrejas do mundo existem por causa do que Deus fez através do reformista
Agora, atenção ao que eu vou dizer: todas as pessoas que querem ver coisas grandes acontecerem devem saber que dependem da vida de oração. A falta dessa compreensão é uma das razões para tantos problemas financeiros nos lares evangélicos, para as brechas que o diabo usa para colocar na cabeça de uma mulher, que tem família, que ela deve largar o marido para viver uma aventura sexual, ou na cabeça de um homem evangélico que deve manter uma vida extra-matrimonial.
Jesus disse: nem uma hora pudeste vigiar comigo? Vigiai e orai, porque a tentação é grande, a carne é fraca, o espírito está perfeito, está pronto, mas temos uma carne terrível que não presta, que não serve, que para nada aproveita.
Esta última década foi a que mais pastores desistiram do Ministério, a que mais igrejas fecharam, a que mais derrota houve no ceio da família evangélica. Grande parte dos Pastores estão vendendo seguros de carros, porque abandonaram os seus Ministérios. Deus me disse: "Miguel, sabes onde está a brecha? Na falta de oração."
Todos precisamos de uma vida de oração melhor. Todos precisamos orar mais, porque é através da oração que há recompensa na vida. Assim, o diabo não tem mais vez, as conquistas acontecem, portas se abrem e a solução de coisas encrencadas e amarradas há anos acontece.
A questão do tempo é muito importante. Quanto tempo devemos orar? Vou dizer uma coisa: o tempo é uma das coisas mais importantes. Vê, Jesus poderia ter dito: tu podes ficar três minutos comigo. Mas o Senhor disse: "nem uma hora?"
É através do nosso relacionamento com Deus que expressamos o nosso amor a Deus, e recebemos o Seu amor. A vida de oração deve ser cultivada, e o tempo de oração precisa ser regular, constante e diário. Não permitas um só dia sem comunhão com Deus. Se tu estás tão sobrecarregado que não encontras tempo para Deus, muda, pois isso trará profundas implicações para a tua vida. Poderás ter um desastre espiritual logo lá na frente.
Qual deve ser a tua prioridade a partir de agora? A vida de oração, com um tempo regular, diário e essencial com Deus.
Não justifiques a tua vida relaxada de oração com racionalizações. Às vezes, as pessoas me dizem: Mas Apóstolo, nós estamos no tempo da Graça de Deus, e na Graça, ore ou não ore, Deus é misericordioso, vamos tocar o barco, quem ora é legalista. Se tu quiseres me dizer que sou legalista porque oro, prefiro ser legalista pelo excesso de oração, a ser da Graça e andar relaxado.
O que eu vou propor à igreja? Qual é o mínimo que os pastores do mundo inteiro oram? 22 minutos. Qual é o mínimo que Jesus quer que nós oremos? 1 hora. Então, a partir de agora, vou encorajar a todos, em Nome do Senhor Jesus Cristo, a acordar mais cedo e a começar uma vida de oração de no mínimo uma hora por dia. Uma hora é o alvo definitivo.
Há algum tempo, dizia-se que a qualidade era mais importante que a quantidade. Se houvesse qualidade, não haveria necessidade de preocupação com a quantidade. Eu vou recomendar o contrário: começa com a quantidade. Estabelece na tua vida, a partir de agora, até a partida para Jesus, uma hora por dia de oração, com ou sem qualidade. Quando tu te determinares a orar uma hora diariamente, a qualidade logo chegará, pois estudos recentes provam que nenhuma qualidade substitui a quantidade.
A oração será o instrumento de Deus para transformar os Seus Planos em realidade. Nós precisamos crescer em oração, para que cresçamos em qualidade de vida.
Há benefícios e tesouros que ainda não foram revelados, há portas grandes para serem abertas, há coisas grandes que estão ocultas, que nós ainda não vimos, mas, por causa do Espírito da oração, tudo se manifestará.
Amado, não fiques dormindo. Deus está chamando cada um de nós para começarmos, pelo menos, nos 22 minutos e chegarmos à uma hora.
Agora, deixe-me dizer um segredo: para tomares essa atitude é preciso querer ver Deus agindo. Se não quiseres ver Deus, dorme e engorda. Mas, se quiseres ver Deus, vais orar todos os dias.
Ao acordares uma hora mais cedo, não fiques no teu quarto. Se possuis o hábito de acordar às 6 da manhã, passa a acordar às 5. Depois, sai do teu quarto, vai para a sala, ou para a cozinha, ou para o toalete, ou para a dispensa, ou para o fundo do quintal, mas sai do quarto.
Segundo lugar: não ores à noite. A oração da noite já é o bagaço da vida.
Paulo disse em Hebreus 12:27-29: “Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam. Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor.”
Expulsa da tua vida aquilo que te impede de ter uma vida de oração. Se não começares logo, no ano que vem, não haverá crescimento para a tua vida; continuarás no mesmo lugar que estiveste neste ano.
90% do povo de Deus estão ficando para trás, estão dormindo! Os olhos estão pesados.
A oração é a única forma de tocar o dispositivo espiritual de Deus para que Ele manifeste o Seu poder sobre a Igreja. Então, vamos obedecer, vamos orar a Deus. Não fiquemos como os discípulos: hesitando. Tens que abrir os olhos para uma realidade: Deus te chamou para o Ministério de oração.
Há muito tempo que no Brasil se vive um cristianismo falsificado, um cristianismo fantasioso. Como a maioria dos cristãos está? Com óleo, fita, rosa, encosto, está amarrado, não está amarrado, olho grande… isso é fantasia. Deus disse: Eu vou mostrar o meu sobrenatural!
Repito: em primeiro lugar, tens que priorizar a vida de oração. Em segundo lugar deves pensar que a média dos pregadores do mundo é de 22 minutos a 1 hora. Esse é o alvo que deves ter na tua vida: começar com 22 minutos para chegar à 1 hora.
Hebreus 11:6 diz: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” Deus é o galardoador daqueles que O buscam.
Atos 1:14 diz: “Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.”
Lucas 18:1 diz: “Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer:”.
A única forma de começarmos a ser uma igreja única e absolutamente vitoriosa é se cada um determinar em sua vida o que eu determinei: manter uma vida diária de oração de pelo menos 1 hora.
Eu queria terminar com o meu testemunho.
Sempre fui um homem de oração. Mas, sempre fui um homem cheio de ativismos e, em função disso, também havia momentos em que não orava. No dia 2 de dezembro do ano passado, Deus me chamou, no meu altar em casa, no meu escritório, e disse: "Miguel, qual é a prioridade da tua vida? O que queres a partir dos 50 anos de idade?" Eu disse: "Deus, quero ver a Tua Glória, quero ver um crescimento explosivo, quero ver manifestações de dons." Ele disse: "Ora."
Eu, então, comecei a maior batalha da minha vida. Iniciei orando um pouco mais de 20 minutos todos os dias. Na minha oração, eu pedia para o Senhor: Deus, eu sou o Apóstolo da igreja. Preciso orar mais! Passei, depois, a orar entre 30 e 60 minutos diários. Depois, passei a orar acima de uma hora. De uma hora, para duas horas. E, finalmente, Deus me disse: "Miguel, quero que ores como Martinho Lutero: 3 horas por dia." Foi uma luta titânica, mas eu venci. Há dias que três horas são pouco para mim.
Não estou projetando o meu Dom para ninguém. Sei que o chamado é meu. Não estou dizendo que tens que fazer o mesmo. Se fizeres, glória a Deus! Mas, o tempo ideal é de 1 hora.
Vou te dizer: a partir do momento que eu passei a me levantar de madrugada e a ficar 3 horas aos pés do Senhor, compreendi os Mistérios mais profundos com Deus. Oro sem peso, sem obrigação, sem fardo, sem nenhuma frustração. Se eu lutei e venci, tu também lutarás e vencerás.
Não sei qual é a hora que costumas acordar. Se pudesse, eu telefonaria para a tua casa. Mas, lá do céu haverá um telefonema para a tua casa, um despertador, que te levantarás para a oração. Deus te despertarás e começarás uma nova etapa na tua vida. Tu verás a tua família se render aos pés de Deus, verás os teus negócios prosperarem, verás a tua família submetida ao Senhor, porque o segredo é: uma hora de oração. Quando Deus te perguntar: Nem uma hora comigo? Dirás: Aqui estou, Senhor! Serás uma pessoa vencedora em todas as áreas da tua vida.
ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!
FIM
Fonte: http://igrejacristovive.com.br/mensagens/nem-uma-hora-comigo-2/
TEXTO: Mateus 26:36-41 “Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar; e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”
Meu amado irmão, minha família, povo do Senhor, ovelha de Cristo, selo do meu apostolado!
Na noite em que Jesus foi traído, Ele estava no Getsêmani com os Seus discípulos. Getsêmani quer dizer: lagar de azeite ou lugar de azeite. Era uma hora difícil. Jesus estava numa agonia de espírito profunda. Eventos transcendentais estavam para ocorrer. A História da humanidade mudaria definitivamente. Jesus estava a ponto de se entregar para o Sacrifício dos sacrifícios. Naturalmente, todo o inferno estava em alvoroço. Jesus, em algumas horas, seria preso, levado ao sinédrio, negado por Pedro, entregue a Pilatos e, finalmente, crucificado, morto e sepultado. Jesus, então, em oração profunda, prostra-se sobre o Seu rosto e começa a dizer: Oh! Deus, se possível, afasta de mim este cálice. Mas não se faça a Minha Vontade, mas a Tua. Diz o versículo 40 de Mateus 26 que, quando Ele voltou, encontrou os discípulos dormindo. Então, disse a eles: Olha, nem uma hora podeis vigiar comigo? Não podeis fazer o que eu estive fazendo durante uma hora: orando?
Dizem os versículos 42-46: “Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os seus olhos estavam pesados. Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras. Então, voltou para os discípulos e lhes disse: Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima.”
Enquanto Jesus agonizava em oração profunda, sofrido na Sua carne, os discípulos, aqueles que foram pinçados, os futuros Apóstolos, os Ministros, os que seriam os líderes da Igreja, estavam dormindo, em sono profundo.
O que Deus me disse durante estes dias é que a condição da maioria do povo de Deus está espelhada neste trágico episódio: Jesus orava, e os discípulos dormiam. A maioria do povo de Deus não está acompanhando a vigilância e a oração que Deus mandou. Com isso, as mentiras de Satanás ganham espaço na vida de muitos.
Uma parte substancial da Igreja de Cristo está atenta, vigilante. Mas, a grande parte da Igreja está adormecida. Quantas derrotas? Quantos fracassos espirituais? Quantas perdas? Quantas tragédias poderiam ser evitadas se o povo de Deus levasse a oração a sério. Quantas coisas deixaram de ser conquistadas? Quantas metas deixaram de ser alcançadas, porque o povo de Deus, na sua grande e esmagadora maioria, não entendeu ainda que há um chamado à oração.
Muitas pessoas deixam que as fadigas e as pressões da vida sufoquem este chamado que todos nós, Apóstolos, Bispos, Pastores, ovelhas do rebanho, temos recebido da parte de Deus.
O Senhor instou comigo, especialmente no dia 02/12/2002, num momento dramático da minha vida de comunhão com Ele, dizendo-me que eu deveria orar dentro dos padrões que Ele exigia de um homem de Deus, cuja liderança é igual a que Ele me deu.
A minha vida e o meu Ministério começaram a passar por uma grande transformação, por uma radical transformação. Há um processo extraordinário se operando em minha vida por causa da oração. Deus enraizou em mim um forte desejo de orar, como nunca houve em 27 anos de vida espiritual, e quase 25 anos de Santo Ministério.
A apatia, o cansaço, as ervas daninhas, foram sendo substituídos por um forte desejo de orar. Isso foi amadurecendo e produzindo uma forte constância de comunhão com Deus. Não mais picos: um dia muita oração, noutro dia nenhuma oração, mas uma vida diária diante do Trono do Senhor.
Eu quero compartilhar com todos, dizendo: agora, depois de um ano, orar para mim não é mais um peso, não é mais uma obrigação só porque eu sou Pastor, mas é uma disciplina que produziu em mim o que eu sempre quis ter: prazer de orar. Sempre ansiei pelo momento da oração, não como um fardo, não como uma obrigação implícita da vida ministerial, mas como um momento especial de relação pessoal com Deus.
A oração foi operando em mim uma obra sobrenatural, dando vida a cada área do meu viver. Entendi que estava amadurecido para nunca mais fazer segredo sobre o tempo em que fico orando. Nunca mais haverá segredos entre nós sobre estas questões da vida de oração. A mim, como Apóstolo, me compete zelar pela saúde da Fé, da saúde espiritual e nutrir, com ensinamentos que possam tornar o povo de Deus robusto, forte, ativo e vencedor. Nunca mais a indolência e a preguiça tomarão conta de ninguém.
Olha o que eu vou dizer, que é muito importante. O nosso Senhor Jesus Cristo nunca ensinou ninguém a pregar. Não vimos, na Bíblia, Jesus formando um grupo para dizer como se pratica as técnicas de homilética, exegese e hermenêutica. Nunca vimos Ele dando aulas, conforme nós damos hoje. Nunca vimos Jesus ensinando um grupo a cantar. Nunca vimos Jesus ensinando a arte do drama, da música, do teatro ou da dança. Agora, vemos Jesus ensinando a orar. Tanto é verdade que os discípulos, que constantemente O viam em oração, disseram: Senhor, ensina-nos a orar! E quando eu fiz esta mesma oração a Deus, depois de 24 anos de Ministério, a resposta de Deus foi: Miguel, a primeira coisa que tens que fazer é priorizar a vida de oração. Acaba, definitivamente, com o ativismo de Marta. Queda-te comigo, conforme Maria fazia. Em vez de ficares agitado de um lado para o outro, cheio de preocupações, quero que fiques Comigo. Prioriza a tua vida de oração como a coisa mais importante que possuis. O chamado que tens para pregar a Palavra não é mais importante do que o chamado para orar. Eu sei, amado, que atendi a esse chamado. Não quero mais ser como aqueles discípulos: sonolento, desanimado, hesitante… Não quero mais ser um homem inseguro e confuso, como grande parte da liderança eclesiástica é na questão da oração.
Jeremias 15:19-21 diz: “Portanto, assim diz o SENHOR: Se tu te arrependeres, eu te farei voltar e estarás diante de mim; se apartares o precioso do vil, serás a minha boca; e eles se tornarão a ti, mas tu não passarás para o lado deles. Eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; eles pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te salvar, para te livrar deles, diz o SENHOR; Arrebatar-te-ei das mãos dos iníquos, livrar-te-ei das garras dos violentos.”
Deus me disse que, priorizando a vida de oração, Ele faria de mim um muro de bronze, onde não haverá setas, derrotas, nem nenhum tipo de situação contra a minha vida.
Quero viver a plenitude da vida vitoriosa, quero tomar posse das Promessas que Jesus conquistou na cruz. Não quero mais ser um espectador da obra de Deus; quero ser participante, quero ver os céus descerem, quero ver o poder de Deus agir, quero que os tesouros de Deus se abram, quero conhecer os Mistérios do coração de Deus. Deus prometeu-me anunciar coisas grandes e ocultas.
Isaías 45:2-3 diz: “Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.”
Sei que Deus quer arrancar milhões de pessoas das garras do inimigo, quer acabar com as constantes frustrações e erros na vida do Seu povo, quer que o Seu povo viva por cabeça, viva por cima e tenha para emprestar e não tomar emprestado. Sei, também, pela experiência pastoral, que muitas pessoas sofrem derrotas, outras, mesmo na obra do Senhor, perdem a razão de viver, são vencidas, não conquistam nada e interiormente são vazias, porque não priorizaram a oração. O que eu vou ensinar a partir de agora tocará o coração dessas pessoas e a verdade as libertará. Tudo o que há de negativo e tudo o que há de hábitos que as impedem de receber o melhor de Deus desaparecerão. O Espírito Santo fará coisa nova nessas vidas.
O primeiro passo para isso é priorizar Deus. Chega de perder, de conta bancária no vermelho, de dificuldades, de angústias, de medos, de temores, de intimidações; chega! Vamos começar a priorizar Deus. Precisamos de um objetivo forte: todos queremos ver o poder de Deus e queremos fazer as obras que Ele fez.
Em João 14:12-14, o Senhor diz: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.”
Eu creio nisso. Creio que Deus nos chamou para fazer obras maiores das que Ele fez.
Segundo lugar: orar é o chamado mais importante da nossa vida a partir de agora.
Deus me deu algumas passagens bíblicas que mostram o que poderá começar a suceder por causa dessa nossa atitude de priorizarmos Deus e a vida de oração.
Mostra a Palavra em Atos 6:8: “Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.”
Eu creio que todos nós podemos fazer prodígios e grandes sinais, se priorizarmos a vida de oração.
Atos 4:31 diz: “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.”
A oração da igreja primitiva fazia tremer o Tabernáculo. As orações de hoje fazem o maligno tremer, expulsam a doença, trazem à existência aquilo que Deus disse que é tesouro para a nossa vida.
Diz o Senhor em Atos 5:12-14: “Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão. Mas, dos restantes, ninguém ousava ajuntar-se a eles; porém o povo lhes tributava grande admiração. E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor,”.Esse crescimento não é apenas em número de pessoas, mas em todas as áreas da vida.
Continua nos Versículos 15-16: “a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles. Afluía também muita gente das cidades vizinhas a Jerusalém, levando doentes e atormentados de espíritos imundos, e todos eram curados.”
Deus fará com que centenas e milhares de pessoas de cadeira de rodas se levantem e comecem a andar, fará o cego enxergar, o paralítico andar, o coxo saltar, o surdo ouvir, o mudo falar e o canceroso ser curado!
Atos 2:42-43 diz: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.”
Aqui está o segredo: a perseverança na oração. Não é a oração feita um dia e, depois, ficar cansado. É orar sempre!
Existe um chamado para a oração que tem sido subestimado pelo povo de Deus. Por isso, o inimigo tem criado brechas, tem gerado perdas, porque não há vigilância.
Então, eu queria passar alguns segredos da vida de oração.
Os líderes evangélicos travam uma luta muito grande na questão da oração. O tempo a sós com Deus leva a maioria dos líderes ao desespero, pois não encontram o tempo devido. Tudo parece bloquear o tempo da comunhão com Deus: estão sempre ocupados, sempre debaixo de pressões, de urgências, é o telefone, são as crianças, é o vizinho, é o cheiro do café pela manhã, é o ativismo… A maior frustração da maioria dos Pastores é a distância entre a vida de oração, que todos sabem que devem manter, e a realidade. Sei do que estou falando porque era assim que eu vivia. Por causa disso eu quase morri. Então, comecei a compreender que Deus não queria mais que eu fosse dessa forma.
Sei que todos imaginam que os pastores passem bastante tempo orando. Todavia, essa não é a realidade.
Afinal de contas, quanto tempo devemos orar por dia? Qual é o tempo recomendado?
O que eu vou mostrar é assustador. Milhões de pessoas estão com a sua vida desprotegida, porque não atendem ao chamado da oração.
Há uma pesquisa realizada pelo jornal Leadership, dos Estados Unidos, que diz o seguinte: 57% dos líderes do mundo oram menos de 20 minutos por dia. 34% oram entre 20 e 60 minutos por dia. 9% oram entre 60 e 90 minutos por dia. Estou falando dos líderes do mundo inteiro. A média é de 22 minutos por dia.
Li uma outra pesquisa, do Apóstolo Peter Wagner, a maior autoridade em oração, que diz o seguinte: 28% dos pregadores, 1 em cada 4 pastores, oram menos de 10 minutos por dia.
Por fim, uma terceira pesquisa nos mostra que a média de oração dos Pastores australianos é de 23 minutos por dia. A média dos Pastores japoneses é de 44 minutos diários, e a média dos Pastores coreanos é de 90 minutos por dia.
John Wesley, fundador da igreja Wesleiana, orava duas horas por dia. Olha o resultado de duas horas por dia: a igreja Wesleiana está no mundo inteiro, milhares e milhares de igrejas.
O homem da reforma, Martinho Lutero, orava 3 horas por dia. Por causa da sua oração nós estamos hoje aqui. Todas as igrejas do mundo existem por causa do que Deus fez através do reformista
Agora, atenção ao que eu vou dizer: todas as pessoas que querem ver coisas grandes acontecerem devem saber que dependem da vida de oração. A falta dessa compreensão é uma das razões para tantos problemas financeiros nos lares evangélicos, para as brechas que o diabo usa para colocar na cabeça de uma mulher, que tem família, que ela deve largar o marido para viver uma aventura sexual, ou na cabeça de um homem evangélico que deve manter uma vida extra-matrimonial.
Jesus disse: nem uma hora pudeste vigiar comigo? Vigiai e orai, porque a tentação é grande, a carne é fraca, o espírito está perfeito, está pronto, mas temos uma carne terrível que não presta, que não serve, que para nada aproveita.
Esta última década foi a que mais pastores desistiram do Ministério, a que mais igrejas fecharam, a que mais derrota houve no ceio da família evangélica. Grande parte dos Pastores estão vendendo seguros de carros, porque abandonaram os seus Ministérios. Deus me disse: "Miguel, sabes onde está a brecha? Na falta de oração."
Todos precisamos de uma vida de oração melhor. Todos precisamos orar mais, porque é através da oração que há recompensa na vida. Assim, o diabo não tem mais vez, as conquistas acontecem, portas se abrem e a solução de coisas encrencadas e amarradas há anos acontece.
A questão do tempo é muito importante. Quanto tempo devemos orar? Vou dizer uma coisa: o tempo é uma das coisas mais importantes. Vê, Jesus poderia ter dito: tu podes ficar três minutos comigo. Mas o Senhor disse: "nem uma hora?"
É através do nosso relacionamento com Deus que expressamos o nosso amor a Deus, e recebemos o Seu amor. A vida de oração deve ser cultivada, e o tempo de oração precisa ser regular, constante e diário. Não permitas um só dia sem comunhão com Deus. Se tu estás tão sobrecarregado que não encontras tempo para Deus, muda, pois isso trará profundas implicações para a tua vida. Poderás ter um desastre espiritual logo lá na frente.
Qual deve ser a tua prioridade a partir de agora? A vida de oração, com um tempo regular, diário e essencial com Deus.
Não justifiques a tua vida relaxada de oração com racionalizações. Às vezes, as pessoas me dizem: Mas Apóstolo, nós estamos no tempo da Graça de Deus, e na Graça, ore ou não ore, Deus é misericordioso, vamos tocar o barco, quem ora é legalista. Se tu quiseres me dizer que sou legalista porque oro, prefiro ser legalista pelo excesso de oração, a ser da Graça e andar relaxado.
O que eu vou propor à igreja? Qual é o mínimo que os pastores do mundo inteiro oram? 22 minutos. Qual é o mínimo que Jesus quer que nós oremos? 1 hora. Então, a partir de agora, vou encorajar a todos, em Nome do Senhor Jesus Cristo, a acordar mais cedo e a começar uma vida de oração de no mínimo uma hora por dia. Uma hora é o alvo definitivo.
Há algum tempo, dizia-se que a qualidade era mais importante que a quantidade. Se houvesse qualidade, não haveria necessidade de preocupação com a quantidade. Eu vou recomendar o contrário: começa com a quantidade. Estabelece na tua vida, a partir de agora, até a partida para Jesus, uma hora por dia de oração, com ou sem qualidade. Quando tu te determinares a orar uma hora diariamente, a qualidade logo chegará, pois estudos recentes provam que nenhuma qualidade substitui a quantidade.
A oração será o instrumento de Deus para transformar os Seus Planos em realidade. Nós precisamos crescer em oração, para que cresçamos em qualidade de vida.
Há benefícios e tesouros que ainda não foram revelados, há portas grandes para serem abertas, há coisas grandes que estão ocultas, que nós ainda não vimos, mas, por causa do Espírito da oração, tudo se manifestará.
Amado, não fiques dormindo. Deus está chamando cada um de nós para começarmos, pelo menos, nos 22 minutos e chegarmos à uma hora.
Agora, deixe-me dizer um segredo: para tomares essa atitude é preciso querer ver Deus agindo. Se não quiseres ver Deus, dorme e engorda. Mas, se quiseres ver Deus, vais orar todos os dias.
Ao acordares uma hora mais cedo, não fiques no teu quarto. Se possuis o hábito de acordar às 6 da manhã, passa a acordar às 5. Depois, sai do teu quarto, vai para a sala, ou para a cozinha, ou para o toalete, ou para a dispensa, ou para o fundo do quintal, mas sai do quarto.
Segundo lugar: não ores à noite. A oração da noite já é o bagaço da vida.
Paulo disse em Hebreus 12:27-29: “Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam. Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor.”
Expulsa da tua vida aquilo que te impede de ter uma vida de oração. Se não começares logo, no ano que vem, não haverá crescimento para a tua vida; continuarás no mesmo lugar que estiveste neste ano.
90% do povo de Deus estão ficando para trás, estão dormindo! Os olhos estão pesados.
A oração é a única forma de tocar o dispositivo espiritual de Deus para que Ele manifeste o Seu poder sobre a Igreja. Então, vamos obedecer, vamos orar a Deus. Não fiquemos como os discípulos: hesitando. Tens que abrir os olhos para uma realidade: Deus te chamou para o Ministério de oração.
Há muito tempo que no Brasil se vive um cristianismo falsificado, um cristianismo fantasioso. Como a maioria dos cristãos está? Com óleo, fita, rosa, encosto, está amarrado, não está amarrado, olho grande… isso é fantasia. Deus disse: Eu vou mostrar o meu sobrenatural!
Repito: em primeiro lugar, tens que priorizar a vida de oração. Em segundo lugar deves pensar que a média dos pregadores do mundo é de 22 minutos a 1 hora. Esse é o alvo que deves ter na tua vida: começar com 22 minutos para chegar à 1 hora.
Hebreus 11:6 diz: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” Deus é o galardoador daqueles que O buscam.
Atos 1:14 diz: “Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.”
Lucas 18:1 diz: “Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer:”.
A única forma de começarmos a ser uma igreja única e absolutamente vitoriosa é se cada um determinar em sua vida o que eu determinei: manter uma vida diária de oração de pelo menos 1 hora.
Eu queria terminar com o meu testemunho.
Sempre fui um homem de oração. Mas, sempre fui um homem cheio de ativismos e, em função disso, também havia momentos em que não orava. No dia 2 de dezembro do ano passado, Deus me chamou, no meu altar em casa, no meu escritório, e disse: "Miguel, qual é a prioridade da tua vida? O que queres a partir dos 50 anos de idade?" Eu disse: "Deus, quero ver a Tua Glória, quero ver um crescimento explosivo, quero ver manifestações de dons." Ele disse: "Ora."
Eu, então, comecei a maior batalha da minha vida. Iniciei orando um pouco mais de 20 minutos todos os dias. Na minha oração, eu pedia para o Senhor: Deus, eu sou o Apóstolo da igreja. Preciso orar mais! Passei, depois, a orar entre 30 e 60 minutos diários. Depois, passei a orar acima de uma hora. De uma hora, para duas horas. E, finalmente, Deus me disse: "Miguel, quero que ores como Martinho Lutero: 3 horas por dia." Foi uma luta titânica, mas eu venci. Há dias que três horas são pouco para mim.
Não estou projetando o meu Dom para ninguém. Sei que o chamado é meu. Não estou dizendo que tens que fazer o mesmo. Se fizeres, glória a Deus! Mas, o tempo ideal é de 1 hora.
Vou te dizer: a partir do momento que eu passei a me levantar de madrugada e a ficar 3 horas aos pés do Senhor, compreendi os Mistérios mais profundos com Deus. Oro sem peso, sem obrigação, sem fardo, sem nenhuma frustração. Se eu lutei e venci, tu também lutarás e vencerás.
Não sei qual é a hora que costumas acordar. Se pudesse, eu telefonaria para a tua casa. Mas, lá do céu haverá um telefonema para a tua casa, um despertador, que te levantarás para a oração. Deus te despertarás e começarás uma nova etapa na tua vida. Tu verás a tua família se render aos pés de Deus, verás os teus negócios prosperarem, verás a tua família submetida ao Senhor, porque o segredo é: uma hora de oração. Quando Deus te perguntar: Nem uma hora comigo? Dirás: Aqui estou, Senhor! Serás uma pessoa vencedora em todas as áreas da tua vida.
ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!
FIM
Fonte: http://igrejacristovive.com.br/mensagens/nem-uma-hora-comigo-2/
Assinar:
Comentários (Atom)