1. Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos.
2. Ele foi fiel àquele que o havia constituído...
(Hebreus, 3)
Esta mensagem é para quem é santo e tem um chamado.
Deus dá uma ordem para você:
"Fixe os seus pensamentos em Jesus!"
Muitas circunstâncias surgirão para desviar seus pensamentos de Jesus - da Palavra.
A Bíblia nos ensina sobre o amor de muitos esfriando, sobre perseguições, sobre o fogo da provação, setas e dardos, sobre a fornalha da aflição, sofrimentos, tribulações, entre outras coisas ruins que aconteceriam. Mas, quando estas coisas vem, parecem sempre nos pegar de surpresa, como se algo estranho estivesse acontecendo?
Veja o que nosso irmão Pedro nos diz:
12. Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo.
13. Mas ALEGREM-SE à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.
14. Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.
15. Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso, ou como quem se intromete em negócios alheios.
16. Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas GLORIFIQUE A DEUS por meio desse nome.
17. Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?
18. E, “se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador?”
19. Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem CONFIAR SUA VIDA AO SEU FIEL CRIADOR e PRATICAR O BEM.
(1 Pedro, 4)
A Palavra diz que se formos insultados por causa do nome de Cristo, é sinal de que o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre nós.
Este texto nos mostra também que pessoas que deveriam dar exemplo, vão dar MAL exemplo, vão te perseguir, difamar e caluniar. Mas aquele que é santo e tem um chamado, não agirá nem retribuirá do mesmo modo. Antes, abençoará, não julgará e nem difamará. Não buscará defender-se diante dos homens. Antes, se entregará Àquele que julga justamente.
20. Pois, que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é LOUVÁVEL DIANTE DE DEUS.
21. Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.
22. “Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca.”
23. Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.
(1 Pedro, 2)
Aqui diz que fomos chamados para isso: para suportar o sofrimento por fazer o bem e o Caminho é este: de fé, de dor, de sofrimentos e perseguições. Jesus nos deixou o exemplo. Uma vida só de glórias não se parece em nada com as perseguições que nosso Mestre passou e disse que passaríamos. Então, se nossa vida é só paz e vitória, a Palavra é clara ao dizer:
- Que o Espírito da glória não está em nós (1 Pedro 4:14)
- Que o escândalo da cruz foi removido, conforme Gálatas 5:11:
"Irmãos, se ainda estou pregando a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Nesse caso, o escândalo da cruz foi removido."
Se estamos pregando o verdadeiro evangelho de Cristo, então padeceremos perseguições!
Pois o sofrimento nos torna perfeitos:
10. Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, MEDIANTE O SOFRIMENTO, o autor da salvação deles.
(Hebreus, 2)
E o sofrimento nos ensina a obedecer:
8. Embora sendo Filho, ele APRENDEU A OBEDECER POR MEIO DAQUILO QUE SOFREU;
(Hebreus, 5)
O sofrimento é arma de guerra poderosa contra o pecado:
1. Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado,
2. para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.
(1 Pedro, 4)
Esta é a loucura do evangelho: o sofrimento gera vida! A Vida de Cristo!
Provérbios 20: 3 diz que "é uma honra dar fim a contendas, mas todos os insensatos envolvem-se nelas."
É uma honra! É uma bênção! Motivo de alegria sofrer por fazer o bem, dar fim a contendas, se humilhar, pagar o mal e a afronta recebida com bênção, como Deus ensina:
"Ao contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. ( Dê com amor, não como um peso ou de má vontade). Fazendo isso ( com amor sincero), você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem."
(Romanos 12:20-21)
Assim vive um cidadão do céu, que está assentado com Cristo, nas regiões celestiais, os que assim vivem mostram que estão buscando uma pátria. E que já morreram para suas vontades e para o desejo de ter sempre razão.
Qualquer luta humana, julgamento e difamação, não vem de Deus, a raiz disso é o orgulho e rebelião contra Deus.
E o pecado de rebelião é como o pecado da feitiçaria, pois a pessoa tenta conseguir com as próprias forças e recursos que a sua vontade prevaleça, ainda que para isso precise mentir, roubar a paz de alguém, e não agir como Jesus agiria, pelo simples desejo de estar certo.
Nos tornamos cegos e fiéis ao nosso coração, consequentemente, infiéis a Deus.
4. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
(2 Coríntios, 4)
Cegos... brigam com armas humanas e envergonham o evangelho com disputas. E não conseguem se aquietar nos braços do Pai.
7. Assim, como diz o Espírito Santo: “Hoje, se vocês ouvirem a sua voz,
8. não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo da provação no deserto,
9. onde os seus antepassados me tentaram, pondo-me à prova, apesar de, durante quarenta anos, terem visto o que eu fiz.
10. Por isso fiquei irado contra aquela geração e disse: O seu coração está sempre se desviando, e eles não reconheceram os meus caminhos.
(Hebreus, 3)
Agir fora da vontade de Deus nos faz dar frutos carnais, conforme Gálatas 5:16-21.
Ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções, são frutos da carne, taí o resultado de um coração que quis colocar-se acima de Deus.
Julgar o próximo é tornar-se legislador e senhor do amanhã. E a Bíblia mostra a fonte que jorra de um coração assim: sua fonte é malígna.
O bem que este coração deveria estar fazendo não faz. Está fazendo, ao contrário, a vontade do diabo contra os outros:
12. Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?
13. Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”.
14. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.
15. Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”.
16. Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna.
17. Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.
(Tiago, 4)
Dizer:
“Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”.
Qualquer palavra ("Maldição gospel") que liberamos sobre alguém, sem santidade, graça e amor, é carnal e diabólica.
Ao invés disso, deveríamos dizer:
“Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”.
Deixaríamos de dizer e de fazer muitas coisas se antes consultássemos o Senhor.
“Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”, nos mostra que o Senhor não quer que façamos e falemos muitas coisas que temos feito e dito.
Toda vanglória como essa é malígna. Temos deixado de fazer o bem para muitos e atrapalhado o Reino de crescer por causa de nossas pretensões malígnas.
Isso tudo fere, cansa, e leva você e outros a pecarem e a agirem pela rebeldia (feitiçaria) e não pela fé.
14. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade.
15. Esse tipo de “sabedoria” não vem dos céus, mas é terrena; não é espiritual, mas é demoníaca.
16. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.
(Tiago, 3)
É hora da igreja focar mais em textos como:
"Dê a face a quem te ferir"
"Orem por aqueles que os perseguem"
"Abençoe não amaldiçoe"
"A ninguém retribua mal por mal"
"Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!"
O mundo está cansado de ver cristãos mundanos que usam textos bíblicos isolados de Cristo como subsídio para justificarem suas paixões carnais e maldizerem a Igreja de Cristo.
11. Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso”.
12. Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.
13. Ao contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado,
14. pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.
(Hebreus, 3)
A incredulidade nos afasta uns dos outros, nos faz rebeldes e não nos permite crer no poder de Deus para colocar cada coisa em seu lugar.
Aquele que maldiz, ainda não teve um encontro com o Amor.
Não somos perfeitos, nós pecamos, mas aquele que VIVE pecando, VIVE falando mal dos outros, VIVE no pecado, não tem comunhão com a Luz. Falar mal da igreja, julgar, ferir, etc, é atitude diabólica e de quem tem o ventre como seu próprio senhor. Alguém assim, que não se arrepende dos seus maus caminhos, não vive pela fé.
Pois fé é simplesmente entregar a Deus o poder de julgar e dar a sentença justa que será boa para ambas as partes: a vingança de Deus é fazer com que o coração do homem se quebrante e volte-se para a Palavra.
Fé é abrir mão da minha verdade em favor da VERDADE, JESUS, JOÃO 14:6.
O evangelho que atrai o incrédulo é aquele em que o homem anda no Espírito e faz o que Jesus faria. E Jesus jamais faria algumas coisas que alguns que se dizem "igreja" tem feito. Jesus não mentiria para ficar bem com os homens e não perder o poder. Jesus não difamava. Jesus era inclusivo. Ele conseguia dar maior honra ao discípulo que ao discipulador.
15. Por isso é que se diz: “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião”.
19. Vemos, assim, que por causa da incredulidade não puderam entrar.
(Hebreus, 3)
Para que agir como se Deus não soubesse o que está acontecendo?
Tentar "acender a luz do sol" na marra, não fará com que essa luz se acenda!
O "sem mim nada podeis fazer", refere-se a Jesus e não a você que julga-se um deus.
"Palácios"
(Rebanhão)
"Não se acende a luz do Sol
Nos 220 volts dos palácios de Brasília
Não se acende a luz do Sol
Com as chaves de um carro conversível do ano
Não se acende a luz do Sol
Com a ponta de um cigarro, um baseado, coisa assim
Pra que medir força com o Sol da Justiça?
Pra que querer brilhar mais que a Estrela da Manhã ?
Pra que combater o bem com o mal?
De que lado você está?
De que lado você está?
De que lado você quer ficar?
De que lado você quer ficar?
Onde está a honra dos orgulhosos?
A sabedoria mora com gente humilde
Liberdade, liberdade"
Composição: Pedro Braconnot
Afinal de contas, de que lado você está?
13. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.
14. Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,
15. pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.
16. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.
(Hebreus, 4)
Um dia, todas as nossas obras serão reveladas. É melhor ser fiel e santo desde já.
E se a Bíblia diz que temos um Sumo sacerdote que se compadece de nós, vamos aprender a viver com tal confiança. Isto é fé.
Fé não é sair agindo como um louco, esmurrando todas as portas e atropelando pessoas a fim de conseguir o que o coração julga ser certo. Fé é deixar com Deus a ira, a vingança, a justiça. É deixar que Ele seja Senhor, Deus e juiz de todas as coisas.
E o justo vive pela fé!
É preciso escolher...
De que lado você está?
De que lado você vai ficar?
Como você escolhe andar? Rastejando orgulhosamente ou como a corsa, galgando rochedos difíceis, porém prosseguindo sempre em direção ao alto, saltando humildemente?
A sabedoria mora com os humildes!
Eu escolho me calar, ser ovelha muda, deixar com Deus a ira e a vingança, até porque a melhor vingança será Deus fazer de um fofoqueiro, um servo fiel - que não envergonha o evangelho. É esta a vingança que quero para os que perseguem e difamam a igreja de Cristo!
Eu escolho fixar meus pensamentos em Jesus e crer que se Deus disse, é melhor ter juízo e obedecer.
Enquanto isso... eu vou andando em obediência, por lugares altos!
16. Ouvi isso, e o meu íntimo estremeceu, meus lábios tremeram; os meus ossos desfaleceram; minhas pernas vacilavam. Tranqüilo esperarei o dia da (vingança), que virá sobre o povo que nos ataca.
17. Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos,
18. ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.
19. O Senhor, o Soberano, é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me andar em lugares altos.
(Habacuque, 3)
7. O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e estejam alertas; dediquem-se à oração.
8. Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.
9. Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação.
10. Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.
11. Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.
(1 Pedro, 4)
Nenhum comentário:
Postar um comentário